Esses dois carros não são os únicos da linha da Jeep cujos nomes passam a soar de maneira exótica (e até bizarra) quando traduzidos para o português.
Em busca de carros da Jeep? Confira as opções no estoque da Webmotors!
Aliás, uma curiosidade é que a marca de utilitários da Stellantis tem o hábito de reaproveitar nomes de versões ou modelos que fizeram sucesso no passado.
Conheça a seguir um pouco mais sobre o significado dos nomes usados pela Jeep nos carros oferecidos no mercado brasileiro.
O significado dos nomes dos carros da Jeep:
Renegade
Na tradução para o português, Renegade significa "renegado", ou “aquele que quebra tradições”. O nome foi usado pela primeira vez em 1970, numa versão de visual esportivo do clássico CJ vendido nos Estados Unidos.Antes de chegar ao SUV compacto - que é o modelo mais produzido na fábrica de Goiana (PE), o nome Renegade também foi usado em uma versão do Wrangler nos anos 1990.
Compass
Em inglês, Compass significa "bússola". Mas a Jeep destaca que o nome carrega a ideia de que o SUV "te levará aos lugares que você deseja". Principalmente se estiver a bordo da versão trilheira Trailhawk, que já testamos aqui no WM1.Líder entre os SUVs médios do mercado brasileiro, o utilitário esportivo da Jeep é produzido em Goiana (PE) e também foi o primeiro modelo eletrificado da marca no Brasil, com a versão 4xe, importada da Itália.
Commander
Em inglês, Commander significa "comandante". Mas o SUV de sete lugares feito no Brasil não é o primeiro modelo da Jeep a usar a nomenclatura.O nome surgiu pela primeira vez em um SUV de sete lugares revelado nos Estados Unidos em 2005, derivado do Jeep Liberty ("liberdade", em inglês). Antes de passar pelo Brasil, o nome foi reaproveitado no chinês Grand Commander, de 2018, que também é um SUV de sete lugares.
Gladiator
Importada para o Brasil desde o ano passado, a picape Gladiator tem um nome que significa "gladiador" em português.No entanto, essa não foi a primeira picape da Jeep a ser batizada com esse nome. A primeira Gladiator foi fabricada entre 1962 e 1971, nos EUA, como sucessora da Willys Jeep Truck.
Wrangler
A tradução mais literal para Wrangler é "vaqueiro", mas na prática trata-se de um termo do inglês que é empregado para designar os cowboys durões, que não fogem do trabalho mesmo nas piores condições. Algo muito apropriado para um 4x4 voltado para enfrentar os piores caminhos.O nome Wrangler está em uso pela Jeep desde 1987, no modelo que substituiu o clássico CJ. Desde então, o Wrangler já teve quatro gerações. A última foi revelada em 2017.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.
Comentários