O lançamento do Toyota Yaris Cross foi adiado mais uma vez. Inicialmente previsto para março último, e depois para julho, agora a previsão é de que o modelo só apareça no próximo mês de outubro.
Segundo os colegas do site Autoesporte, o novo atraso foi causado por obras que ainda estão sendo feitas na fábrica da Toyota de Sorocaba (SP), onde o modelo será produzido.
O novo SUV compacto da Toyota está cercado de expectativas. Exibe design bacana e deverá ter um conjunto interessante o suficiente para incomodar futuros rivais como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e até mesmo a nova geração do Nissan Kicks, que será lançada em breve. A briga no segmento definitivamente vai esquentar.
O Yaris Cross terá duas opções de motorização. A versão de entrada será movida por um motor térmico de ciclo Otto com quatro cilindros, 1.5 litro e aspirado, que renderá 110 cv de potência máxima e 14,3 kgfm de torque. O câmbio será continuamente variável (CVT), com simulação de sete marchas.
Já a versão topo de linha será híbrida. Usará um motor de quatro cilindros e 1.5 litro também aspirado, que entregará 91 cv de potência e 12,3 kgfm de torque. Esse motor térmico de ciclo Atkinson trabalhará junto com um motor elétrico, que somará 80 cv e 14,4 kgfm, totalizando uma potencia combinada de até 115 cv de potência.
O motor elétrico será alimentado por duas baterias de íons de lítio com 0,7 kWh de capacidade. O consumo estimado para o modelo é de aproximadamente 25 km/h - número não oficial.
A transmissão será transeixo (transaxle), como nos modelos Corolla e Corolla Cross. É um istema que integra a caixa de câmbio, o diferencial e, em alguns casos, também a embreagem em um único conjunto.
A plataforma do Yaris Cross é a DNGA, uma versão mais simples da conhecida TNGA do Corolla e do Corolla Cross. O modelo terá 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,62 m de altura. O porta-malas terá capacidade para cerca de 470 litros.
A bordo, terá multimídia de 10,1 polegadas com conexão de Android Auto e Apple Car Play sem fio, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags e recursos como frenagem de emergência e alertas de ponto cego e mudança de faixa.