O canal de notícias da Webmotors

CNH terá novo visual em janeiro; saiba o que muda

Documento terá novas cores e itens de segurança para dificultar falsificações

por Redação WM1

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) terá novo visual e mais itens de segurança a partir de 2 de janeiro. As mudanças valem para todo o País, de acordo com resolução divulgada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em maio deste ano. Quem possui o documento atual na validade não precisa em fazer a troca.


Uma das principais mudanças é a troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo da CNH para a cor preta. Esta tarja também terá o mapa do Estado responsável pela emissão do documento no canto direito.


A nova habilitação terá ainda dois números de identificação nacional. Um deles é o Registro Nacional e Número do Espelho da CNH, enquanto o outro é o Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados) que é o número do formulário, de identificação estadual.



O fundo do documento passa a ter coloração amarelada e elementos que só podem ser conferidos com luz ultravioleta. Outra novidade são brasões da República, vistos somente com luz negra. Estes detalhes servem para dificultar a falsificação do documento, assim como o mapa do Brasil e o brasão da República impressos com tinta especial.


Também é novidade uma holografia a sigla CNH impressa diversas vezes e um código numérico de validação formado por dados individuais de cada documento. Este código permite aos agentes de trânsito validar a habilitação por meio de um aplicativo para smartphones que será disponibilizado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).


Apesar das mudanças, o procedimento para obter ou renovar a carteira de habilitação permanece o mesmo.


Comentários

Carregar mais