Cinco séries de despedida de carros

Fomos acometidos pela nostalgia e selecionamos edições derradeiras de veículos que ainda povoam nossas memórias

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Cinco séries de despedida de carros
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ah, o saudosismo. Às vezes bate aquela vontade de voltar ao passado. Só de pensar naquele “tempo bom que não volta nunca mais” já bate aquele quentinho no corpo. Nós, aqui, do WM1, fomos acometidos pela nostalgia e listamos cinco séries de despedida de carros que marcaram época. Muito provavelmente você já teve ter tido um desses.

As edições especiais abaixo serviram para fechar o ciclo dos modelos. Todas foram lançadas de forma a celebrar os carros descontinuados. Veja os que selecionamos para te mostrar.

Séries de despedida de carros

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Kombi Last Edition

Kombi Last Edition
Kombi Last Edition era limitada a 600 unidades a princípio, depois o número duplicou
Crédito: Divulgação
toggle button

A Velha Senhora marcou época no país. Após 56 anos de serviços prestados, deixaria de ser produzida em 2013 por não atender às novas exigências, que tornavam obrigatórios ABS e airbags frontais. Mas não antes de ganhar série especial de despedida.

A Last Edition veio com pompa e circunstância. À época, tinha preço sugerido de módicos R$ 85 mil. Só que era apenas uma Kombi Standard com saia e blusa e pneus de faixa branca. No interior, vinha com cortinas e bancos em branco.

A princípio, a série era limitada a 600 unidades. No entanto, a Volkswagen resolveu, meio que sem sobreaviso, duplicar o número de veículos produzidos. Aí a polêmica foi instaurada. Houve até cliente que processou a VW por propaganda enganosa. A Velha Senhora não merecia isso.

Chevrolet Vectra Collection

Chevrolet Vectra saiu de linha em 2011, quando foi lançado a versão especial Collection
Crédito: Divulgação
toggle button

O Vectra foi um dos carros mais emblemáticos da Chevrolet nos anos 1990 e 2000 e também teve edição de despedida. Desejado por muitos dado o considerável requinte para os padrões da época, saiu de linha em 2011 para dar lugar ao Cruze.

No ano de despedida, a GM deu ao seu modelo versão especial Collection. Vale lembrar aqui que outros produtos da empresa tiveram o mesmo tratamento. Meriva e Zafira, por exemplo, também tiveram versões vendidas desta edição.

O Vectra Collection tinha como diferenciais faróis com máscara negra e rodas de 17 polegadas na cor grafite, com face diamantada. Agregava ainda ao pacote faróis de neblina e sistema de som com CD Player, Radio AM/FM, Buetooth, USB e entrada auxiliar.

Mitsubishi Pajero Full Legend Edition

Mitsubishi Pajero Full Legend Edition marca despedida de SUV com 40 anos de história
Crédito: Divulgação
toggle button

A aposentadoria do Pajero Full foi anunciada pela Mitsubishi em maio passado. Um dos SUVs mais antigos do nosso mercado, com quase 40 anos de história, ganhou série especial de despedida -chamada pelo fabricante de Legend Edition.

Limitada a 100 unidades e por preço sugerido de R$ 356.990, vem com detalhes e acabamentos exclusivos. O SUV ainda vem com livro de brinde que conta a história do carro ao redor do mundo.

Fiat Uno Mille Grazie Mille

Fiat Uno Mille Grazie Mille marcou a despedida do modelo em 2013
Crédito: Divulgação
toggle button

A Fiat esticou a corda ao máximo, adiou até onde pode o fim da linha do Uno Mille. No entanto, quando houve, em 2013, a confirmação de que seriam mesmo obrigatórios airbag e ABS nos carros produzidos no país não teve jeito.

Assim, a Fiat lançou no mesmo ano a série de despedida do glorioso "Uninho com escada", a Grazie Mille. A versão foi lançada no fim de 2013 por R$ 31.200. Limitada a 2 mil unidades, teve leve valorização nos últimos anos.

O modelo tem como diferenciais faróis com máscara negra, rodas de liga leve de 13 polegadas diamantadas, ponteira de escapamento esportiva, frisos laterais e adesivos de identificação da série de despedida na coluna C.

Fusca Série Ouro

Fusca Série Ouro foi vendido em 1996, e deu fim ao ciclo do modelo no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Tudo bem que o Fusca Série Ouro deveria ter sido muito mais na ocasião. No entanto, as cerca de 1.500 unidades produzidas da edição representam toda uma história. Por isso, você, volta e meia, encontra um à venda por precinhos um tanto salgados pra bolsos mais rasos.

A Série Ouro dava ao Fusca lanternas fumê, faróis de neblina e mostradores do painel com fundo em branco. Além disso, o revestimento interno é o mesmo do Pointer GTi. A edição foi vendida em 1996. Em 28 de junho daquele ano, as últimas unidades do Fusca Itamar foram produzidas, o que deu fim ao ciclo do modelo no Brasil, mas deixou grande legado.

Comentários