Conheça as gerações do Chevrolet Opala

Modelo foi produzido de 1968 até 1992, marcou gerações e foi sonho de consumo de muitos brasileiros

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Conheça as gerações do Chevrolet Opala
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Poucos carros antigos despertam lembranças e emoções no público brasileiro. Aguçam a nossa nostalgia. O primeiro deles, sem dúvidas, é o Fusca. Logo em seguida, o veículo mais lembrado é o Chevrolet Opala.

E vamos falar sobre esse ícone da indústria automotiva brasileira. Iremos destrinchar um pouquinho das gerações desse modelo, que foi produzido entre 1968 e 1992, e era sonho de consumo de muitos brasileiros.

Recorde a história do Chevrolet Opala

1ª Geração - 1968 a 1980

Chevrolet Opala No Rio com céu azul e Cristo Redentor ao fundo
O Opala foi apresentado no Salão do Automóvel de 1968
Crédito: Divulgação

Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 1968, o Opala foi o primeiro carro de passeio da Chevrolet produzido no Brasil. Anteriormente, a marca tinha apenas picapes e utilitários. Inicialmente, o modelo chegou com carroceria sedã de quatro portas e espaço para seis ocupantes. Três no banco da frente e três no banco traseiro. Em 1971, o modelo ganhou a opção de carroceria duas portas cupê, além da tão desejada versão SS.

Opala SS
Versão SS é uma das mais desejadas e valorizadas do Opala
Crédito: Clube do Opala SP

Em 1975, junto com a primeira reestilização do modelo, chegou a Caravan, versão perua do Opala. Ela durou mais cinco anos, até que o modelo recebeu uma mudança mais profunda e, por sua vez, ganhou uma nova geração.

2ª Geração - 1980 a 1992

Chevrolet Opala 1980
Chevrolet Opala 1980 trocou de geração e estreou visual quadrado que fez muito sucesso
Crédito: Divulgação

Com visual mais moderno, o Opala começou a última parte da sua vida com linhas mais retangulares, como mandavam os anos 80. As mudanças também se estenderam para a Caravan, que adotava um desenho bastante semelhante.

Chevrolet Opala viatura PMESP
Chevrolet Opala também fez sucesso como viatura policial
Crédito: Reprodução

O Opala foi utilizado como carro oficial por diversos órgãos governamentais por anos. Sua última alteração visual veio em 1988, seu último respiro antes de sair de linha, em 1992.

Comentários