A tradicional casa de leilões Sotheby's "colocou para jogo" quatro incríveis carros clássicos de rali. Homologados para o Grupo B, representam um dos pontos altos da engenharia dos anos 1980 e do início dos 1990.
Os modelos fazem parte de lote chamado de "Homologation Collection", vendido no Arizona, nos Estados Unidos.
Ícone do Grupo B, o Audi quattro de primeira geração definiu uma era. Primeiro veículo a usar do combo turbo e tração integral, o carro foi apresentado em março de 1980 e produzido até 1991. Foi com um deles que Michèle Mouton venceu quatro etapas do Mundial de Rali - uma delas no Brasil.
O quattro leiloado é de 1983. No WRC daquele ano, o carro conquistou cinco vitórias e deu a Hanu Mikkola o título de pilotos. Mesmo assim, a Audi perdeu o mundial de construtores para a Lancia, que tinha naquela temporada o icônico 037 Rally.
Essa é uma das raras 600 unidades produzidas do M3 Sport Evolution, que talvez seja o modelo mais emblemático desenvolvido pela divisão esportiva da BMW. Com relação peso/potência superior à do M3 "comum", o modelo vem equipado com um 2.5 quatro cilindros de 238 cv de potência a 7.000 rpm. Um ícone.
Apenas 215 dessas belezuras, com a pintura Blue Lagos, foram produzidas. O interior tem bancos com padrão diagonal em couro perfurado na cor creme. Só a elegância dessa combinação já valeria desembolsar uma grana. Todavia, o modelo italiano tem ainda um motor 2.0 de 215 cv e 32 kgf.m com turboalimentador Garrett T3. Com relação peso/potência de 6,7 kg/cv, o carro é um verdadeiro monstrinho nas pistas.
Concorrente do M3 Sport Evolution, o Mercedes foi superado pelo rival da BMW na temporada de 1990 da DTM (Deutsche Tourenwagen Meisterschaft). No entanto, nem por isso o modelo deixa de ser icônico. O Evo 2 tem debaixo do capô um glorioso motor 2.5 projetado pela Cosworth, com quatro válvulas por cilindro e dois eixos de comando no cabeçote. Uma coisinha linda.