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Cheio de energia: com 600 cv, vem aí o BMW iX M60!

Elétrico mais potente da marca alemã vai aos 100 km/h em 3,8 segundos e chega à velocidade máxima de 250km/h

por Roberto Dutra

A linha BMW iX está prestes a ganhar mais um integrante. Vem aí o iX M60, o mais potente de todos os caros elétricos fabricados pela marca alemã. São mais de 600 cv de potência e 100 kgf.m de torque, que levam o carro da inércia aos 100 km/h em 3,8 segundos e à velocidade máxima de 250 km/h - limitada eletronicamente, para preservar da bateria.
Ainda em fase de homologação, o modelo deverá chegar às lojas no segundo semestre deste ano. Além da motorização furiosa, o novo modelo iX M6 também exibe um visual extremamente agressivo e exclusivo.

Segue a linha que já vemos nos modelos BMW xDrive50 e xDrive40, mas tem rodas com aros de 22 polegadas, freios M Sport com pinças pintadas em Dark Blue (azul) e acabamentos externos em Titanium Bronze Finish. E tem aquela grade dianteira produzida com nanotecnologia, que segundo a BMW é capaz de recuperar pequenos danos por conta própria.
Além disso, a grade também protege boa parte dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa do BMW iX M60: pequenos filamentos de aquecimento são responsáveis por limpar e/ou secar a superfície para manter todos os sistemas com as melhores condições de funcionamento.

Motorização nervosa

O modelo é equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. A tração é integral xDrive de série. No total, são 619 cv de potência e incríveis 103,5 kgf.m de torque Ou seja, essa versão tem 96 cv e cerca de 35 kgf.m a mais do que a versão xDrive50.
O iX M60 será o elétrico mais potente à venda pela BMW no Brasil, posto que é ocupado até agora pelo BMW i4 M50, cuja motorização despeja 544 cv. O iX M60 também passa a ser o carro elétrico da BMW no Brasil com aceleração mais rápida - dividindo o posto com o BMW X6 M, que também vai de zero a 100km/h em 3,8 segundos.

Duas telas no tablier

Por dentro, o modelo é equipado com BMW Curved Display, uma tela curva composta por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. A tela menor, programável em design e exibição de itens de controle do veículo, é responsável por exibir informações do painel de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento, e tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto.
O utilitário também tem o sistema Shy Tech, que permite controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central.

O recheio é completíssimo

Como é uma versão top de linha de um modelo "flagship", o BMW iX M60 tem uma lista de equipamentos muito extensa. O ar-condicionado, por exemplo, é ajustável em quatro zonas, tem comandos touchscreen e filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine.
Já o sistema de som da renomada Bowers & Wilkins Diamond Surround tem 30 alto-falantes – inclusive dentro dos bancos -, 1.615 Watts de potência e função 4D, que possibilita uma experiência diferente.

Outro destaque é o teto-solar panorâmico, que não tem cortina para proteção solar. Com uma tecnologia inédita em carros vendidos no Brasil, basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco e ofereça conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes.
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A tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana interna do vidro, que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine, proporcionar sombra e controlar a temperatura do ambiente. Essa tecnologia é usada também nas janelas dos aviões da Boeing, como o moderno 787 Dreamliner.
Além da proteção acústica para pedestres, o BMW iX também tem sons para aumentar a emoção de quem está ao volante. Chamada de BMW IconicSounds Electric, a função inclui trilhas compostas pelo renomado compositor Hans Zimmer para proporcionar ainda mais conexão emocional entre os ocupantes e o veículo.

Carro estaciona sozinho

Já na parte de segurança e proteção do motorista e passageiros, o BMW iX vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba várias assistências - como o controle de velocidade de cruzeiro (ACC) e de permanência em faixa. Com os sistemas acionados, o iX M760 se comporta como veículo semiautônomo, acelerando, freando e fazendo curvas. Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos monitoram os arredores do veículo.
Além disso, o carro estaciona sozinho com o parking assistant professional. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras.

Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
Outros baratos do modelo são a chave presencial e a realidade aumentada BMW, que usa as câmeras externas para projetar uma espécie de realidade aumentada na tela multimídia e facilitar a visualização do motorista em determinadas situações, como de estacionamento, por exemplo.

Mimos que facilitam o dia a dia

O modelo tem outra função interessante, ligada ao sistema de navegação. Assim que o motorista insere o seu destino, o carro recalcula a autonomia máxima possível, de acordo com o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito.
Quer mais? O iX M60 tem sistema de regeneração de energia dos freios que é capaz de analisar o mapa de GPS por onde o carro está transitando. Se detectar, por exemplo, uma situação na qual o motorista será efetivamente obrigado a frear, como um cruzamento, o carro, automaticamente, aumenta o sistema de regeneração de energia. Dessa forma, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.
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Os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do iX M60 ainda não foram divulgados. Mas, segundo a BMW, com a bateria em sua capacidade total de 111,5 kWh, o modelo tem alcance de 561 quilômetros no ciclo de testes WLTP conduzido na Europa.
O carro será vendido com dois carregadores - um flex charger portátil de até 11 kW e um wallbox de até 22 kW. Os dois têm padrão de tomada tipo 2, internacional, compatível com todos os veículos BMW. Com o wallbox, o iX M60 é capaz de carregar 100% de sua bateria em 5h30.

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