Chevrolet Onix 2026: primeiras impressões

A linha 2026 da família Onix estreia com as primeiras mudanças visuais de peso. E outras coisinhas a mais...

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Evandro Enoshita
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Qual é o prazo ideal para o primeiro facelift? No caso do Chevrolet Onix, se passaram quase seis anos desde o lançamento desta segunda geração, lá no final de 2019. Antes tarde do que nunca, a marca da gravata dourada aproveitou a chegada da linha 2026 para fazer as primeiras mudanças mais profundas tanto no Onix quanto no Onix Plus.

E essas modificações vieram acompanhadas também de outras - boas - novidades. Pude testar tanto o sedã Onix Plus quanto o hatch Onix em um percurso de cerca de 300 quilômetros entre as cidades de São Paulo e Dourado, no interior paulista. Confira a seguir o que mudou no compacto da Chevrolet.

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Chevrolet Onix Rs 2026 (8)
No Onix e no Onix Plus, a frente concentra boa parte das mudanças estéticas
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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Primeiras impressões: Chevrolet Onix 2026

A voz do povo

Confesso que rolou uma certa decepção na primeira vez que vi de perto os novos Chevrolet Onix e Onix Plus 2026. Afinal, depois de tanto tempo só com pequenas mudanças de acabamento e novos conjuntos de rodas e calotas, finalmente a marca mexia na carroceria do compacto.

Mesmo assim, as alterações foram bem pontuais: novos faróis de LED - até 61% mais eficientes que os antigos -, nova grade frontal e também um para-choque reestilizado para ser menos suscetível aos ralados nas passagens de valetas e subidas e descidas de rampas.

No Onix Plus (foto) e no Onix, o para-choque frontal ficou mais alto para raspar menos em rampas
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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Novos conjuntos de rodas de 15 ou 16 polegadas, além de um para-choque traseiro com novo aplique - no Onix - e lanternas com máscara clara - exclusivas do Onix Plus -, completam o pacote de mudanças estéticas no exterior. E só.

Segundo a Chevrolet, as mudanças externas foram pontuais pois - tirando o para-choque dianteiro - tanto o sedã quanto o hatch ainda são carros considerados atraentes pelo público.

E, no capitalismo, o cliente sempre tem a razão. Embora não necessariamente sempre saiba o que quer...

No sedã, a única novidade na traseira são as lanternas com máscaras translúcidas
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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Novo interior

Da mesma forma que aprovava o visual externo, o cliente do Onix já acreditava que o interior pedia uma renovação. E foi o que a Chevrolet fez ao mudar toda a porção superior do painel.

Além da multimídia com tela flutuante, que é de série em todas as versões, os carros da família Onix passaram a sair de fábrica - a partir da versão LT - com um quadro de instrumentos digital de oito polegadas. Uma tela vistosa, de alta resolução e com várias opções de personalização.

A Chevrolet mexeu ainda na espuma dos bancos - mais macia e com mais apoio lombar - e também alterou o desenho e as cores dos revestimentos internos. O sistema de ar-condicionado também ficou mais até 30% mais rápido na tarefa de resfriar a cabine, graças às mudanças em dutos e no desenho das saídas de ventilação.

A porção superior do painel foi redesenhada para permitir a incorporação do quadro de instrumentos digital
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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Equipamentos

A freguesia pedia mais itens de série. Logo, todas as versões da família Onix ganharam novos equipamentos.

Desde a versão de entrada 1.0 manual, o Onix agora sai de fábrica com itens como o OnStar com wi-fi nativo, chave presencial, além de banco do motorista e coluna de direção com regulagem de altura.

Mas as versões mais caras incorporaram ainda o painel digital, a câmera de ré de alta resolução e os faróis do tipo Full LED. Melhorou? Sim! É uma pena que a Chevrolet não aproveitou esse vento da mudança para enriquecer mais o pacote de assistentes tecnológicos do modelo.

Mesmo a configuração Premium tem o monitor de pontos cegos e o controlador automático de velocidade, além do assistente de estacionamento automático. Mas fica devendo itens como frenagem autônoma, assistente de manutenção em faixa e frenagem autônoma. Itens já oferecidos em outros modelos da mesma faixa de preço.

Os bancos tem espuma mais macia e apoio lombar aprimorado
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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Versões

O Onix 2026 está disponível em seis versões. É a mesma oferta da linha 2025. A única mudança na gama é que a versão RS deixou de ser baseada na configuração LTZ para ser um Premier com visual esportivo. Por isso mesmo, assumiu o posto de topo de linha do modelo.

Onix 2026

  • Manual: R$ 99.990
  • Manual Turbo: R$ 107.290
  • Automático Turbo: R$ 112.990
  • LT Turbo: R$ 118.290
  • LTZ Turbo: R$ 123.490
  • Premier Turbo: R$ 129.190
  • RS Turbo: R$ 130.190
  • Já no Onix Plus 2026, a gama é quase a mesma do Onix: versões Manual, Manual Turbo, Automático Turbo, LT Turbo, LTZ Turbo e Premier Turbo. E os preços, você confere a seguir.

    Com visual esportivo, a RS é a nova versão de topo do hatch
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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    Onix Plus 2026

    • Manual: R$ 106.790
    • Manual Turbo: R$ 113.990
    • Automático Turbo: R$ 118.990
    • LT Turbo: R$ 123.790
    • LTZ Turbo: R$ 129.990
    • Premier Turbo: R$ 136.490
    • Mecânica

      A gama de motores é a quase a mesma do Onix 2025, lançado no início deste ano. As versões Manual são as únicas equipadas com o motor 1.0 aspirado de 82 cv de potência e a transmissão mecânica de seis marchas.

      Já o restante das versões está equipado com o motor 1.0 turbo, que pode ser combinado ao câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. E aqui, rolou uma verdadeira dança dos cavalos.

      O quadro de instrumentos só pode ser configurado pela tela da multimídia
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Na linha 2025, o propulsor havia ganhado cinco cavalos de potência, passando de 116 cv para 121 cv. Já na linha 2026, o motor voltou a perder potência e desenvolve, no máximo, 115 cv. Lembrando que, diferentemente do Tracker, que tem injeção direta, os Onix ainda tem injeção indireta multiponto.

      E no consumo? O Onix ficou mais econômico tanto com o motor turbo quanto no aspirado e agora é possível obter médias de até 17,7 km/l. Já o sedã Onix Plus manteve praticamente os mesmos números anteriores, com uma ou outra variação positiva ou negativa. Mas se até a linha 2025 era possível rodar até 17,4 km/l, hoje o três volumes chega a, no máximo 17,1 km/l em sua variação mais eficiente.

      A correia. Ah, a correia!

      Mas eu sei que o que você quer saber mesmo é sobre a correia banhada a óleo. Será que a Chevrolet trocou por corrente? Não. O que o fabricante fez foi trocar o fornecedor e a especificação da correia, que agora é mais reforçada - com revestimento de teflon e reforço de fibra de vidro - justamente para resistir melhor ao uso de lubrificantes fora da especificação correta.

      E para reforçar a aposta na confiabilidade do produto, além de elevar a garantia do Onix para até 5 anos, o motor da linha 2026 tem garantia até 240 mil quilômetros rodados.

      Aliás, essa garantia de 240 mil quilômetros é válida também para os carros mais antigos, que já "pularam" o plano de revisões obrigatórias do fabricante. Para ativar essa cobertura do motor, basta levar o carro até uma concessionária para fazer a troca de lubrificante do motor e uma verificação do estado da correia.

      No Onix, espaço interno e porta-malas apenas razoáveis
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Ao volante do Chevrolet Onix 2026

      Uma coisa que nunca me agradou em relação ao Onix com o motor turbo é o fato de que o carro entregava menos agilidade - principalmente abaixo de 2.000 rpm - na comparação com outros concorrentes turbo e com injeção direta. Mas a última vez que eu guiei um desses foi um exemplar da linha 2024, que tinha 116 cv de potência. E de lá para cá, muita coisa mudou.

      Mesmo com a (ínfima?) perda de potência em relação ao Onix 2025, fiquei com a sensação de que tanto o hatch quanto o sedã nunca foram tão espertos. Nada de outro mundo, mas o compacto da Chevrolet agora responde mais rápido ao comando no acelerador.

      Com balanço traseiro e entre-eixos mais longo, o Onix Plus é mais espaçoso para as familias
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Arranjo que combinou muito bem com os conjuntos de direção e suspensão recalibrados. O Onix agora tem um acerto mais firme e esportivo, enquanto o Onix Plus está mais voltado para o conforto.

      Outra coisa que me agradou - e irritou - na mesma proporção foi o novo painel. Com o quadro de instrumentos e a multimídia reposicionados, senti menos dificuldade para achar uma posição ideal de guiar. Sem contar que a tela tem visual agradável e boa disposição das informações.

      Por outro lado, ter que acessar a multimídia para trocar as visualizações do quadro de instrumentos está longe de ser prático. E nem tão seguro de se fazer com o carro em movimento.

      Pesando os prós e contras, diria que o Onix ficou mais bacana de guiar do que já foi.

      As mudanças foram pontuais e preservaram pontos elogiados pela clientela
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Ajuste de trajetória

      Além de mexer no visual externo, a Chevrolet também atualizou o interior e fez mudanças importantes no conjunto mecânico dos modelos da família Onix.

      Sempre vou achar que poderia ter mudado mais ou ganhado mais conteúdos. Mas o que a marca fez aqui foi um ajuste de trajetória: atualizações pontuais e correções em pontos mais criticados pelos clientes.

      De qualquer forma, o tanto o Onix quanto o Onix Plus são modelos que vendiam muito bem antes da atualização e agora, com o fôlego renovado, tem potencial para continuar entregando bons números de mercado. Afinal, o cliente sempre tem razão.

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