Até por conta do seu parque industrial automotivo - um dos maiores do mundo - o Brasil conta com uma vasta opção de modelos de carros para todos os gostos e bolsos. Já falamos em outra ocasião dos carros bacanas vendidos no Chile. Mas o país andino não é o único dos nossos vizinhos que tem máquinas de fazer inveja aos brasileiros. Confira a seguir outros cinco modelos de carros esportivos e utilitários que não são vendidos no Brasil, mas que estão disponíveis em outros mercados da América do Sul.
A fábrica argentina da Ford em General Pacheco produz a picape Ranger para o mercado local e para exportação, inclusive para o Brasil. Mas a versão mais legal da Ranger vendida na Argentina não é fabricada por lá. Trata-se da versão esportiva Raptor. Espécie de irmã menor da famosa F-150 Raptor, é feita na Tailândia. Além do visual incrementado, traz sob o capô um motor 2.0 biturbo diesel de 213 cv, além de câmbio automático de dez marchas e um conjunto de suspensão preparada com amortecedores Fox. A Ranger Raptor é uma máquina cara: parte de 10.873.000 pesos (cerca de R$ 440 mil). Para comparação, uma Ranger Limited custa na Argentina 9.620.000 pesos (cerca de R$ 390.000).
Apesar de ter o mesmo nome do carro pacato produzido em Sorocaba (SP), o Toyota GR Yaris é uma máquina bem diferente. Produzido no Japão, esse hatch esportivo é um projeto bem mais atual, baseado na variação GA-B da base modular TNGA. Mas o principal destaque desse hot hatch é o motor: um 1.6 turbo de três cilindros e 272 cv. Com um câmbio manual de seis marchas e tração integral, essa máquina de 1.280 kg acelera de 0-100 km/h em 5,2 segundos e vai a 230 km/h. Na Argentina, o modelo foi oferecido em um lote limitado a 300 unidades, com preço equivalente a US$ 54.400 (cerca de R$ 262 mil). A má notícia é que a Toyota não tem planos para oferecer esse GR Yaris por aqui. A boa é que o mesmo motor, numa versão de 304 cv, estará presente no GR Corolla, já confirmado para o Brasil em 2023.
Mais conhecida no Brasil por modelos como o sedã médio Civic e o monovolume Fit, a Honda tem no exterior uma gama de produtos bastante variada. Entre eles a picape Ridgeline. Produzida nos Estados Unidos, é uma curiosa picape média com estrutura monobloco herdada do SUV Pilot. Tem 5,33 metros de comprimento (é pouco menor que a Chevrolet S10) e uma pegada mais urbana que as das picapes tradicionais - leva até 500 quilos na caçamba. Com opção de tração dianteira ou integral, conta com um motor 3.5 V6 a gasolina de 286 cv, combinado a um câmbio automático de nove marchas. A Ridgeline é vendida no Paraguai e no Uruguai.
Os modelos 4x4 raiz estão cada vez mais raros no mundo. Até o Land Rover Defender se rendeu e ganhou visual de SUV e estrutura monobloco. Pois o japonês Land Cruiser J70 segue firme e forte como um veículo utilitário simples e robusto para uso em condições adversas. Espécie de Toyota Bandeirante mais atual, o Land Cruiser J70 é montado na Colômbia por uma empresa chamada Sofasa. Tem variações picape cabine simples e dupla, e um versão fechada para cinco passageiros. Mas não conta com motor a diesel: é equipado com um 4.0 V6 a gasolina, que desenvolve 231 cv e está combinado a um câmbio manual de cinco marchas.
E por falar em modelos utilitários, o brasileiro Chevrolet Trailblazer é quase um compacto quando comparado ao Tahoe, o maior SUV oferecido pela marca americana no Equador. Importado dos Estados Unidos com o pacote off-road Z71, o SUV de 5,33 m de comprimento tem capacidade para levar até oito ocupantes. Traz luxos como o sistema de som Bose e um pacote de entretenimento de bordo com duas telas de 12,6 polegadas para os ocupantes da segunda fileira. O motor é um 5.3 V8 a gasolina de 355 cv, combinado com um câmbio automático de dez marchas e tração 4x4. Custa US$ 122.500 (cerca de R$ 590.000) no Equador - mais do que o dobro do valor pedido pelo Trailblazer Premier, que é vendido por lá por US$ 53.990 (cerca de R$ 260.000).
(Por Evandro Enoshita)



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