Cinco carros que ganharam apelidos pelo formato

Nessa lista curiosa, vamos relembrar automóveis que receberam nomes carinhosos por conta do estilo do desenho

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Cinco carros que ganharam apelidos pelo formato
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A gente duvida existir alguém que gosta de carros que nunca ouviu a expressão "Gol bola" ou "Gol quadrado". Acredite: muitos automóveis conhecidos no Brasil ganharam apelidos justamente pelo formato de sua carroceria - ou mesmo por algum detalhe específico em seu estilo.

Você já viu aqui no WM1  carros que simplesmente ganharam apelidos (no geral). Na lista de hoje, uma das mais curiosas que já publicamos, vamos relembrar cinco modelos que tradicionalmente ficaram conhecidos por conta de alcunhas que receberam devido ao formato de sua carroceria. Lembra de algum outro? Deixe no campo de comentários!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Cinco apelidos dados pelo formato dos carros

1. Volkswagen Kombi "pão de forma"

Também conhecida como "Velha Senhora", a saudosa van da Volkswagen recebeu o carinhoso apelido de pão de forma, claro, por seu formato de... pão de forma. O curioso é que esse apelido aparece até na Wikipédia, portal mundial de consultas e informações.

A Kombi foi produzida no Brasil de 1953 a 2013. Sua fabricação teve de ser interrompida por não atender a alguns dos novos requisitos de segurança do começo da década passada - porque mesmo em seu final de vida ela ainda vendia muito por ser espaçosa, econômica e custar bem menos que a maioria de seus rivais.

Olhe a Kombi de longe e ignore as rodas: ela não parece um pão de forma?
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Fiat Mille "botinha ortopédica"

O Mille clássico, vendido pela Fiat entre 1984 e 2014, foi apelidado de "botinha ortopédica" justamente por causa do formato da carroceria. Foi, claro, o desenho quadradinho e de certo modo até parecido com uma bota que originou o nome inusitado. Admita: o brasileiro realmente precisa ser estudado.

O Mille - que em seu final de vida passou a se chamar só "Mille" e deixou o nome "Uno" para a nova geração, lançada em 2010 - saiu de linha em 2014 após 30 anos no mercado. Sua retirada se deu também por força da lei, assim como a Kombi, já que não seria capaz de oferecer equipamentos de segurança que passariam a ser obrigatórios nos anos seguintes.

Dê uma analisada no desenho do Uno Mille e nos diga: parece ou não parece uma botinha?
Crédito: Webmotors
toggle button

3. Chevrolet Monza "tubarão"

Outro apelido bastante conhecido do mercado de carros brasileiros é o "tubarão", dado à primeira geração do Chevette e à segunda do Monza - curioso, já que as versões inversamente proporcionais  eram parecidas e até conectadas visualmente. A alcunha vinha do formato da carroceria, mais afilada e de perfil mais agressivo.

O Chevette, aliás, é um dos modelos mais queridos pelos fãs de automóveis clássicos, justamente pela tocada mais esportiva proporcionada pelo sistema de tração traseira - ausente no Monza, que substituiu o modelo e adotou motor transversal e tração dianteira. Outro fato curioso é que ambos os "tubarões" (o 1º Chevette e o 2º Monza) costumam ser mais caros no mercado de usados.

Monza "Tubarão" é um dos carros da Chevrolet que recebeu o apelido do "Rei dos Oceanos"
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Volkswagen Up! "pote de sorvete"

Esse apelido é mais recente. Em fóruns automotivos da internet, muita gente já afirmou que o Volkswagen Up! parece um pote de sorvete. O desenho quadradinho com curvas arredondadas contribui para a alcunha. Para esse epíteto, vamos ilustrar a fama do subcompacto da marca alemã com esta belíssima imagem que encontramos na internet.

Volkswagen Up! pote de sorvete é um dos apelidos mais recentes do mercado brasileiro
Crédito: Reprodução
toggle button

5. Volkswagen Gol "quadrado" e "bola"

O carro mais vendido do Brasil por 27 anos teve diversas alcunhas. A primeira delas relacionada ao formato da carroceria foi "quadrado", que ficou ainda mais famosa principalmente após a segunda geração, mais arredondada, ser lançada em 1994.

Depois disso surgiu justamente o Gol "bola", que representava essa geração seguinte do best-seller da Volks. A partir de então o modelo passou a ser chamado por codinomes (G3, G4, G5 e por aí vai) e perdeu os apelidos carinhosos.

Gol dos anos 1980 ficou conhecido como "quadrado"; a segunda geração ganhou apelido de "bola"
Crédito: Divulgação
toggle button

Comentários
Wid badge