A Chevrolet divulgou novos dados do Blazer EV, SUV elétrico que estreia em breve e será o primeiro produto baseado na plataforma Ultium comercializado no mercado brasileiro.
Com 4,88 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 3,09 m, o Blazer EV é um SUV um pouco menor que um BYD Tan, e chega por aqui em sua configuração de bateria mais parruda, com 12 células e capacidade de 102 kWh.

Essa bateria permite ao SUV rodar até 481 quilômetros (segundo o ciclo do Inmetro) com uma carga. Autonomia que coloca o Chevrolet atrás apenas do BMW IX xDrive 50 entre os elétricos com maior alcance do Brasil, já que o SUV alemão roda 528 quilômetros com uma só carga.
A versão do Blazer EV que teremos no Brasil é a RS de tração traseira, com motor que desenvolve 347 cv de potência. É a mais potente da linha - já que as versões com tração integral desenvolvem 288 cv - e a única equipada com a bateria de 102 kWh (85 kWh nas versões RS e LT, que tem dois motores).
Nos Estados Unidos, esse Blazer EV RS com tração traseira é bem completo, com equipamentos como head-up display, multimídia com tela de 17,7 polegadas e som premium Bose, teto solar panorâmico, retrovisor interno por câmera e pacote ADAS e rodas de 21 polegadas.
É vendido por lá por US$ 54,2 mil - ou cerca de R$ 303 mil em conversão direta.
Uma vantagem do Blazer EV é ser feito na fábrica de Ramos Arizpe, no México. Logo, o carro entra no Brasil -por enquanto- sem pagar imposto de importação.
Mesmo assim, a nossa aposta é que o SUV custe algo perto de R$ 500 mil.
Ultium é uma família de plataformas feita pela General Motors exclusivamente para carros elétricos. O primeiro modelo a usar essa base - em sua variação BT1 - foi a picape GMC Hummer EV, lançada em 2021.
Desde então, a Ultium está presente em vários modelos das marcas do grupo americano e até no Honda Prologue, SUV para o mercado americano feito em parceria entre a GM e a marca japonesa.
Altamente flexível, permite a instalação de diversos conjuntos motrizes de um ou dois propulsores e até variações no layout de bateria.
Nela, os acumuladores de energia ficam posicionados no assoalho e atuam como parte da estrutura do veículo, mas é possível posicionar as células na horizontal ou vertical.
Isso permite que a Ultium seja empregada em carros de perfil mais baixo e também em picapes e até em utilitários esportivos de grande porte. A Ultium também tem arquitetura eletrônica de ponta, com conectividade de dados de alta velocidade e atualizações over-the-air do veículo.



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