Esse número representa um crescimento de 93% sobre os 1.321 emplacamentos de janeiro de 2021 e de 63% em relação a janeiro de 2020 (1.568 emplacamentos).
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De acordo com a ABVE, a frota de automóveis e comerciais leves eletrificados em circulação no Brasil, desde 2012, é de 79.817 unidades. A entidade projeta que esse número deve passar de 100 mil unidades no início do segundo semestre deste ano.
Já a participação dos veículos eletrificados nas vendas totais foi de 2,2% em janeiro (2.558 do total de 116.801 unidades), segundo a Fenabrave (associação de concessionários).
A ABVE destaca que dezembro de 2021 foi o melhor mês da série histórica, com 4.545 veículos eletrificados no país, que fechou um ano de crescimento recorde de 77% em comparação com 2020.
Vale lembrar que os números de carros informados pela ABVE referem-se à soma de automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos. O levantamento não inclui caminhões, ônibus e veículos "levíssimos elétricos".
O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, destacou o ótimo momento da eletromobilidade no Brasil, mas lembrou que o segmento tem potencial para avançar ainda mais no país. “O crescimento dos eletrificados no Brasil é muito positivo, pois começa a colocar o país no mapa global das novas tecnologias”.
“Precisamos ampliar a descarbonização da mobilidade com a ampliação do etanol, dos híbridos flex e também dos elétricos a bateria, que são hoje a maior tendência mundial”, completou Maluf.
Participação dos carros elétricos e híbridos
Por tipo de motorização elétrica, as vendas de janeiro foram assim distribuídas:- 542 HEV (híbridos): 60% do total
- 649 PHEV (híbridos plug-in): 25,5%
- 367 BEV (elétricos): 14,5%
- TOTAL: 2.558
Toyota lidera entre os eletrificados
O mercado de eletrificados segue liderado pelos híbridos flex Toyota Corolla Cross (908 unidades) e Corolla Altis (402 unidades), ambos fabricados no Brasil. Foram 1.310 carros da Toyota vendidos em janeiro, ou 51% do total do segmento (2.558 unidades).Em seguida, Volvo XC60 (198 unidades) e o Volvo XC40 (117 unidades), ambos híbridos plug-in.
Elétricos
O início do ano também confirmou a tendência de crescimento dos modelos elétricos. Com 367 unidades em janeiro, os veículos movidos somente a eletricidade chegaram a 14% dos 2.558 eletrificados do mês.A participação de elétricos no total de eletrificados segue em alta:
- Elétricos em 2020: 801 unidades, 4% do total (19.745)
- Elétricos em 2021: 2.851 unidades, 8% dos eletrificados do ano (34.990)
- Elétricos em janeiro de 2022: 367 unidades, 14,5% do total do mês (2.558)
- Já são mais de 5 mil veículos 100% elétricos em circulação no Brasil.
- 2010: 10
- 2011: 8
- 2012: 22
- 2013: 39
- 2014: 61
- 2015: 61
- 2016: 132
- 2017: 137
- 2018: 176
- 2019: 538
- 2020: 801
- 2021: 2.851
- Janeiro 2022: 367
- TOTAL: 5.203
Potencial dos carros elétricos e híbridos
Para Adalberto Maluf, presidente da ABVE, apesar do aumento dos elétricos puros, o Brasil ainda está distante do potencial desse mercado e do crescimento do mundo. “O que esses números mostram é que os brasileiros se entusiasmam cada vez mais com a eletromobilidade e as novas tecnologias, mesmo sem ter os incentivos que existem em outros países.”“Se o governo der mais atenção a esse tema, o Brasil poderá se tornar uma grande potência global em transporte limpo e sustentável, abrindo caminho para a renovação da indústria nacional e a criação de empregos de qualidade, unindo os biocombustíveis aos veículos elétricos”, concluiu Maluf.
A ABVE destaca que defende uma Política Nacional de Eletromobilidade e um conjunto de medidas tributárias e não tributárias, em todos os níveis de governo, para incentivar o transporte sustentável de passageiros e carga.
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