O programa Carro Sustentável foi anunciado semana passada pelo Governo federal e faz parte do Programa Mobilidade Verde e Inovação (MOVER).
Uma das novidades que mais interessam aos consumidores é o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para alguns modelos. Para ter direito ao benefício, o automóvel deve atender a alguns requisitos.
Para ser considerado "sustentável" e ter o IPI zerado, o veículo deve emitir menos de 83g de CO² por quilometro rodado; ser produzido com pelo menos 80% de materiais recicláveis ou reutilizáveis; ter etapas produtivas no Brasil (estamparia, soldagem, pintura, montagem do motor etc); e ser subcompacto, compacto, utilitário esportivo compacto ou picape compacta.
Cabe às fabricantes dos automóveis enviar ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) o pedido para que um ou mais modelos e versões sejam credenciados à nova alíquota.
Até o momento, vários modelos já tiveram o credenciamento solicitado. Confira abaixo quais:
Para os modelos que não se enquadram nos critérios para ter o IPI zerado, também houve mudanças nas alíquotas do tributo. O percentual inicial será de 6,3% para carros de passeio e de 3,9% para comerciais leves.
Essas alíquotas poderão sofrer alterações de acordo com os seguintes critérios: fonte de energia e tecnologia de propulsão, eficiência energética, potência, nível de segurança e reciclabilidade. As novas regras entram em vigor em 90 dias.
Aproveite também:
O Mega Feirão Webmotors conta com mais de 6 mil lojas participantes e 350 mil veículos novos e usados disponíveis até 31 de julho com condições especiais, como taxa de financiamento a partir de 1,35%, início do pagamento em até 120 dias, parcelamento em até 60x e promoções relâmpago com ofertas abaixo da tabela no aplicativo. Vai perder?



Email enviado com sucesso!