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Chevrolet lança Onix RS e Onix Plus Midnight

GM apresenta novidades, que chegam em outubro, para atrair público diferenciado. Preços ficam em R$ 75.590 e R$ 81.390

por André Deliberato

A Chevrolet lança nesta quarta-feira (23) duas importantes novidades entre os produtos de sua gama: Onix RS e Onix Plus Midnight. Custam, respectivamente, R$ 75.590 e R$ 81.390. Segundo a empresa, o objetivo é atrair um novo tipo de público, consumidores que querem "visual diferenciado".
O Onix RS traz como destaque um design esportivo inédito, aliado ao motor 1.0 turbo. Já o Onix Plus recebe o acabamento todo preto da grife global Midnight da Chevrolet para, segundo a empresa, agregar sofisticação com um toque de atitude "incomuns" em sedãs. Conheça abaixo os dois novos modelos, que chegam às lojas em outubro.
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Onix RS e Onix Plus Midnight: novas estrelas

As duas novidades vêm com alguns equipamentos em comum, como o motor 1.0 turbo, câmbio automático de seis marchas, seis airbags e novo MyLink, que agora tem tela maior, de oito polegadas. O RS será posicionado entre as versões LTZ e Premier (de R$ 73 mil a R$ 77 mil). Já o Midnight será um pacote de equipamentos da Premier na linha do sedã.

Onix RS

A grande exclusividade do Onix RS é trazer o apelo mais arrojado e esportivo, ainda que mais visual do que performático. Esteticamente, tem alguns itens exclusivos, como a grade tipo colmeia na dianteira, spoilers mais pronunciados no para-choque e faróis tipo projetor com máscara negra e DRL com moldura em preto brilhante, além do emblema RS e da gravatinha da Chevrolet pintada de preto.
Na lateral, tem retrovisores pintados de preto metálico, novas rodas de alumínio de 16 polegadas e uma saia na cor do veículo, que faz o carro parecer mais próximo do solo.
Atrás, além do spoiler integrado ao para-choque, o Onix RS vem com outro, mais estiloso, posicionado na parte superior da tampa do porta-malas. O emblema com o nome do veículo recebe acabamento escurecido. O teto também é pintado de preto.
Por dentro, a cor escolhida para pincelar essa harmonização mais esportiva é o vermelho. O tom está presente nas costuras da forração do volante e nos bancos. Já as saídas de ar trazem molduras na mesma cor, assim como o grafismo do quadro de instrumentos - que, segundo a GM, foi projetado especialmente para essa versão. Os ponteiros são de LED.
Outra novidade é a tela maior da central multimídia, de oito polegadas, para o sistema MyLink. Entre os equipamentos, o pacote é bem parecido com o da versão LTZ. Ele vem com sistema de áudio com seis alto-falantes; ar-condicionado; direção com assistência elétrica; travas e vidros elétricos com controle remoto na chave; sensor de estacionamento traseiro e computado de bordo.
Já entre os itens de segurança, o Onix RS oferece controlador de limite de velocidade; regulagem de altura do banco e do cinto de segurança do motorista; regulagem de altura e profundidade do volante; seis airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.
Faltam, portanto, itens refinados como o sistema de internet wi-fi a bordo, o carregador de celular por  indução no console, sensor de ponto cego nos retrovisores e sistema automático de estacionamento - que são encontrados somente na configuração Premier.

Mas o Onix esportivo é mais... esportivo?

Sim, mas só no design. Mecanicamente, ele é o mesmo carro que as versões turbinadas do modelo, equipadas com o (bom) motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgf.m de torque (dados com etanol) e câmbio automático de seis marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h fica nos mesmos 10,1 segundos.
Mas a GM defende que o Onix RS tem proposta mais urbana e leva vantagem na comparação com outros compactos "de apelo esportivo", principalmente pelo consumo de combustível, que, de acordo com o fabricante, chega a ser 30% melhor. Segundo o Inmetro, o carro faz 10,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada com gasolina; e 8,3 km/l e 12 km/l, respectivamente, com etanol.
Por que não utilizar o 1.2 turbo do Tracker? Segundo a GM, ser "turbo" era o ideal para a proposta desse carro. E se fosse utilizado o motor de 1,2 litro, a taxação de IPI do modelo seria ainda maior do que é atualmente por ele ser 1.0, algo que influenciaria diretamente no preço - portanto, o valor seria ainda mais caro.

Onix Plus Midnight

O Onix Plus, por sua vez, recebe em seu pacote de versões a série especial Midnight - agora a mais popular da Chevrolet no mercado -, que também está presente na picape S10 e nos SUVs Tracker e Equinox. O conceito "todo preto" para carroceria e acabamentos, que caracteriza a série, chega para a versão Premier, a mais cara e completa do modelo.
A série ainda se diferencia das demais versões do sedã por conta do conjunto frontal mais esportivo, com grade tipo colmeia em preto brilhante e faróis tipo projetor com máscara negra. Ele também tem rodas escurecidas de 16 polegadas com desenho diferenciado (não igual às do Onix RS), assim como os frisos e logos, todos monocromáticos – inclusive a gravatinha da Chevrolet.
Por dentro, portanto, é tudo preto - diferente do Onix RS, que traz os tons vermelhos. Os bancos vêm com revestimento exclusivo da versão. E o sedã também oferece um pacote de itens de aparência e uma combinação de equipamentos de série bem completos por justamente ser da versão Premier, a mais cara, recheada e refinada do modelo.

O Onix Plus Midnight, portanto, será vendido com o novo sistema MyLink compatível com Android Auto e Apple CarPlay com tela maior, de oito polegadas; sistema de áudio com seis alto-falantes; ar-condicionado; direção elétrica; acendimento automático dos faróis; sensor e câmera de ré; chave inteligente para destravamento das portas; partida da ignição por botão e computador de bordo.
Em termos de segurança, ele também oferece controlador de velocidade; regulagem de altura e profundidade do volante; ajuste de altura do banco e do cinto de segurança do motorista; seis airbags; controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
Mecanicamente, o conjunto é o mesmo do Onix Plus Premier, versão na qual se baseia: motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgf.m de torque (dados com etanol) e câmbio automático de seis marchas - segundo a GM, "o mais tecnológico disponível para a linha".
Nas palavras da marca, ele consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10,4 s. Com isso, a GM afirma que o consumo é de 12 km/l (cidade) e 15 km/l (estrada) com gasolina e 8,6 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada) com etanol.

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