No trânsito muitos vezes presenciamos uma disputa de espaço entre carros e motos, mas a verdade é que existem muitas pessoas amam carros e motos, assim como nós da Webmotors.
A ligação entre os mundos de duas e quatro rodas também é comum no universo das fabricantes, com empresas que fazem os dois tipos de veículos. Alguns crossovers são bem documentados (BMW, por exemplo), mas outros são menos óbvios.
Nós juntamos nossas cabeças e criamos uma listinha cinco exemplos. E olha só: algumas fabricantes estão presentes fortemente em nosso mercado. Outra chegam a ser até surpreendentes.
A Honda é há muito tempo uma das maiores fabricantes de motos do mundo, mas tanto seus carros quanto suas motos estão impregnados da história da marca.

Soichiro Honda começou a fabricar anéis de pistão para a Toyota na década de 1930 antes de fazer a transição para bicicletas motorizadas na década de 1940 e no período pós-guerra.
Atualmente, a marca vende mais de 18 milhões de motocicletas por ano, enquanto seus carros de alto desempenho dos anos 1990 e início dos anos 2000 têm um dos maiores seguidores cult do setor.
Aqui no Brasil, a Honda domina o mercado de motos e figura entre as dez principais no segmento dos carros.
A BMW é um ícone tanto no cenário de carros quanto no de motos, tendo criado algumas das máquinas mais lendárias em ambas as áreas.
O M3 e o M5 são dois dos sedãs esportivos mais famosos que já existiram, enquanto a moto de aventura GS e a supermoto S 1000 RR reescreveram as regras de seus respectivos segmentos.
A marca bávara começou a produzir motocicletas em 1923 e expandiu para carros cinco anos depois, embora ambas as operações fossem secundárias à sua função inicial e principal - que era a de ser produtora de motores de aeronaves.
Hoje em dia, a BMW atende a quase todos os setores da indústria automobilística premium, exceto veículos off-road e supercarros, enquanto a BMW Motorrad está presente na maioria dos principais segmentos de motocicletas, fora do cenário de motos de terra.
A Suzuki talvez tenha o maior contraste entre suas linhas de carros e motos do que qualquer outro fabricante nesta lista.
A marca japonesa nunca foi conhecida por carros de alto desempenho — um ponto comprovado pelo Jimny, Vitara, Swift, etc. — e, no entanto, essa é a própria definição de seus esforços em motos.
A GSX R 750 original é amplamente considerada a supermoto original; a Hayabusa demoliu a Honda CBR 1100XX Blackbird para se tornar a moto mais rápida do mundo em 1999 e também foi a primeira a ultrapassar os 300 km/h.
A Suzuki ainda tem um conjunto completo de motos de desempenho ameaçadoras na manga, junto com muitas motos de turismo, de aventura e de terra. E não vamos esquecer a venerável DR-Z 400 – uma das motos esportivas duplas mais amadas do mundo.
A KTM não brinca – o que importa é o desempenho.
Inegavelmente fabricante completa de motos, a linha atual da KTM (sem grande representatividade no Brasil, é verdade) oferece o máximo desempenho e capacidade em todos os segmentos, desde motos de entrada até as superbikes, passando por modelos de trilha e aventura.
O mesmo vale para o empreendimento automotivo singular da marca austríaca: o X-Bow.
Concebido como o brinquedo de pista definitivo e sem dúvida destinado a injetar no automobilismo de quatro rodas um pouco de crueza que só uma moto pode oferecer, o carro esportivo da KTM tem dois lugares, não tem teto, pesa menos de 900 kg e tem níveis de potência de um hatch de última geração.
Embora não sejam estritamente motos, como Hayabusa, Super Duke ou R 1250 GS Adventure, a Peugeot hoje é uma produtora de scooters.
Uma das marcas de carros mais antigas do mundo, a Peugeot produziu alguns dos melhores sedãs de alto desempenho e hatches esportivos do século 20 e agora produz hatches e SUVs de luxo.
Mas você pode não saber que a Peugeot também é a marca de motocicletas mais antiga ainda em existência.
Ela construiu sua primeira motocicleta em 1898, embora usasse motor de um De Dion-Bouton. Como nota lateral, a história inicial do automóvel da Peugeot foi ligada a Gottlieb Daimler, que construiu a Daimler-Reitwagen em 1885 com Wilhelm Maybach, reconhecida por muitos como a primeira moto do mundo.
Hoje, a Peugeot Motorcycles oferece quatro linhas distintas de scooters variando entre 50 a 400 cc, mas o braço de duas rodas não faz mais parte da marca de carros. Foi propriedade da gigante indiana Mahindra de 2014 a 2023 e agora é propriedade da empresa alemã Mutares.



Email enviado com sucesso!