A última década (2011-2020) foi um período extremamente importante para o setor automobilístico brasileiro. Motivado em grande parte pelo regime Inovar-Auto (2013-2017), o mercado de automóveis cresceu consideravelmente em tecnologia - e a maior prova disso é que o Brasil quase dobrou o número de exportações justamente pelo bom nível alcançado pelos carros feitos por aqui. Cresceu o número de montadoras no Brasil.
Esse regime também motivou muitas empresas a instalarem fábricas no Brasil, justamente pelos benefícios que uma planta no país poderia render a estas montadoras. Devido a isso, vamos elencar abaixo cinco exemplos de marcas de carros que passaram a fabricar no Brasil nessa última década.
A maior montadora dessa lista é a Hyundai, que construiu uma fábrica em Piracicaba (SP) para produzir a linha HB20, lançada entre 2012 e 2013 (HB20 hatch, HB20S e HB20X). Foi, na ocasião, a primeira investida da Hyundai Motor Brasil em nosso país, já que até então a empresa sul-coreana chegava ao Brasil apenas via importação do grupo Caoa.
Desde então, o HB20 assumiu papéis importantes em nosso mercado e a fábrica passou a produzir outros modelos, como o Creta, SUV compacto que é montado sobre a plataforma do Elantra.
Outra fabricante instalada no Brasil nesta última década foi a Chery, em Jacareí (SP) - mesmo antes de a empresa chinesa fechar acordo comercial com o grupo Caoa e virar Caoa-Chery.
Antes, a planta da montadora no interior paulista foi responsável pela produção dos carros da empresa. Agora, faz o Arrizo5, Arrizo6 e o Tiggo 2, enquanto os demais SUVs saem da fábrica de Anápolis (GO), que também produz modelos da Hyundai.
Outra empresa que passou a fazer carros no Brasil na década passada foi a Suzuki, que começou a produzir em 2012 o jipinho Jimny em Catalão (GO) - até então o modelo era montado em formato de CKD em um espaço que a empresa possuía em Itumbiara (MG).
Importante lembrar: a fábrica goiana divide espaço de produção com modelos da Mitsubishi, já que as duas marcas no Brasil são comandadas pela mesma empresa, a HPE.
A bávara BMW foi outra empresa que se instalou no Brasil para produção nacional de automóveis - e foi a primeira vez que a marca se aventurou com uma fábrica na América do Sul. A planta da BMW, inaugurada em 2014, fica em Araquari (SC). Já produziu até modelos da Mini por aqui, mas hoje só faz o Série 3, X1, X3 e X4. Tem capacidade produtiva de 32 mil carros por ano.
Outra marca premium que passou a produzir no país nos últimos anos foi a Land Rover, que criou uma planta do zero em Itatiaia (RJ), na divisa do Rio com SP, próximo ao polo industrial que já tem fábricas da PSA (Porto Real), Nissan e da MAN, empresa de caminhões da Volkswagen (ambas em Resende).
A Land Rover só produz atualmente o Discovery Sport no local, embora já tenha feito o Evoque na planta fluminense - o modelo saiu de linha quando a nova geração chegou, entre o final de 2019 e começo de 2020, importada da Europa.



Email enviado com sucesso!