Conheça 5 versões mais legais dos 35 anos do Uno

Fiat Uno foi lançado no Brasil em 1984 e já vendou mais de 4 milhões de unidades; confira cinco versões marcantes

  1. Home
  2. Notícias
  3. Conheça 5 versões mais legais dos 35 anos do Uno
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Pode não parecer, mas o querido "Uninho" está completando 35 anos de vida. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o compacto foi lançado em 1983 na Itália e um ano depois chegou ao Brasil já adaptado aos usos e costumes tropicais.

Entre as mudanças, o modelo era mais resistente ao uso severo, às nossas estradas e ruas e com o porta malas maior, recebeu elogios até mesmo dos italianos. O sucesso da versão brasileira foi tanto, que mais tarde o modelo começou a ser exportado até mesmo para o seu país de nascimento.

OFERTAS WEBMOTORS

Não foi só entre os italianos que nosso Uno fez sucesso. Até julho de 2019, foram produzidas cerca de 4 milhões de unidades do Fiat Uno no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG). Ele foi o modelo mais vendido da marca até hoje. Além de ser comercializado no Brasil, o Fiat Uno ainda é exportado para Argentina, México, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Chile, Uruguai, Bolívia e Peru.

No entanto, quais foram os Uno mais legais? A gente tem alguns preferidos. Confira:

UNO 1.5R

 Uno 1.5R
Legenda: Uno 1.5R

Lançado em 1987, o Uno R era a versão esportiva do modelo. O motor 1.5 contava com 86 cv e a velocidade máxima era de 162 km/h, a maior de todos os Fiat até então. Com isso, fazia o 0 a 100 km/h em 12 segundos, o que parece pouco para os padrões atuais, mas eram bem competitivos com os demais esportivos da época. Hoje é praticamente um clássico.

UNO TURBO

 Uno Turbo
Legenda: Uno Turbo
Crédito: Divulgação/FCA

Tão cultuado quanto o Uno R, o primeiro uno turbo surgiu em fevereiro de 1994. Pela primeira vez na história da marca, um carro de passeio saía de fábrica com turbo compressor. O 0 a 100 km/h nesse caso era em 9,2 segundos e a velocidade máxima era de 195 km/h, bons números até hoje. Também tinha resfriador de ar para aumentar a eficiência do turbo e radiador de óleo a fim de manter a temperatura do lubrificante em níveis seguros. O motor 1.4 gerava bons 118 cv e 17,5 kgf.m, sendo o mais potente feito até hoje.

GRAZIE MILLE

 Fiat Grazie Mille
Legenda: Fiat Grazie Mille

Por força da lei, o Uno Mille precisou ser aposentado. Obviamente a Fiat não deixaria tantos anos de história serem simplesmente substituídos pela nova geração que já era vendida há quase três anos. Por isso, criou a série com tiragem limitada a 2 mil unidades numeradas do modelo. Considerada um clássico instantâneo, era vendido na exclusiva cor Verde Saquarema.

UNO 1.3 SPORTING

 Fiat Uno Sporting
Legenda: Fiat Uno Sporting

Você pode nos achar louco por colocar um dos novos Uno em meio aos "raiz". Apesar do visual arredondado, a nova geração do compacto manteve sua essência com formas quadradas de cantos arredondados. Não bastasse isso, o motor 1.3 FireFly de até 109 cv é interessantíssimo. Com boa potência e torque em baixas rotações, garante boa dirigibilidade. A configuração ainda se destaca por oferecer controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas.

UNO COM ESCADA NO TETO

 Uno com escada no teto
Legenda: Uno com escada no teto

Não sabemos qual será o futuro do Uno. Virar um elétrico? Aposentar? Quem sabe... No entanto, o modelo está cravado na história do automóvel no Brasil e também da Fiat. Em breve também deverá ganhar um status de ícone da cultura pop e ser ainda mais cultuado, como aconteceu com o Fusca. A marca sabe disso. Sabe também que um dos principais clientes para o Uno eram as empresas, que eventualmente precisavam de frotas para seus funcionários. Com isso, criou-se o meme do Fiat Uno com escada no teto. A marca se aproveitou disso e criou um comercial simulando uma corrida entre os "carros de firma" para revelar o nome do Cronos em 2016.

VÍDEO RELACIONADO

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors