O mundo automotivo está sempre mudando, e às vezes até os nomes dos carros entram na dança! Se você já se acostumou com um modelo e, de repente, ele surge com outro nome, não se assuste: isso é mais comum do que parece.
As fabricantes alteram os nomes dos veículos por vários motivos: desde adaptações para manter um modelo antigo no mercado até estratégias de reformulação de marca para acompanhar tendências e facilitar a identificação dos produtos.
Em 2025, algumas montadoras decidiram repaginar seus catálogos e rebatizaram modelos conhecidos. Confira alguns carros que mudaram de nome recentemente e descubra o motivo por trás dessas decisões!
O Nissan Kicks, um dos SUVs mais populares do Brasil, ganhou um novo nome: Kicks Play. Mas calma, não é exatamente um carro novo! O modelo continua sendo a primeira geração do Kicks, mas agora recebe esse “sobrenome” para diferenciá-lo da nova geração, que chegará em breve ao mercado brasileiro.
A nova geração do Kicks e o modelo que conhecemos viverão juntas, sendo que o atual Kicks ficará como um SUV de entrada da marca. Já o modelo mais recente será uma opção mais equipada e atualizada.
Essa estratégia é comum entre as montadoras para manter uma versão mais acessível sem confundir o público. Como exemplo, a Hyundai, de forma recente, fez o mesmo com o Creta, onde a antiga geração era vendida com nome e sobrenome: Creta Action, enquanto a nova geração era comercializada como Novo Creta.
Nesse caso, preste atenção para entender, porque é um tanto quanto complicado. A Audi tentou inovar criando uma regra para nomear seus carros, diferenciando os modelos elétricos dos movidos a combustão. A ideia era usar números ímpares para carros a combustão e pares para elétricos. Mas parece que essa padronização não caiu no gosto do público.
Agora, a marca decidiu voltar atrás e funcionará da seguinte maneira: a designação alfanumérica do modelo será composta por uma ou mais letras e um número. As letras A e Q continuam a diferenciar veículos de suspensão baixa e veículos de suspensão alta.
Os números - atualmente de um a oito - permitem uma classificação clara, independentemente do tipo de propulsor.
Dessa forma, os modelos totalmente elétricos podem compartilhar as mesmas combinações de letras e números com os veículos a combustão.
A diferenciação necessária entre modelos e variantes no portfólio é feita utilizando o estilo da carroçaria (por exemplo, Avant, Sedan ou Sportback) e o código do grupo propulsor - já estabelecido - é, por exemplo, e-tron, TFSI e, TFSI ou TDI.
Os elétricos da Volvo também passaram por uma mudança de identidade. O XC40 e o C40, dois dos SUVs elétricos da marca, agora se chamam EX40 e EC40. A nova regra faz parte de uma estratégia global para que todos os elétricos da Volvo comecem com a letra "E".