Os botões de partida se popularizaram de uns tempos para cá. É através deles que um automóvel ganha vida. Aquele antigo pedaço de metal envolto em um carcaça plástica muitas vezes não sai nem do bolso. Cada fabricante, no entanto, cria o seu comando de ignição – e sempre ao olhos de que dirige. Veja alguns exemplos!
Se um dia você tiver a oportunidade de entrar em uma rara Mercedes SLR McLaren fique sabendo que o botão de partida é totalmente escondido. Ele fica no topo da alavanca da transmissão. Abra a tampinha, aperte o comando e ouça o rugido do V8 5.4 de mais de 600 cv.
O botão de partida de muitos modelos da marca italiana é no volante – algo parecido com o Audi R8 ou TT RS. Porém, a Ferrari ainda usa a boa e velha chave convencional. Ele precisa estar no contato e ser girada antes do motorista dar vida ao motor V8 ou até mesmo um gutural V12.
O comando de ligar a Lamborghini Aventador tem inspiração no sistema de armas dos caças de combate – assim como o design. Ele fica "protegido" por uma tampinha vermelha. Uma vez aberta, é só curtir a sinfonia do V12 6.5 litros naturalmente aspirado.
O carro criado para homenagear o piloto brasileiro tricampeão de Fórmula 1 não tem firulas no botão que dá vida ao V8 de 800 cv. O local que ele se encontra, por sua vez, é inusitado. Ele fica em um console no teto junto de outros comandos, como ventilação, fechamento/abertura das porta e vidros elétricos, além faróis.
O modo de ignição da geração passada dos Aston Martin era um dos mais inusitados. A começar pela chave feita de cristal Baccarat, um dos mais caros. Ela se torno o botão de partida ao ser inserida em um pomposo nicho no console central dos modelos.