Ah, o saudosismo. Às vezes bate aquela vontade de voltar ao passado. Só de pensar naquele “tempo bom que não volta nunca mais” já bate aquele quentinho no corpo. Nós, aqui, do WM1, fomos acometidos pela nostalgia e listamos cinco séries de despedida de carros que marcaram época. Muito provavelmente você já teve ter tido um desses.
As edições especiais abaixo serviram para fechar o ciclo dos modelos. Todas foram lançadas de forma a celebrar os carros descontinuados. Veja os que selecionamos para te mostrar.

A Velha Senhora marcou época no país. Após 56 anos de serviços prestados, deixaria de ser produzida em 2013 por não atender às novas exigências, que tornavam obrigatórios ABS e airbags frontais. Mas não antes de ganhar série especial de despedida.
A Last Edition veio com pompa e circunstância. À época, tinha preço sugerido de módicos R$ 85 mil. Só que era apenas uma Kombi Standard com saia e blusa e pneus de faixa branca. No interior, vinha com cortinas e bancos em branco.
A princípio, a série era limitada a 600 unidades. No entanto, a Volkswagen resolveu, meio que sem sobreaviso, duplicar o número de veículos produzidos. Aí a polêmica foi instaurada. Houve até cliente que processou a VW por propaganda enganosa. A Velha Senhora não merecia isso.
O Vectra foi um dos carros mais emblemáticos da Chevrolet nos anos 1990 e 2000 e também teve edição de despedida. Desejado por muitos dado o considerável requinte para os padrões da época, saiu de linha em 2011 para dar lugar ao Cruze.
No ano de despedida, a GM deu ao seu modelo versão especial Collection. Vale lembrar aqui que outros produtos da empresa tiveram o mesmo tratamento. Meriva e Zafira, por exemplo, também tiveram versões vendidas desta edição.
O Vectra Collection tinha como diferenciais faróis com máscara negra e rodas de 17 polegadas na cor grafite, com face diamantada. Agregava ainda ao pacote faróis de neblina e sistema de som com CD Player, Radio AM/FM, Buetooth, USB e entrada auxiliar.
A aposentadoria do Pajero Full foi anunciada pela Mitsubishi em maio passado. Um dos SUVs mais antigos do nosso mercado, com quase 40 anos de história, ganhou série especial de despedida -chamada pelo fabricante de Legend Edition.
Limitada a 100 unidades e por preço sugerido de R$ 356.990, vem com detalhes e acabamentos exclusivos. O SUV ainda vem com livro de brinde que conta a história do carro ao redor do mundo.
A Fiat esticou a corda ao máximo, adiou até onde pode o fim da linha do Uno Mille. No entanto, quando houve, em 2013, a confirmação de que seriam mesmo obrigatórios airbag e ABS nos carros produzidos no país não teve jeito.
Assim, a Fiat lançou no mesmo ano a série de despedida do glorioso "Uninho com escada", a Grazie Mille. A versão foi lançada no fim de 2013 por R$ 31.200. Limitada a 2 mil unidades, teve leve valorização nos últimos anos.
O modelo tem como diferenciais faróis com máscara negra, rodas de liga leve de 13 polegadas diamantadas, ponteira de escapamento esportiva, frisos laterais e adesivos de identificação da série de despedida na coluna C.
Tudo bem que o Fusca Série Ouro deveria ter sido muito mais na ocasião. No entanto, as cerca de 1.500 unidades produzidas da edição representam toda uma história. Por isso, você, volta e meia, encontra um à venda por precinhos um tanto salgados pra bolsos mais rasos.
A Série Ouro dava ao Fusca lanternas fumê, faróis de neblina e mostradores do painel com fundo em branco. Além disso, o revestimento interno é o mesmo do Pointer GTi. A edição foi vendida em 1996. Em 28 de junho daquele ano, as últimas unidades do Fusca Itamar foram produzidas, o que deu fim ao ciclo do modelo no Brasil, mas deixou grande legado.