A Volkswagen revelou na última semana, no exterior, a nova Amarok. A picape será comercializada na Europa, África, Oceania e Oriente Médio. Mas não no Brasil, onde continuará a geração pioneira do modelo - que é produzida na Argentina para atender aos mercados brasileiro e da América do Sul.
Com a decisão da marca alemã, a picape média entra no seleto grupo de carros que foram produzidos ou vendidos no mercado brasileiro em apenas uma geração. Confira outros modelos que também só tiveram uma encarnação em nosso país.
A Chevrolet Meriva foi lançada em 2002 como um projeto brasileiro de minivan sobre a base do hatch compacto Corsa. Tanto que foi um dos raros casos de carros lançados no Brasil antes de chegar ao mercado europeu.
Mas a partir daí, as versões brasileira e europeia da Meriva tiveram caminhos diferentes. O carro feito na fábrica de São José dos Campos (SP) seguiu em produção até 2012 sem grandes alterações. Já a Opel Meriva ganhou uma nova geração em 2010 e saiu de cena em 2017.
A Fiat lançou o furgão Doblò no Brasil em 2001, apenas um ano depois do lançamento do modelo na Europa. Por aqui, uma exclusividade do modelo era a versão "aventureira" Adventure.
No mercado europeu, o furgão teve uma nova geração em 2010 e a terceira geração já está à caminho, agora baseada no Citroën Berlingo. Já no Brasil, a primeira geração recebeu apenas uma reestilização visual em 2009 e saiu de cena no ano passado.
E por falar em furgões, além do Doblò, outro modelo que foi vendido por aqui por muito tempo apenas em uma geração foi o Citroën Berlingo. Lançado na Europa em 1996, atualmente está em sua terceira geração por lá.
Mas, no Brasil, tivemos apenas o Berlingo de primeira geração, que chegou por aqui em 1998, importado da Argentina (onde é feito até hoje). Saiu de linha em 2008 e voltou em 2018, para se despedir do nosso mercado definitivamente em 2020.
Lançado no Brasil em 2002, o XTerra era um SUV derivado da picape média Nissan Frontier. Numa época em que os utilitários esportivos ainda não eram tão populares, disputava o mesmo público de Chevrolet Blazer e Toyota SW4.
Mas, em 2008, com a renovação da picape, a marca japonesa decidiu encerrar a produção do SUV na fábrica de São José dos Pinhais (PR), que na época produzia os Renault e também modelos da Nissan. No exterior, o XTerra teve mais uma geração, feita entre 2005 e 2015.
Revelado em 2006 no Brasil, o Honda Civic de oitava geração (que por aqui ganhou o apelido New Civic) marcou época pelo visual arrojado e também pela versão esportiva Si na carroceria sedã, com um bem-disposto motor 2.0 de 192 cv.
Pela primeira e única vez o Civic brasileiro tinha uma versão esportiva, que foi descontinuada em 2011. As gerações seguintes voltaram a ter a versão Si, mas apenas na carroceria cupê, importada do Canadá.



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