Quando pensamos que a Ferrari já fez tudo o que era possível para nos impressionar, a marca italiana vem com para mostrar que estamos errados. E lá vem ela de novo: um novo modelo está prestes a ser produzido pela marca do cavallino rampante.
O novo modelo chama-se F80. É o primeiro totalmente novo em uma década - a última foi a Ferrai LaFerrari. E como sabemos que quem gosta desse tipo de carro quer saber mesmo sobre motore desempenho, vamos logo a isso.
A F80 terá um motor que produzirá até 1.200 cv de potência. Com ele, será capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 2 segundos - índice digno das mais rápidas motocicletas esportivas produzidas em série do mundo.
Quer mais números de desempenho? A F80 chegará a 200 km/h em 5,7 e sua velocidade máxima será de 350 km/h.
Vale destacar que a motorização será híbrida: um V6 somado a três motores elétricos. O térmico de 3.0 litros produz, sozinho, 900 cv de potência. Aó os três elétricos entram com o resto para chegar à potência combinada de 1.200 cv.
A F80 será a Ferrari mais potente já construída e, por isso, mais que um esportivo, entrará na categoria de "hipercarros". São aqueles modelos cujo desempenho supera os dos esportivos mais tradicionais.
Outro detalhe interessante é que o motor V6 3.0 não é exatamente novo. Deriva do usado pela Ferrari 296 de rua e do carro de competição 499P Le Mans.
Teve modificações, claro. Os tempos de ignição e de injeção são diferentes e a pressão da câmara de combustão aumentou em 20%.
O câmbio de oito marchas, por sua vez, foi recalibrado para aguentar essa força adicional e há "turbos elétricos" para eliminar o turbo lag do motor térmico.
Dois dos motores elétricos vão no eixo dianteiro, enquanto o terceiro está no eixo traseiro. Este tem três funções: dar a partida no motor a gasolina, recuperar energia e adicionar torque quando necessário.
Os três têm função regenerativa e são conectados a um conjunto de baterias de lítio de 800 Volts com capacidade total de 2,3 kWh, que produz, sozinha, 329 cv.
Já o chassi da F80 é de fibra de carbono, materiais compostos e alumínio. No interior, apenas dois assentos, painel voltado para o motorista, bancos tipo concha - o do motorista com ajustes e o do passageiro, fixo.
O design foi criado no Centro de Estilo da Ferrari em Maranello, e herdou algumas coisas dos carros da Fórmula Um. Caso da frente "bicuda" e do teto baixo, que ajudam a gerar um downforce de mil quilos a 260 km/h lá na parte dianteira.
Por fim, a F80 terá modos de condução híbrido, desempenho e qualificação - e nenhum 100% elétrico. O híbrido prioriza a recuperação de energia e a carga da bateria, o modo performance entrega mais potência e mantém a bateria em 70% e o qualify faz a casa cair ao liberar toda a potência da F80.
Com freios especialmente desenvolvidos coma Brembo e suspensões ativas, a F80 usará pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 ou Pilot Sport Cup 2R, com medidas 285/30 na frente e 345/30 atrás.
E, sintonizada com os tempos atuais, terá assistências à direção: frenagem automática, aviso de saída de faixa, manutenção de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.
O preço do brinquedo? Bem, a Ferrari F80 vai custar 3,6 milhões de euros, ou aproximadamente R$ 22 milhões. Além de ser a mais potente de todos os tempos, a F80 também será a mais cara da história. Apenas 799 unidades serão feitas - entre o final de 2025 e meados de 2027.
Faça o anúncio do seu carro na Webmotors e seja visto por mais de 80 milhões de possíveis compradores. Somos o melhor site para você vender seu carro com rapidez, segurança e conseguir o melhor negócio.
Na Webmotors você paga apenas o anúncio, nós não cobramos uma porcentagem da venda do seu veículo. Seja para trocar de carro ou para garantir uma grana extra, aproveite e faça o seu anúncio. CLIQUE AQUI e crie seu anúncio com desconto!