Cinco carros com versões esportivas só no visual

São invocados e têm jeitinho de carro esportivo, mas, acredite, na verdade eles só carregam esse espírito no visual

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Cinco carros com versões esportivas só no visual
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em 2019 falamos por aqui sobre as diferenças entre um carro esportivo e esportivado. Afinal, o que credencia cada um deles? Fato é que a moda pegou. Hoje em dia, muitos veículos populares e conhecidos do público têm versões esportivadas, aquelas que são esportivas só no visual. Mas quais, afinal, são esses carros com versões esportivas?

Um dos lançamentos mais recentes é o Chevrolet Onix RS, que carrega a sigla de uma das divisões mais famosas da marca norte-americana, mas não tem mecanicamente nada de diferente em relação a uma versão convencional - se baseia no Onix LTZ. Mas quais outros carros do mercado são assim? Abaixo, confira uma lista com cinco nomes.

Carros com versões esportivas... mas nem tanto

1. Chevolet Onix RS

O maior exemplo é o último dos carros lançados nessa categoria. No final do ano passado, a Chevrolet apresentou o Onix RS e trouxe de volta para o país a emblemática sigla que faz tanto sucesso nos Estados Unidos e diversos outros países do mundo. Mas o apelo é só visual - mecanicamente, o Onix RS é exatamente igual ao mesmo carro configurado como LTZ.

O Onix RS é movido por um motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgf.m de torque, acoplado a uma caixa de transmissão automática de seis marchas. Ótimo conjunto, mas o câmbio podia ser manual, a carroceria ter duas portas e a suspensão poderia ter acerto ligeiramente mais esportivo, não acham?

Chevrolet Onix RS
Chevrolet Onix RS foi lançado no final de 2020 e trouxe de volta a clássica insígnia de carros esportivos da GM
Crédito: Divulgação

2. Hyundai HB20 Sport

Outro exemplo da nossa lista de carros com versões esportivas só no visual é o HB20 Sport, mesmo que ele ainda não esteja confirmado para a linha 2022 - por ora, a marca só anunciou algumas versões iniciais do modelo para o novo ano. É mais um esportivado, já que se baseia em versões que já existem e adiciona rodas diamantadas, saias laterais e máscaras escurecidas nos faróis.

Mecanicamente, também, nada muda. O HB20 Sport usa motor 1.0 turbo de até 120 cv e 17,5 kgf.m de torque combinado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas, assim como as outras configurações topo de linha do modelo. Assim como o Onix RS (que não tem), ele podia vir também com acerto de suspensão mais rígido e câmbio manual, né?

Imagem mostra o novo HB20 Sport na cor branca
HB20 Sport, assim como o Onix RS, tem apenas diferenças estéticas
Crédito: Divulgação

3. Fiat Argo HGT

Mais um hatch que tem estilo esportivo visualmente, mas que nada oferece de diferencial no acerto mecânico. O Argo HGT era baseado na versão Precision - que não existe mais -, com motor 1.8 aspirado e câmbio manual ou automático, mas vinha com estética mais nervosa, como as rodas maiores, saias e outros pormenores.

No papel, utiliza um motor 1.8 E.torQ aspirado de até 139 cv e 19,3 kgf.m de torque (com etanol), que hoje só pode ser equipado com câmbio automático de seis marchas - mas que há alguns anos também podia ter caixa manual. Suspensão, sistema de freios e demais componentes são os mesmos das demais versões.

Fiat Argo 2021 HGT
Argo 2021 ficou mais caro, mas recebeu mais equipamentos e reajustes visuais em algumas versões, como a HGT
Crédito: Divulgação

4. Renault Sandero GTLine

Outro hatch com esse espírito é o Sandero GTLine, a versão "vestida" de esportivo do modelo da Renault. "Vestida" porque o verdadeiro esportivo da linha é a RS, muito mais cara, que usa motor 2.0 aspirado de 150 cv e tem acerto de suspensão mais firme, câmbio mais curto (manual, de seis marchas) e duas portas, como um bom hot hatch.

O GTLine, por sua vez, usa um motor 1.0 de até 82 cv e 10,5 kgf.m, caixa de transmissão manual de cinco marchas convencional e nenhum ajuste específico se comparado a um Sandero normal, com exceção de alguns retoques visuais e das rodas diferenciadas.

Renault Sandero GTLine parece esportivo, mas isso é só estético. Na prática, é um Sandero 1.0 comum
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

5. Toyota Yaris S

Mais um esportivado, outro hatch. Encerramos a lista com o Toyota Yaris S, que tem absolutamente tudo que um Yaris XS oferece, com o acréscimo de alguns itens visuais, como frisos vermelhos e rodas diamantadas. O motor também é o mesmo: 1.5 Dual VVT-i 16V aspirado de até 110 cv e 14,9 kgf.m de torque, sempre ligado à caixa de câmbio automática do tipo CVT com simulação de sete marchas.

Toyota Yaris S é outro hatch que tem versão esportivada no Brasil
Crédito: Divulgação
Comentários