Cinco aventureiros que não tivemos no Brasil

Conheça a seguir algumas versões de estética off-road de carros vendidos em variações urbanas no mercado brasileiro

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Evandro Enoshita
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Da station wagon Fiat Palio Weekend Adventure ao hatch compacto Volkswagen CrossFox. Em anos passados, o Brasil podia muito bem ser considerado a terra dos carros aventureiros, já que foram vários os modelos que tiveram pelo menos uma versão a apostar na combinação de suspensão elevada e estética off-road.

Mesmo assim, alguns automóveis comercializados por aqui escaparam dessa onda aventureira no Brasil mesmo contando com variações altinhas no exterior. E nós reunimos nessa reportagem cinco deles. Confira a seguir.

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Aventureiros que não passaram por aqui

1. Fiat Punto

A Fiat foi uma das marcas que mais investiram na fórmula aventureira, que deu origem até ao furgão Doblò com estética off-road, embora por aqui o compacto Punto, feito em Betim (MG), tenha seguido o caminho das versões esportivas.

Já na Índia, a marca italiana optou por criar uma variação aventureira do hatch compacto. Chamada de Fiat Avventura, ela trazia suspensão elevada, estepe na tampa do porta-malas e até a opção de motor 1.3 turbodiesel de 93 cv.

Punto aventureiro, Fiat Avventura tinha estepe na tampa do porta-malas e opção de motor turbodiesel
Crédito: Divulgação
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2. Volkswagen CrossPolo

Quase na mesma época em que a Volkswagen brasileira colocava o CrossFox no mercado, a matriz na Alemanha decidiu aplicar a fórmula aventureira ao Polo de quarta geração.

Produzido entre 2005 e 2009, o CrossPolo trazia suspensão elevada em 1,5 cm e visual incrementado com novos para-choques, molduras nas caixas de roda, barras longitudinais no teto e rodas de liga leve de 17 polegadas. A gama de motores incluía opções a gasolina e a diesel, com potências entre 64 cv e 105 cv.

Volkswagen CrossPolo era a interpretação alemã para o CrossFox, lançado na mesma época no Brasil
Crédito: Divulgação
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3. Honda Fit

No Brasil, a terceira geração do Honda Fit deu origem ao SUV WR-V, um modelo que apostava em elementos de estilo próprios e suspensão com componentes modificados em relação ao monovolume.

Mas no Japão a marca optou por uma solução menos radical, na forma do Fit Cross Style. Aventureiro, trazia apliques plásticos nas caixas de roda, para-choques e laterais e podia ser equipado com três configurações de motores: 1.3 de 100 cv, 1.5 de 132 cv e até uma opção híbrida.

No lugar do WR-V, mercado japonês tinha uma versão aventureira do Honda Fit de terceira geração
Crédito: Divulgação
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4. Renault Logan

A Renault anunciou recentemente a sua saída do mercado russo. Mas antes disso criou o Logan Stepway. Diferente do Logan CVT brasileiro, que recebeu a suspensão elevada mas não se tornou oficialmente um aventureiro, o carro lançado em 2018 na Rússia ganhou até o nome Stepway e a mesma fórmula estética vista no Sandero “off-road”.

Além do câmbio CVT, o Logan mais altinho contava com o motor 1.6 em três opções de potência: 82, 102 e 113 cv.

Filial russa da Renault aplicou a fórmula aventureira do Sandero Stepway ao sedã compacto Logan
Crédito: Divulgação
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5. Volkswagen Passat Variant

A geração conhecida como B7 da Volkswagen Passat Variant foi a última oferecida no mercado automotivo brasileiro. Pois foi nesta mesma geração que a marca alemã revelou a Passat Alltrack, uma station wagon aventureira, que seguia uma fórmula muito parecida com a do japonês Subaru Outback.

A gama de motores a gasolina e diesel tinha como opção mais potente um 2.0 TSI de 208 cv e câmbio automatizado DSG de dupla embreagem. Para combinar com a suspensão elevada e o visual off-road, o modelo saía de fábrica com tração integral.

A perua Volkswagen Passat Variant serviu de base para a station wagon aventureira Passat Alltrack
Crédito: Divulgação
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