Citroën Oli quer ser a Fiat Strada do futuro

Com carro-conceito inovador, marca francesa da Stellantis propõe o futuro de veículos compactos, ecológicos e versáteis

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Citroën Oli quer ser a Fiat Strada do futuro
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Basta olhar ao redor. Os carros estão se tornando cada vez maiores e mesmo os sedãs compactos já tem o tamanho dos médios de décadas atrás. Pois a Citroën quer desafiar essa tendência da indústria automobilística mundial e mostrou o carro-conceito Oli.

O Oli - ou "a" Oli, já que estamos falando de uma picape de cabine dupla - foi pensada para ser um veículo elétrico extremamente versátil e acessível, mas ao mesmo tempo econômico e sustentável no aspecto ambiental.

Copyright Maison Vignaux @ Continental Productions
Uma picape de cabine dupla, a Oli leva até quatro passageiros e tem pneus que duram 500 mil quilômetros
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Capaz de levar quatro ocupantes e ser produzida com metais e plásticos recicláveis ou reciclados, a Oli tem painéis feitos de papelão (que a Citroën garante que são mais fortes que os metálicos). Já os pneus, calçados em rodas de construção mista (aço e alumínio), são um protótipo da Goodyear - e, pelo menos em teoria, feitos para durar até 500 mil quilômetros.

Nesse espírito de simplicidade, o interior tem um número reduzido de peças móveis e dispensa as telas, incluindo até a adoção de um sistema de som com caixas bluetooth e sem um rádio no painel. O equipamento foi substituído por um suporte para o smartphone do condutor (algo que a própria Stellantis ofereceu no Fiat Mobi há alguns anos).

O interior minimalista troca a central multimídia por um sistema de som com caixas bluetooth e comando via celular
toggle button

Bateria compacta

Com tudo isso, a Citroën Oli pesa cerca de uma tonelada. Ou seja, é mais leve que um Citroën C3 1.0 Live Pack (1.047 quilos). Esse baixo peso certamente contribui para que a picape tenha uma autonomia estimada em mais de 400 quilômetros com uma bateria de apenas 40 kWh.

Para se ter uma ideia, com um acumulador de energia com a mesma capacidade, o Nissan Leaf pode rodar até 272 quilômetros com uma carga.

Considerado um "laboratório sobre rodas" pela Citroën, ainda não se sabe quando (e se) a picape Oli vai se tornar um modelo de produção. Mas que seria legal, isso seria!

Comentários