Citroën Basalt é revelado na Índia

SUV-cupê derivado do C3 Aircross chega ao país asiático como o mais sofisticado dos três modelos da linha C-Cubed

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Citroën Basalt é revelado na Índia
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de vários teasers, a Citroën revelou na Índia a versão de produção do SUV-cupê Basalt, o terceiro modelo da linha de produtos C-Cubed - que inclui também o hatch C3 e o SUV C3 Aircross.

Com o Basalt, a Stellantis seguirá o mesmo script do restante dos produtos da linha C-Cubed: chegam primeiro ao mercado indiano e só depois ao Brasil, com produção na fábrica de Porto Real (RJ) e algumas diferenças para o mercado local.

Citroen Basalt Oficial 1
O Basalt tem quase o mesmo entre-eixos do SUV C3 Aircross
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Até lá, bora falar do carro indiano. O Basalt está mais próximo do Aircross que do C3. Tem entre-eixos de 2,65 metros - é 2 cm mais curto que o SUV - e 4,30 m de comprimento. O porta-malas tem 470 litros de capacidade.

Ou seja: apesar do entre-eixos mais longo, o Basalt é um carro menor que o Fiat Fastback. Mas tem linhas mais harmoniosas.

O Basalt indiano será vendido com os motores 1.2 da linha PureTech
Crédito: Divulgação
toggle button

Mais sofisticação

O painel e boa parte dos elementos internos também são os mesmos do SUV. Marcam presença o quadro de instrumentos digital de sete polegadas e a multimídia de 10,25 polegadas. Mas o acabamento da cabine do Citroën Basalt tem novos materiais e a ergonomia foi revisada.

Na dianteira, o apoio de braço central é novo, enquanto os bancos traseiros têm novos apoios de cabeça. E os comandos dos vidros elétricos traseiros - finalmente - foram deslocados para as portas.

O Basalt é mais sofisticado e equipado que o C3 e o C3 Aircross
Crédito: Divulgação
toggle button

O pacote de equipamentos também foi revisado. O Basalt é o primeiro dos C-Cubed a ser oferecido com ar-condicionado automático e airbags laterais e de cortina. Itens que são comuns entre os compactos mais sofisticados, mas que não são oferecidos no C3 e nem no Aircross.

Quais são os motores do Citroën Basalt?

Na Índia, o Basalt estreia com o motor 1.2 PureTech em duas configurações: aspirado (82 cv de potência), e turbo (110 cv de potência). O propulsor menos potente pode ser combinado apenas ao câmbio manual de cinco marchas. Já o mais potente pode ser casado a uma transmissão manual ou a uma automática, mas ambas com seis velocidades.

No Brasil, a expectativa é que o Basalt seja oferecido com os motores 1.0 da família Firefly, nas variações de aspiração natural e sobrealimentada. Esses propulsores, vale ressaltar, já são usados nos outros C-Cubed.

Comentários
Wid badge