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Conheça a linha Touring 2019 da Harley-Davidson

Os modelos estão mais potentes e agora contam com novo sistema de infotainment compatível com Apple CarPlay

por Karina Simões

Tem Apple CarPlay? Geralmente fazemos essa pergunta quando queremos saber detalhes da central multimídia de algum carro, certo? Mas se alguém te perguntar se a Harley-Davidson Ultra Limited 2019 vem com o sistema de espelhamento para iOS, pode responder que sim.
Neste ano, as mudanças para a linha Touring 2019 da Harley foram além de cores e grafismos. As motocicletas da família Road King, Street Glide, Road Glide e Ultra Limited - leia, as mais desejadas entre os harleyros -, ganharam motor Milwauke-Eight 114 e uma central multimídia mais rápida, responsiva e compatível com Apple CarPlay.
Fomos até Mérida, no México, para conhecer parte desta linha, que está sendo comercializada no Brasil desde novembro com preços que vão dos R$ 79.900 até os R$ 105.700.

Boom! Box GTS
As motocicletas da linha Touring são grandalhonas, daquelas que você pode sair para dar uma voltinha e acabar em outro país. Para seduzir os fãs da marca e dar aquele upgrade na viagem, nada como uma central de infotainment com tudo o que o piloto tem direito. O sistema que equipava as motos antes cumpria bem seu papel, mas para a linha 2019 a tecnologia foi aprimorada. A tela sensível ao toque de 6,5 polegadas é simples, intuitiva e tem respostas mais rápidas.

Você pode tocar na tela e alterar as funções do aparelho mesmo utilizando luvas ou se estiver caindo uma baita chuva. Além da compatibilidade com smarthphones da Apple, há reconhecimento de voz para doze idiomas, bluetooth e navegador GPS. O pareamento não funciona com o sistema Android. Não é a primeira vez que o AppleCarPlay está disponível para motos, o sistema estreou na Honda GL 1800 Gold Wing.
Se o que você curte mesmo é ouvir um som enquanto pilota, vai curtir muito rodar nas novas Touring. Pelo pareamento, rapidamente você tem acesso à todas as suas playlists do Spotify. E que maravilha é pilotar ouvindo um som! Se você não tiver o app ou se seu celular for do tipo Android, coloque algumas músicas em um pen drive e espete na entrada que fica dentro do porta-objetos do lado direito.

Comecei pilotando a Ultra Limited (parte de R$ 102.900) e na primeira parada no test ride sugeriram que eu experimentasse a Street Glide Special (parte de R$ 95.400). Ela é menor e mais leve que a Ultra - são 379 kg contra 416 kg - e o peso a menos garante mais agilidade ao modelo. O visual é bagger, com baús laterais rígidos e sem porta bagagem na traseira ou encosto para o passageiro, que viaja com menos conforto em um assento mais estreito.

Em poucos minutos com a Street eu já queria destrocar de moto. Não só por causa do conforto da Ultra Limited, mas porque diferentemente da Street, que tem arrefecimento a ar e óleo, a Ultra Limited e a Road Glide Ultra têm refrigeração líquida. Ela esquenta, mas esquenta menos, e naquele sol escaldante do México fazia diferença. A versão da Street Glide que peguei para teste não tinha compatibilidade com Apple CaPplay, mas a Harley garantiu que para o Brasil o sistema é oferecido de série nos modelos com a central Boom! Box GTS. Da família, as únicas motos que não contam com a central são a Road King Classic e Road King Special.
“Novo Motor”
O Milwaukee-Eight 114 não é exatamente uma novidade, ele já equipava algumas versões mais caras da linha Touring. Agora, os modelos da linha são equipados com a versão mais potente do ME, exceto a Road King Classic, equipada com a versão 107 do propulsor.
O torque máximo é de 17 kgf.m a 3.000 rpm e como de costume a Harley não declara a potência, que estima-se que gire em torno dos 90 cv. O câmbio tem seis marchas e a cada troca você sente aquele tranquinho típico das H-D.

Pensar que a Ultra começou com um motor de 1.340 cm³ e agora está nos 1.868 cm³ é uma evolução e tanto. Para os padrões da Harley-Davidson, os motores Milwaukee são modernos e eficientes, com respostas rápidas e pouca vibração.

Para todos os gostos
Os modelos da família diferem bastante no visual. A Street Glide agrada os badboys com a dianteira Batwing, a Ultra Limited agrada os fãs mais conservadores com um visual mais clássico e o trio de faróis redondinhos enquanto a Road Glide agrada... hum, hei de confessar que embora ela agrade na posição de pilotagem o visual é de gosto duvidoso. Recebi mensagens de seguidores comparando o conjunto ótico do modelo com o farol da falecida VW Brasília. E não é que lembra mesmo? Enfim, gosto não se discute, o importante é termos opções para escolher.

De toda a família Touring, gostei mais da companhia da Ultra. Realizar pequenas manobras com uma moto de 416 kg não é tarefa das mais fáceis, especialmente se você não tiver altura suficiente para apoiar os dois pés no chão, mas depois que colocamos a moto em movimento, ela vira um brinquedo.
Harley-Davidson é, sem dúvida, um estilo de vida, ou você ama ou torce o nariz. A evolução mecânica em todo o line-up é nítida, a começar pelos motores Milwaukee, pela tecnologia embarcada nas motos, pela preocupação em se reinventar no design dentro de cada família (Sportster, Softail, Touring e CVO). E segundo a Harley, este é apenas o começo, muito mais está por vir.

Se você é fã da Haley e curte uma estrada, confira os preços da linha Touring 2019:
Road King Special – parte de R$ 82.400
Road King Classic – parte de R$ 79.900
Street Glide Special – parte de R$ 95.400
Ultra Limited – parte de R$ 102.900
Road Glide Special – parte de R$ 97.400
Road Glide Ultra – parte de R$ 101.900

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