Basta olhar ao redor. Os carros estão se tornando cada vez maiores e mesmo os sedãs compactos já tem o tamanho dos médios de décadas atrás. Pois a Citroën quer desafiar essa tendência da indústria automobilística mundial e mostrou o carro-conceito Oli.
O Oli - ou "a" Oli, já que estamos falando de uma picape de cabine dupla - foi pensada para ser um veículo elétrico extremamente versátil e acessível, mas ao mesmo tempo econômico e sustentável no aspecto ambiental.

Capaz de levar quatro ocupantes e ser produzida com metais e plásticos recicláveis ou reciclados, a Oli tem painéis feitos de papelão (que a Citroën garante que são mais fortes que os metálicos). Já os pneus, calçados em rodas de construção mista (aço e alumínio), são um protótipo da Goodyear - e, pelo menos em teoria, feitos para durar até 500 mil quilômetros.
Nesse espírito de simplicidade, o interior tem um número reduzido de peças móveis e dispensa as telas, incluindo até a adoção de um sistema de som com caixas bluetooth e sem um rádio no painel. O equipamento foi substituído por um suporte para o smartphone do condutor (algo que a própria Stellantis ofereceu no Fiat Mobi há alguns anos).
Com tudo isso, a Citroën Oli pesa cerca de uma tonelada. Ou seja, é mais leve que um Citroën C3 1.0 Live Pack (1.047 quilos). Esse baixo peso certamente contribui para que a picape tenha uma autonomia estimada em mais de 400 quilômetros com uma bateria de apenas 40 kWh.
Para se ter uma ideia, com um acumulador de energia com a mesma capacidade, o Nissan Leaf pode rodar até 272 quilômetros com uma carga.
Considerado um "laboratório sobre rodas" pela Citroën, ainda não se sabe quando (e se) a picape Oli vai se tornar um modelo de produção. Mas que seria legal, isso seria!