A Chevrolet revelou nesta semana, no Estados Unidos, a nova geração da picape média Colorado. Uma notícia que pode parecer muito distante do mercado brasileiro, mas que, na verdade, tem tudo a ver conosco . Afinal, o modelo de lá deverá inspirar a nova geração da "nossa" S10.
A bem da verdade, desde a geração passada a Colorado já era basicamente uma S10 com visual externo específico e algumas diferenças mecânicas para os Estados Unidos. Mas a própria Chevrolet bagunçou a linha ao comercializar na Ásia e na Oceania uma Colorado com a cara e a mecânica da picape brasileira.
Para resolver essa confusão, os dois modelos deverão manter nomes diferentes - mas com o visual unificado. Voltando agora para a nova Chevrolet Colorado, os brasileiros só terão motivos para comemorar se a marca realmente seguir por esse caminho da unificação.
Isso porque a picape média ganhou um visual bem agressivo e claramente inspirado no da irmã maior Silverado (que retorna ao Brasil em 2023). As dimensões externas também mudaram com a adoção de um novo chassi, que - pelo menos inicialmente - passa a ter apenas a opção da cabine dupla e da caçamba curta.
O entre-eixos passou de 3,26 m para 3,34 m. Já o comprimento não aumentou tanto e foi de 5,40 m para 5,41 m, resultado do encurtamento da dianteira para melhorar o ângulo de entrada.
Ainda segundo a Chevrolet, a picape terá três opções de altura de suspensão dependendo da versão: padrão, elevada em duas polegadas (5 cm) ou até três polegadas (7,6 cm).
Quanto à motorização, a nova Colorado será vendida nos EUA apenas com um 2.7 turbo de quatro cilindros a gasolina. Disponibilizado inicialmente apenas na Silverado, chega em três configurações diferentes: a menos potente delas tem 240 cv e 35,8 kgf.m.
Enquanto isso, a prevista para as configurações Z71 e Trail Boss vai a 314 cv e 53,9 kgf.m, enquanto na ZR2 o propulsor de 314 cv é recalibrado para despejar 59, 4 kgf.m. Todos são combinados com o câmbio automático de oito marchas, de nova geração.
Se o exterior agradou, o interior também representa uma ruptura em relação à Colorado/S10 atualmente em produção. Saem as linhas arredondadas e o visual rústico e entra um conjunto de visual sofisticado e linhas retas, que remete mais aos carros de passeio que aos utilitários.
Esse visual mais modernoso veio acompanhado também de novidades tecnológicas, como o seletor de modos de condução com cinco opções de acerto, o sistema multimídia com tela de 11,3 polegadas, o sistema operacional Google e até 10 câmeras, incluindo uma instalada sob o piso da cabine.
A produção da nova Colorado está prevista para começar nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2023. Não por acaso, mesmo ano em que deverá ser lançada a nova S10 no Brasil. Para isso, a General Motors trabalha na atualização da fábrica de São José dos Campos (SP) para a produção da nova picape média e também do SUV Trailblazer.