Esses dias um amigo me lembrou que faz 20 anos que um dos veículos da SsangYong “menos polêmicos” em termos visuais foi lançado. O Rexton ganhou as ruas em 2001, com desenho do lendário Giorgetto Giugiaro. Produzido até 2017, o SUV médio está longe de ser um dos melhores projetos do designer italiano, mas nos deu a ideia dessa listinha.
Pegamos cinco modelos icônicos para te mostrar que nem só de Rexton vive Giugiaro. Eleito Designer Automotivo do Século em 1999, o italiano é responsável por alguns dos carros de visual mais marcantes da história da indústria.
O Esprit foi um dos primeiros carros feitos por Giugiaro com o conceito de desenho poligonal, com ângulos mais retos. O modelo tomou como inspiração o Maserati Boomerang, conceito também de autoria do italiano, apresentado em 1971.
Lançado em 1976, o Esprit ficou em produção na fábrica da Lotus, em Hethel, até 2004. Além do design chamativo, o carro se tornou conhecido do público graças à aparição em 007: O espião que me amava. No filme do agente britânico, de 1977, o veículo dá as caras como anfíbio. Virou ícone.
O esportivo desenhado por Giorgetto Giugiaro na época em que ele trabalhava para a Ghia tem dianteira característica, com o “nariz de tubarão”. Lançado em 1969, o primeiro Ghibli foi aposentado em 1973. A Maserati, contudo, carregou o nome, que batizou mais dois de seus modelos nos anos seguintes.
Quase todo mundo conhece a história do DMC-12. O lendário modelo, que completa 40 anos em 2021, fez muito sucesso nos anos 1980 por estrelar os filmes da franquia De Volta para o Futuro.
Com suas portas asa de gaivota, o DeLorean ocupa até hoje o imaginário de muita gente. Tanto que deve ganhar uma versão moderna em breve. No entanto, o exótico cupê teve vida curta. Cerca de 9.200 unidades foram vendidas nos anos 1980, mas a fabricante fundada por John DeLorean, afetada por problemas financeiros, encerrou as atividades menos de uma década depois de lançar o modelo.
O Fiat Uno é mais um dos icônicos carros desenhados por Giorgetto Giugiaro. O botinha ortopédica foi lançado em 1983 na Itália e chegou ao Brasil no ano seguinte. Fez um sucesso tremendo por aqui.
A engenharia da Fiat usou do conceito poligonal de Giugiaro de forma a dar ao carro espaço interno mais do que generoso para veículo da categoria. Embora tenha passado por reestilizações, o Uno jamais perdeu a simpática e marcante identidade criada pelo italiano. Até mesmo sua segunda geração, lançada em 2010, carrega elementos típicos do trabalho do designer.
O Golf de primeira geração foi apresentado em 1974 como o sucessor do Fusca. Ao contrário do besouro, dotado de mais curvas, tem o clássico design ao estilo origami de Giugiaro, mais quadradão.
Mas como um italiano teve a honra de desenhar o Golf Mk1, importante produto de um fabricante alemão? Um importador Volkswagen foi ao Salão de Turim de 1969. Dos seis carros que selecionou como seus favoritos do show, quatro eram de Giugiaro e de seu estúdio Italdesign. Assim, o profissional foi convidado a visitar Wolfsburg no ano seguinte. O resto é história.



Email enviado com sucesso!