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Conheça cinco pais de importantes marcas de carros

Veja quais são as figuras por trás da criação de algumas das mais tradicionais empresas da indústria automobilística

por Marcus Celestino

A seara automobilística ficou marcada por alguns, digamos, papais. Estes desbravadores ajudaram a conceber, a construir a indústria. Sem eles, as coisas certamente levariam mais tempo para caminhar, para evoluir. Você sabe quem os pais das principais marcas de carros? Conhece estas figuras históricas?
Mostramos para você cinco fundadores de marcas automotivas emblemáticas, que até hoje fazem parte do mercado. No Dia dos Pais, nada mais justo que lhes apresentar a estes importantes papais da indústria, cujos filhos até hoje nos levam para passear. Confira!
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Fundadores de grandes marcas de carros

William C. Durant

Considerado um dos pioneiros da indústria automobilística norte-americana, Durant assumiu o controle da Buick, que estava apertada financeiramente, em 1904. Em 1908, ao lado de Frederic L. Smith, aproveita a estrutura da Buick e funda a General Motors Company. Dois anos depois, porém, o empresário seria removido da gestão da montadora.

Em 1911, em parceria com o piloto suíço Louis Chevrolet, ele cria a Chevrolet Motor Company. No ano de 1914, problemas entre os dois fazem com que Durant compre a fatia da empresa que pertencia ao então sócio. Posteriormente, com o sucesso de vendas do Series 490, ele conseguiu ter condições financeiras para retomar o controle da General Motors. Em 1917, se tornou presidente da GM e transformou a Chevrolet numa divisão da empresa.
Além de General Motors e Chevrolet, William C. Durant também foi o grande responsável pelo sucesso da Frigidaire. Em 1918, ele se tornou o principal investidor da fábrica de eletrodomésticos que foi controlada pela GM até o fim da década de 1970.

André-Gustave Citroën

Graduado na École Polytechnique, uma das mais célebres escolas de engenharia do mundo, André-Gustave Citroën iniciou sua carreira de industrialista na produção de armamentos para a França. A decisão de voltar suas forças para a fabricação de automóveis veio em 1916. Seguiu a receita de Henry Ford (outro dos nossos fundadores de marcas de carros, do qual falaremos abaixo), e sua companhia desenvolveu, em 1919, o Type A.

Embora seu fundador tenha sido um visionário e marketeiro de marca maior, a Citroën enfrentou muitos problemas financeiros nos seus primeiros anos. Ainda em 1919, André Citroën quase vendeu a companhia para a General Motors, mas o acordo não foi para frente.
Em 1934, ele pede falência. Em 1935, a Michelin toma o controle do fabricante de automóveis, e Pierre Michelin se torna presidente da empresa. André Citroën morreria no mesmo ano, em decorrência de um câncer.

Armand Peugeot

A empresa familiar já existia desde 1810, mas quem a transformou em indústria do ramo automobilístico foi Armand Peugeot. Assim, como um dos fundadores de marcas de carros que destacamos nessa reportagem, Armand foi o grande responsável pela construção do primeiro  automóvel da companhia. Em parceria com Léon Serpollet, desenvolveu triciclo a vapor. No ano seguinte, montou o Type 2, quadriciclo a gasolina.

Em 1896, por discordâncias familiares, Armand fundou a Societè des Automobiles Peugeot. Ele viria a morrer em 1915, pouco mais de uma década antes do lançamento do 201. O emblemático modelo foi a entrada da marca na era do automóvel industrial e, de acordo com o próprio fabricante, “serviu de ponto de partida para a criação da primeira gama de veículos novos da Peugeot”.

Giovanni Agnelli

Antes de fundar uma das marcas de carros mais famosas da história, Giovanni Agnelli fez carreira militar. Em 1895, ele voltou para sua cidade natal, Villar Perosa, e se tornou prefeito do município. Na época, ouviu relatos sobre a carruagem sem cavalo que havia sido inventada e colocou em prática o seu tino empresarial.

Em 1899, ele liderou o grupo que fundou a Fabbrica Italiana di Automobili Torino, a Fiat. A visão de Agnelli fez com que a empresa, poucos anos depois, entrasse na bolsa de valores de Milão. O empresário tocou a Fiat até 1945, ano de sua morte. Em 2014, a Fiat S.p.A deixou de existir para se tornar a Fiat Chrysler Automobiles.

Henry Ford

O industrialista começou a trabalhar em veículos automotores com mais afinco no início dos anos 1890. Após promoção na Edison Illuminating Company, empresa do inventor da lâmpada incandescente, Henry Ford teve tempo para se dedicar ao desenvolvimento do seu quadriciclo. Anos depois, em 1899, ele fundaria a Detroit Automobile Company (DAC). No entanto, a companhia fracassaria, tendo produzido apenas pouco mais de uma dezena de unidades.

Em 1901, Ford criou a Henry Ford Company. No entanto, por discordâncias, o industriário seria demitido pela diretoria da empresa. A companhia passou a ser comandada por Henry Leland e, no ano seguinte, se tornou a Cadillac Motor Company.
A terceira e última tentativa de Henry Ford a criar uma montadora veio em 1903. Aos 40 anos, com a ajuda de outros 11 investidores, fundou a Ford Motor Company. O fabricante viria a se tornar o primeiro a aplicar a montagem em série na produção de veículos e lançaria em sua primeira fase modelos que revolucionaram os transportes, como o Model T.

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