Citroën C4 Cactus, o SUV inspirado na sua história

Carregado de tecnologia e com design inspirador, modelo sai do lugar-comum no segmento de utilitários esportivos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Citroën C4 Cactus, o SUV inspirado na sua história
Citroën
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Desde o lançamento, o SUV Citroën C4 Cactus mudou a lógica do mercado de utilitários esportivos compactos. Além do design que sai do previsível e da tecnologia embarcada, o modelo da Citroën se destaca pela ampla oferta de equipamentos e dose de conforto superior dentro da categoria.

Inspirado na sua história. É desta forma que o carro convida o motorista a expandir seus horizontes com argumentos fortes: tecnologia, conforto e design. De cara, o Novo SUV Citroën C4 Cactus reúne 12 diferentes itens de auxílio à condução, o maior pacote de tecnologias do segmento. Esses equipamentos que auxiliam o motorista no dia a dia e conferem mais segurança nas viagens.

Novo SUV Citroën Cu Cactus
Novo SUV Citroën C4 Cactus é equipado com alerta de colisão
Crédito: Divulgação/Citroën
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

TECNOLOGIAS EM PROL DA SEGURANÇA

Um dos destaques do SUV Citroën C4 Cactus é o sistema de frenagem automática. O moderno dispositivo funciona em duas etapas principais. Primeiro, o alerta de colisão, que avisa o motorista sobre a proximidade com outro carro.

Caso o sistema perceba que não há reação por parte do condutor, o equipamento atua automaticamente na frenagem até a parada total do veículo. Desta forma, a tecnologia entra em ação para limitar a severidade de eventuais acidentes, reduzindo a velocidade do SUV.

 Novo SUV Citroën C4 Cactus também traz de série o Alerta de Saída de Faixa
Novo SUV Citroën C4 Cactus
Legenda: Novo SUV Citroën C4 Cactus também traz de série o Alerta de Saída de Faixa
Crédito: Divulgação/Citroën
toggle button

Outro equipamento moderno e importante para a segurança disponível em algumas versões do SUV Citroën C4 Cactus é o Alerta de Saída de Faixa. Funciona a partir de uma câmera localizada no para-brisa do veículo, que identifica quando o condutor ultrapassa as faixas sinalizadas na via. No caso de o carro se aproximar da outra pista sem que o motorista tenha acionado a seta indicadora de direção, um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos automaticamente é acionado.

O Indicador de Descanso também atua como um alerta. O sistema é acionado após 2 horas de condução sem pausa em uma velocidade média acima de 65 km/h. Neste momento, o sistema recomenda ao condutor uma parada para descanso por alguns minutos. Fora isso, o modelo conta com Alerta de Atenção ao Condutor, um sistema que, ao notar uma queda de atenção do motorista ao ter uma condução insegura ou por mudanças bruscas na direção, emite um alerta visual e sonoro, propondo também que o motorista redobre a atenção ou que faça uma pausa.

O pacote de segurança ativa e passiva ainda tem itens que variam de versão para versão. O SUV Citroën C4 Cactus pode vir equipado com controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e até seis airbags. Sistema Isofix para fixação de cadeirinhas, ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, LEDs no conjunto ótico dianteiro e lanternas com efeito 3D também estão presentes em toda a gama.

AO VOLANTE

A vida a bordo só corrobora tamanha inovação. Além do espaço interno e a posição de dirigir impecáveis, graças ao volante de ótima pegada, a cabine mescla requinte e mais tecnologia. Os ocupantes podem expandir suas histórias em um ambiente com design minimalista, acabamento primoroso e excelência em encaixes e fechamentos das peças.

 Novo SUV Citroën C4 Cactus tem central multimídia com tela de 7'' e compatível com Android Auto e Apple CarPlay
Novo SUV Citroën C4 Cactus
Legenda: Novo SUV Citroën C4 Cactus tem central multimídia com tela de 7'' e compatível com Android Auto e Apple CarPlay
Crédito: Divulgação
toggle button

Ao mesmo tempo, tem-se um interior 100% digital, graças ao quadro de instrumentos moderno e futurista. E também ao Citroën Connect, a central multimídia com tela sensível ao toque de 7” compatível com Apple CarPlay® e Android Auto®. O kit também pode integrar câmera de ré, uma mão e tanto na hora de manobrar naquelas vagas apertadas.

Uma marca registrada do SUV Citroën C4 Cactus é o Grip Control, equipamento que expande as fronteiras e realça a versatilidade SUV da marca francesa. Em baixas velocidades, ele atua no controle de estabilidade e nos sistemas de aceleração e frenagem para adaptar o eixo dianteiro a diferentes tipos de terreno. Seja asfalto, terra, areia e lama, que podem ser selecionados através de um botão rotativo bem ao centro do painel.

Novo SUV Citroën C4 Cactus
Novo SUV Citroën C4 Cactus tem painel de instrumentos digital
Crédito: Divulgação
toggle button

O desempenho nestes diferentes tipos de piso é garantido por conjuntos mecânicos eficientes e consagrados. O SUV Citroën C4 Cactus pode vir com o motor THP 1.6 flex, que gera até 173 cv quando abastecido com etanol e é reconhecido pela imprensa especializada como um dos melhores propulsores da indústria.

O motor foi desenvolvido especialmente para consumir tanto etanol quanto gasolina no mercado brasileiro. Além disso, todo o carro foi preparado para encarar a realidade de nossas estradas e do nosso clima. Mais alto que a versão europeia, o SUV Citroën C4 Cactus produzido em Porto Real (RJ) recebeu calibragens especiais na direção, suspensões e freios, além de rodas e pneus específicos para o país.

 Novo SUV Citroën C4 Cactus utiliza motor THP 1.6 Flex de até 173 cv de potência máxima
Novo SUV Citroën C4 Cactus
Legenda: Novo SUV Citroën C4 Cactus utiliza motor THP 1.6 Flex de até 173 cv de potência máxima
Crédito: Divulgação
toggle button

Com força em baixos giros, suavidade na troca de marchas da transmissão automática de seis velocidades e um turbo que entra rápido, o utilitário esportivo tem desempenho empolgante sem abrir mão do conforto. Tanto na estrada, como na cidade - ou mesmo naquelas escapadas para o sítio no fim de semana.

Não impressiona que o Novo SUV Citroën C4 Cactus seja um dos carros mais premiados em sua categoria pela imprensa especializada. O modelo foi eleito o Melhor SUV do “Qual Comprar”, da revista “Auto Esporte”. Também foi apontado como Melhor SUV Nacional pelo portal UOL e pela revista “Car Magazine”

LINHAS QUE SEDUZEM

Obviamente, o modelo também recebeu justas premiações pelo seu projeto ousado, elegante e moderno. Também, pudera: o Novo SUV Citroën C4 Cactus atrai olhares por onde passa - e mesmo meses após seu lançamento. Capô com linhas limpas, faróis horizontalizados e para-choque imponente emprestam arrojo e robustez.

Novo SUV Citroën C4 Cactus
Novo SUV Citroën C4 Cactus tem 22 cm de altura em relação ao solo
Crédito: Divulgação/Citroën
toggle button

Atrás, as linhas retilíneas marcam presença. Visto de perfil, a linha de cintura reta e a altura de 22 cm do solo reforçam o porte utilitário esportivo do Citroën. Os Airbumps®, além de atuarem como proteções no dia-a-dia, conferem um estilo único e dão um toque de personalização. São a assinatura dos SUV’s da Citroën no mundo.

Personalização que pode ser ainda mais forte com o teto “flutuante”, que pode ser pintado em outra cor, distinta da carroceria - os Airbumps acompanham a lógica bicolor. Não impressiona que o SUV Citroën C4 Cactus tenha conquistado um prêmio de estilo, como o de Melhor Design da América Latina pela Americar (Associação América Latina da Imprensa de Carros), que reúne os principais jornalistas automotivos da região.

Por dentro e por fora, é um veículo que impressiona e que convida o motorista a ir além do dirigir de um ponto a outro. O Novo SUV Citroën C4 Cactus é o veículo perfeito para o motorista trilhar os mesmos caminhos e descobrir novos. Afinal, ele é inspirado nas suas histórias.

VÍDEO RELACIONADO

Comentários