Chinesa Great Wall confirma chegada ao Brasil

Marca anuncia estreia em nosso mercado com posts no Instagram. Primeiro modelo será a picape Poer, rival de Hilux e cia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Chinesa Great Wall confirma chegada ao Brasil
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A fabricante chinesa Great Wall ("Grande Muralha", em inglês) confirmou nesta segunda-feira (2) sua chegada ao Brasil por meio de posts em

target="_blank" rel="noopener noreferrer">sua nova conta no Instagram. A confirmação acontece após meses de rumores e notícias de bastidores.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O primeiro modelo anunciado é uma picape média chamada Poer, rival de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Nissan Frontier, Ford Ranger, VW Amarok, Mitsubishi L200 e cia. Na legenda dos três primeiros posts, a descrição é a mesma: “Brasil, estamos chegando!". Nas imagens, é possível notar que a Poer tem faróis e lanternas de LED. No último post até agora, a marca garante: "Algo grande está chegando".

Como é a Great Wall e a picape Poer

Em um primeiro momento, a marca chinesa Great Wall deve iniciar as operações como importadora. De acordo com informações de bastidores, a marca teria interesse em adquirir a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), já que a sede da Ford em São Bernardo do Campo (SBC) - outro local de interesse da empresa - foi comprada por uma construtora.

A picape Poer é um modelo médio, com longarinas e montagem sobre chassis. O modelo tem 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,88 m de altura e 3,23 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Hilux, líder da categoria no Brasil, tem 5,32 m de comprimento e 3,08 m de ente-eixos. A caçamba da Poer tem 1.050 kg de capacidade de carga.

Na China, a picape pode ser equipada com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina que entrega 190 cv e 36,7 kgf.m de torque - nessa versão, pode ter tração 4x2 ou 4x4 e o câmbio é automática de oito marchas -; ou por um propulsor turbodiesel 2.0, também de quatro cilindros, com de 163 cv e 40,8 kgf.m e as mesmas caixa de transmissão e opções de tração.

Existe lá fora, ainda, uma versão elétrica de 200 cv e autonomia de 405 quilômetros.

E a Poer promete vir bem completa: na configuração mais cara, tem seis airbags e sistema de frenagem automática de emergência entre os equipamentos de segurança e itens de auxílio à condução como assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), leitor de placas de trânsito, assistente de estacionamento e faróis e lanternas full-LED iguais aos das fotos no Instagram.

Em termos de conforto e conveniência, promete oferecer uma central multimídia com tela de nove polegadas, painel de instrumentos digital de sete polegadas, ambos coloridos, e teto solar elétrico.

Quanto custa

Na China, a Great Wall Poer custa a partir de 126.800 yuan (R$ 102.238) e chega a 166.800 yuan (R$ 134.490) na configuração mais cara. Hoje, vale lembrar, as picapes médias no Brasil têm preços que começam na faixa dos R$ 200 mil.

Isso significa que mesmo com todos os impostos as serem cobrados e as taxas de importação, a Poer deverá chegar ao Brasil com preço mais competitivo que as conhecidas picapes médias do nosso mercado. Mas também é preciso ponderar que para isso acontecer a empresa ainda precisará investir na abertura de concessionários e em todos os valores da fase de testes e homologação.

A estreia da GWM por aqui, portanto, deve ficar somente para o ano que vem.

Great Wall Poer
Great Wall Poer será o primeiro lançamento da marca chinesa no Brasil, em 2022
Crédito: Divulgação
toggle button

Comentários