Nem todo projeto de carro-conceito se transforma em um modelo de produção. Apesar do esforço das equipes de design e de projetistas, o processo necessário para que essas versões cheguem um dia a rodar nas ruas é longo e, por isso, muitos deles acabam morrendo nesse percurso.
Alguns, inclusive, com grande potencial para brigar com rivais já consolidados em seus segmentos, como a Volkswagen Tarok. A picape foi revelada no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 e, desde então, vive uma indefinição sobre seu lançamento.
Além da picape, um número grande de modelos esteve perto de sair do papel, mas não conseguiu. Para aproveitar o clima de carnaval, fizemos uma lista com os cinco representantes desse bloco "Revela, mas não sai".
Já faz quase 13 anos que a Fiat apresentou a versão cabrio do compacto Uno. Revelado meses após o lançamento da segunda geração do icônico hatch, o conceito tinha tudo para se tornar realidade, já que era muito bacana.
Chamado de Uno Cabrio, o modelo tinha visual interessante, com para-choques esportivos, rodas com aros de aro 17 polegadas, lanternas traseiras em LED e um conjunto mecânico bem disposto. O motor era o T-Jet 1.4 16V, capaz de render até 152 cv e 21,1 kgf.m de torque. Era casado com um câmbio manual de cinco marchas.
A Volkswagen tenta lançar uma picape anti-Toro há um bom tempo. A Tarok era o remédio planejado para barrar o avanço do utilitário Fiat, mas ela nunca aconteceu. Por isso, o modelo pode entrar nessa lista de conceitos que subiram no telhado.
Era esperado que a picape tivesse porte similar ao da Toro. O conceito mostrado em São Paulo tinha 4,91 m de comprimento, 1,83 m de largura , 1,67 m de altura e entre-eixos de 2,99 m. A caçamba poderia carregar até uma tonelada e o motor seria o 1.4 TSI de 150 cv.
Em 2012, a Volkswagen aproveitou outra edição do Salão do Automóvel para lançar um modelo que poderia inaugurar o segmento de entrada dos SUVs. O Taigun seria uma ótima cartada da alemã para aproveitar a onda crescente dos utilitários esportivos, mas não aconteceu.
O carro-conceito tinha motor turbo 1.0 TSI de até 105 cv e câmbio manual de cinco marchas. As dimensões eram de 3,83 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,53 m de altura e 2,47 m de entre-eixos. Os números eram parecidos com o que víamos no Fox.
Desenvolvido no Brasil, o carro-conceito Sand'Up foi mostrado pela Renault no Salão do Automóvel de 2008. O modelo tinha visual de Sandero, capota removível para virar um conversível e extensor de assoalho para virar uma picape. A proposta era ser bem versátil.
O design tinha portas de vidro, faróis com projetores de LED e rodas de liga leve com acabamento em preto. A mecânica era formada pelo motor Hi-Flex 1.6 16V com 112 cv e 15,5 kgf.m de torque. O câmbio manual tinha cinco marchas e, com esse conjunto, o carro fazia o zero a 100 km/h na casa dos 10,5 segundos.
O conceito não foi lançado, mas pode ter influenciado na criação de outro modelo: a picape Duster Oroch.
No mesmo salão, em 2008, a Chevrolet também mostrou o que viria a ser o seu novo SUV. Chamado de GPix, o carro conceito trazia a identidade visual que a montadora americana esperava para o futuro de seus modelos.
Apesar da proposta grandiosa, o modelo não teve muito sucesso. Além de não ter se tornado um carro de produção, seu design só serviu de inspiração para dois carros criticados, em partes, por seu visual: Agile e Montana (a geração anterior).
O SUV não teve sua mecânica revelada, mas esperava-se que ele usasse justamente o motor 1.4 Econo.Flex de 102 cv que veio a equipar tanto Agile quanto Montana (a daquela geração).