Nem todas as 26 marcas que nasceram há pelo menos 100 anos produziram ininterruptamente. Houve crises financeiras, fabricação suspensa, mudanças de propriedade ou acionistas e muitas fusões.
Por fim há os grandes conglomerados, como a Stellantis, que reúne 15 marcas (se incluídas a Fiat Profissional, que produz basicamente furgões e Opel/Vauxhall marcas gêmeas na Alemanha e Inglaterra, respectivamente). Ou mesmo a Volkswagen, que agrega 12 marcas, sendo três de caminhões e uma de motocicleta.
A Chrysler foi fundada por Walter P. Chrysler em 6 de junho de 1925 e, portanto, acaba de entrar neste clube. A companhia passou por bons momentos ao adquirir Jeep, Plymouth, Dodge, Desoto e ao criar a Ram. Depois fundiu-se com a Fiat, na FCA, e agora faz parte da Stellantis. Também enfrentou grandes dificuldades financeiras e esteve em recuperação judicial mais de uma vez.
Contudo, passou para a história por inciativas audaciosas: primeiro carro de produção projetado em túnel de vento, o Airflow, de 1934; automóveis revolucionários movidos por turbina a gás nas décadas de 1950 e 1960, com testes públicos, mas que não chegaram a ser vendidos; lançamento das primeiros minivans modernas, Dodge Caravan e Plymouth Voyager, em 1983, uma alternativa às tradicionais station wagons; e o carro esporte Dodge Viper (motor V10 de 8.0 litros), em 1992.



Email enviado com sucesso!