É de praxe. A cada ano, diversos modelos de carros completam 30 anos e ganham o direito de se tornar veículos de colecionadores. De receberem a chamada "placa preta", que tem gerado muita polêmica por conta da mudança na legislação, como já mostrou o WM1.
Elaboramos uma lista com cinco carros que poderão migrar para essa categoria, desde que se enquadrem nas vistorias de clubes filiados à Federação Brasileira de Veículos Antigos.

Versão esportiva do Kadett, a GSi era a evolução do Kadett GS, que já tinha pegada esportiva. O modelo se destacava pelo painel digital, bancos da marca Recaro revestidos de veludo e motor 2.0 com injeção de combustível, que rendia 121 cv e 17,6 kgf.m de torque. Lançado em novembro de 1991, o modelo completará 30 anos em 2021 e estará apto à placa de coleção.
Lançado no Brasil um ano depois da sua estreia na Europa, o Fiat Tempra foi o suprassumo dos sedãs nacionais em 1991. Tinha como concorrentes o Volkswagen Santana, o Ford Versailles e o Chevrolet Monza. Sonho de consumo da década de 1990, o modelo completará 30 aninhos e estará apto a virar de coleção.
O Lada Niva foi um dos primeiros carros a chegar ao Brasil logo após a reabertura das importações. O modelo com mais pegada esportiva da Lada é vendido até hoje na Rússia, aonde recebeu diversas modernidades, até mesmo central multimídia. Por aqui, o russo tem seus fãs, que ficarão contentes em ostentar uma placa de colecionador em seus modelos em perfeito estado de conservação.
Primeiro carro a ser produzido integralmente no Brasil, o BR-800 é um clássico nacional. Em produção desde 1988, em 2021, os modelos produzidos em 1991 completarão 30 anos e poderão ter a desejada placa de colecionador. Com motor de 800 cilindradas, como o próprio nome já diz, o subcompacto feito de fibra tinha 33 cv e 6,2 kgf.m de torque.
Com raríssimos exemplares no Brasil, o BMW 535i de 1991, assim como o Niva, é um dos primeiros modelos trazidos para o país após a reabertura das importações. O sedã da BMW era o cúmulo do luxo e da tecnologia. O motor seis cilindros em linha tinha 231 cv e 31,1 kgf.m de torque. Com poucas unidades em solo nacional, o modelo ficará cada vez mais valorizado.