Veja dez carros com nomes de cidade

Tire a poeira do atlas e veja alguns automóveis que homenageiam municípios espalhados pelo mundo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Veja dez carros com nomes de cidade
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os fabricantes prestam homenagens às mais variadas coisas na hora de batizar automóveis. Muitas vezes, inclusive, cidades e municípios servem de inspiração. E é daí que veio o estímulo para a nossa lista de dez carros com nomes de cidade.

São localidades espalhadas por todo o mundo, que consagram veículos das mais variadas marcas da indústria.

Confira nossa seleção. Evidentemente, deixamos modelos de fora. Se você lembra de mais algum em especial, não esquece de deixar no campo de comentários!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Carros com nomes de cidade

1. Fiat Siena

O sedã do Palio recebeu o nome de uma cidade italiana da região da Toscana. Entre os séculos 12 e 16, Siena foi a capital da República de mesmo nome. Seu centro histórico é considerado um Patrimônio Mundial pela Unesco.

Ah, outra curiosidade: o nome Palio vem de uma corrida de cavalos centenária que ocorre na cidade, o "Palio di Siena". O evento, realizado de dois em dois anos, ainda atrai milhares de pessoas. "Palio", em italiano, quer dizer "estandarte".

Fiat Siena 2000 (2)
A Fiat se inspirou em uma cidade italiana para batizar o sedã do Palio
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Volkswagen Brasilia

Claro que não poderíamos deixar a sucessora do Fusca de fora dessa lista de carros com nomes de cidade. Produzida entre 1973 e 1982, a Volkswagen Brasilia foi batizada em homenagem à capital federal.

Embora tenha como inspiração a cidade projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, inaugurada em 1960 durante o governo Juscelino Kubitscheck, a grafia do modelo da VW difere da original, da "musa". Enquanto a capital federal tem acento agudo no nome, o carro não tem.

Anunciobrasela
Anúncio da Volkswagen Brasilia, o "Fusca moderno", modelo que tem o mesmo nome da capital federal
Crédito: Reprodução
toggle button

3. Chevrolet Monza

Produzido entre 1982 e 1996, o modelo da Chevrolet tem o mesmo nome da cidade que é conhecida por sediar o grande prêmio de Fórmula 1 da Itália.

Muitas pessoas notórias, nas mais diversas áreas, nasceram em Monza.

Berengário I, rei da Itália e imperador do Sacro Império Romano, o pintor Giuseppe Arcimboldo e o piloto de Fórmula 1 Vittorio Brambilla são alguns dos filhos da cidade.

O Chevrolet Monza tem o mesmo nome da cidade que sedia o GP de Fórmula 1 da Itália
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Ford Versailles

Baseado no Volkswagen Santana, o modelo da Ford é resultado da Autolatina, joint-venture formada pelos fabricantes alemão e norte-americano nos anos 1990. O nome do carro, no entanto, é de origem francesa e remete à cidade projetada para fazer os caprichos do rei Luís XIV.

Hoje, o município é um famoso destino turístico. Seus jardins, museus e o incrível Palácio de Versailles, que foi moradia real por um século, são considerados patrimônios mundiais pela Unesco.

O Ford Versailles remete ao município que é um famoso destino turístico francês
Crédito: Reprodução
toggle button

5. Hyundai Tucson

O SUV da Hyundai tem como inspiração a segunda cidade mais populosa do estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Tucson foi o lar de dois autores influentes: David Foster Wallace e Ray Bradbury. Já o músico John Denver, do clássico "Take me home, country roads", nasceu no município.

O Hyundai Tucson celebra a segunda maior cidade do estado do Arizona
Crédito: Divulgação
toggle button

6. Kia Sedona/Carnival

Continuamos nossa jornada no estado do Arizona. O cenário pitoresco de Sedona, composto por inúmeras formações de arenito, serviu de set de filmagens para várias produções de Hollywood.

A cidade homenageada pela minivan da Kia também dá nome a uma canção da banda de blues alternativo Houndmouth. Além disso, "Havalina", música do Pixies, lendário grupo de rock alternativo, fala sobre o javali típico da região.

Importante destacar que o Kia Sedona infelizmente é vendido com nome diferente em alguns países. No Brasil, por exemplo, a minivan atende sob a alcunha de... Carnival!

No mercado brasileiro, o Kia Sedona é vendido como Kia Carnival
Crédito: Divulgação
toggle button

7. Dodge Durango

O SUV do Grupo Stellantis tem nome que reverencia uma cidade do Colorado, nos Estados Unidos, e um estado mexicano.

Sua primeira geração tinha como base uma picapona, que, por sua vez, prestava homenagem ao território composto pela Dakota do Norte e pela Dakota do Sul. Já sabe sobre qual modelo nós nos referimos, né?

A primeira geração do Durango era baseada na picape Dodge Dakota
Crédito: Commons/ Wikimedia
toggle button

8. Toyota Tacoma

A cidade do estado de Washington é o local de nascimento do "baixinho" Isaiah Thomas, armador da NBA que fez muito sucesso com a camisa do Boston Celtics. Outra figura notória do município é Frank Herbert, autor de "Duna", famosa saga de ficção científica.

Tacoma fica a 52 quilômetros de Seattle e a 50 quilômetros da capital Olympia. Como essas outras duas localidades, foi o ponto de ebulição do grunge, movimento musical que fez muito sucesso na década de 1990 e nos deu bandas como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains.

Já a Toyota Tacoma, que homenageia a cidade, é uma picapona respeitável, maior que a Hilux. O fabricante japonês, inclusive, já registrou sua bruta no INPI.

Rival da RAM 1500, a Toyota Tacoma já foi registrada no Brasil. Será que a teremos por aqui?
Crédito: Divulgação
toggle button

9. Pontiac LeMans

Vendido nos Estados Unidos entre 1962 e 1981, o modelo da Pontiac, mais um dos carros com nomes de cidade, homenageia o município francês que abriga o lendário Circuito de La Sarthe.

Desde 1923 a pista serve de palco para a prova de resistência mais famosa do automobilismo, as 24 Horas de Le Mans.

Assim como nossa Volkswagen Brasilia, porém, o modelo tem grafia que difere da usada no nome da cidade. Enquanto o nome do carro é escrito junto, o do município de Pays de la Loire é separado.

Hoje é item de colecionador, o Pontiac LeMans tem o nome da cidade francesa que abriga as 24 Horas de Les Mans
Crédito: Reprodução
toggle button

10. Buick Lucerne

O Lucerne, que tem nome inspirado na cidade suíça, foi o sedã topo de linha da Buick até a chegada da segunda geração LaCrosse. Foi vendido entre 2005 e 2011.

O município homenageado pelo sedãzão fica na região da Suíça onde o alemão é o principal idioma. A cidade foi o lar de Richard Wagner, compositor da ópera "Tristão e Isolda".

A obra de Wagner serviu de inspiração para grandes músicos do fim do século 19 e do início do século 20, como Mahler, Strauss e Schoenberg.

O Buick Lucerne tomou a cidade suíça que foi casa de Richard Wagner como inspiração
Crédito: Commons/ Wikimedia
toggle button
Comentários