O canal de notícias da Webmotors

Chery processa Mercedes-Benz por plágio

Montadora chinesa diz que marca alemã copiou o nome EQ, usado na versão elétrica do subcompacto QQ

por Redação WM1

As marcas chinesas não raro são processadas por venderem réplicas de modelos de montadoras ocidentais – exemplos não faltam, como o recentemente apresentado Weikerui V7, quase idêntico ao Volkswagen Up, e o LandWind X7, cópia do Range Rover Evoque, da Land Rover.


 


Tem vezes também que uma marca chinesa acusa uma montadora tradicional de plágio. Foi o que aconteceu com a Chery, que abriu uma reclamação de quebra de direitos de uso de marca junto às autoridades chinesas contra a poderosa Mercedes-Benz. A briga está relacionada à submarca EQ, que a marca alemã apresentou este mês no Salão de Genebra (Suíça), com o conceito Generation EQ –protótipo de SUV 100% elétrico, com porte de GLC, que traz dois motores elétricos para render 408 cv de potência, com autonomia de 500 km.



O motivo da reclamação é que a Chery vende desde 2014 na China uma versão elétrica do nosso velho conhecido QQ, chamada justamente de eQ – que rende 57 cv e autonomia divulgada de 200 km.



Em resposta aos protestos da Chery, a Mercedes-Benz não entrou em detalhes, informando que entrou com toda a documentação legal exigida pelas autoridades chinesas para ter direito ao uso do nome EQ naquele país.


Confira abaixo os clones chineses, nem precisamos dizer quem eles copiara, né? 




 


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas