Chevrolet Aveo: este carro não é o Celta 2025

Saiba mais sobre o modelo compacto e popular da marca da gravata, que ficou conhecido como Celta 2025 nas redes sociais

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Chevrolet Aveo: este carro não é o Celta 2025
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você com certeza deve ter visto, nos últimos dias, vídeos mostrando um tal de Chevrolet Celta 2025. Se você é um desses que aguardavam pacientemente o retorno do hatch de entrada, eu lamento informar: o carro em questão não é uma nova geração do popular da marca da gravata.

O carro que aparece nas imagens é um modelo produzido na China pela joint-venture SAIC-GM-Wuling. E não é nenhuma novidade, já que é oferecido em alguns mercados da América Latina com os nomes de Aveo ou Sail.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Digo mais: não é a primeira vez que esse modelo chinês aparece em alguma fake news sobre o retorno do Celta. Voltando ao carro: lançado em 2023 em sua terceira geração, o Aveo/Sail é um compacto com porte do Onix e também é oferecido nas carrocerias hatch e sedã.

A única opção de motorização é um 1.5 aspirado a gasolina, de 99 cv de potência, combinado com um câmbio manual de seis marchas ou um automático CVT.

2024 Chevrolet Aveo F1
Conhecidos pelos nomes de Aveo e Sail, esse compacto chinês é vendido em alguns mercados latinos
Crédito: Divulgação
toggle button

Apesar do visual menos inspirado que o do Onix/Onix Plus, o Aveo/Sail é um carro bem completo, com foco em custo-benefício. É equipado com itens como seis airbags, ar-condicionado, vidros elétricos, direção elétrica e central multimídia desde a versão básica.

No México e no Chile, esse Aveo/Sail ocupa uma posição de entrada na linha, abaixo dos brasileiros Onix e Onix Plus. Mesmo assim, a vantagem no preço não é tão grande quanto se imagina.

No mercado chileno, por exemplo, o Sail hatch parte de 10.490.000 pesos (cerca de R$ 65.400 em conversão direta), enquanto o Onix - já com o motor 1.0 turbo - parte de 10.990.000 pesos (R$ 68.500). Em resumo: um carro que não faria sentido algum por aqui.

O carrinho é simplório, mas tem multimídia de série
Crédito: Divulgação
toggle button

Conexão brasileira

Para não dizer que esse Celta 2025 fake não tem nenhuma conexão com a GM brasileira, uma curiosidade é que a primeira geração do Sail era o nosso Chevrolet Corsa Sedan/Classic.

Esse Sail de primeira geração começou a ser produzido pela SAIC-GM em dezembro de 2000, com o nome de Buick Sail e usando exatamente a mesma carroceria do Corsa Sedan vendido na época no mercado brasileiro.

Alguns anos depois, esse Buick ganhou uma reestilização visual - que seria reaproveitada nos últimos Chevrolet Classic brasileiros - e mudou de nome, passando a ser vendido no país asiático como Chevrolet Sail.

Esse Sail original permaneceu em produção na China até 2009, quando foi substituído por um carro completamente novo. E que nada tinha a ver com o Corsa Sedan.

Esse era o Sail original: um Corsa Sedan com o logotipo da marca Buick
Crédito: Divulgação
toggle button

Chevrolet Celta na Webmotors

Ok. Essa notícia de que o Celta 2025 não existe pode ter caído como um banho de água fria. Mas isso não anula o fato de que o popular da Chevrolet ainda é uma opção muito racional de carro usado urbano, fácil de manter e acessível.

Aqui na Webmotors, você encontra vários exemplares do ano/modelo 2015 na faixa dos R$ 30 mil. Aliás, esses Celta de última leva são uma opção interessantíssima de popular, já que combinam a reconhecida robustez e o baixo custo de manutenção do modelo com uma lista mais completa de equipamentos, como airbag duplo e freios ABS.

Veja também

Comentários