O canal de notícias da Webmotors

Carros da Jeep: conheça o significado dos nomes

Veja qual é o significado (e a importância) de nomenclaturas como Renegade, Commander, Compass, Wrangler e Gladiator

por Evandro Enoshita

Você pode até não saber, mas pode ter na garagem uma picape Jeep "Gladiador" ou um SUV "Bússola". Essa é a tradução literal, do inglês para o português, das nomenclatura dos carros da Jeep Gladiator e Compass.
Esses dois carros não são os únicos da linha da Jeep cujos nomes passam a soar de maneira exótica (e até bizarra) quando traduzidos para o português.
Em busca de carros da Jeep? Confira as opções no estoque da Webmotors!
Aliás, uma curiosidade é que a marca de utilitários da Stellantis tem o hábito de reaproveitar nomes de versões ou modelos que fizeram sucesso no passado.
Conheça a seguir um pouco mais sobre o significado dos nomes usados pela Jeep nos carros oferecidos no mercado brasileiro.

O significado dos nomes dos carros da Jeep:

Renegade

Na tradução para o português, Renegade significa "renegado", ou “aquele que quebra tradições”. O nome foi usado pela primeira vez em 1970, numa versão de visual esportivo do clássico CJ vendido nos Estados Unidos.
Antes de chegar ao SUV compacto - que é o modelo mais produzido na fábrica de Goiana (PE), o nome Renegade também foi usado em uma versão do Wrangler nos anos 1990.

Compass

Em inglês, Compass significa "bússola". Mas a Jeep destaca que o nome carrega a ideia de que o SUV "te levará aos lugares que você deseja". Principalmente se estiver a bordo da versão trilheira Trailhawk, que já testamos aqui no WM1.
Líder entre os SUVs médios do mercado brasileiro, o utilitário esportivo da Jeep é produzido em Goiana (PE) e também foi o primeiro modelo eletrificado da marca no Brasil, com a versão 4xe, importada da Itália.

Commander

Em inglês, Commander significa "comandante". Mas o SUV de sete lugares feito no Brasil não é o primeiro modelo da Jeep a usar a nomenclatura.
O nome surgiu pela primeira vez em um SUV de sete lugares revelado nos Estados Unidos em 2005, derivado do Jeep Liberty ("liberdade", em inglês). Antes de passar pelo Brasil, o nome foi reaproveitado no chinês Grand Commander, de 2018, que também é um SUV de sete lugares.

Gladiator

Importada para o Brasil desde o ano passado, a picape Gladiator tem um nome que significa "gladiador" em português.
No entanto, essa não foi a primeira picape da Jeep a ser batizada com esse nome. A primeira Gladiator foi fabricada entre 1962 e 1971, nos EUA, como sucessora da Willys Jeep Truck.

Wrangler

A tradução mais literal para Wrangler é "vaqueiro", mas na prática trata-se de um termo do inglês que é empregado para designar os cowboys durões, que não fogem do trabalho mesmo nas piores condições. Algo muito apropriado para um 4x4 voltado para enfrentar os piores caminhos.
O nome Wrangler está em uso pela Jeep desde 1987, no modelo que substituiu o clássico CJ. Desde então, o Wrangler já teve quatro gerações. A última foi revelada em 2017.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas