Até chegar na etapa de produção, um carro passa por muitos processos dentro de uma montadora. O design é um deles. É nessa fase que os carros são "lapidados" até chegar ao modelo vemos nas ruas. Mas nem todos chegam lá.
O designer aposentado da Volkswagen Luiz Alberto Veiga, que assina projetos icônicos como os do Gol "bolinha" e do Fox, compartilhou recentemente fotos de projetos que chegaram perto de sair do papel, mas foram para a gaveta: uma Kombi atualizada e um Gol com um quê de Golf.
No caso da Kombi, foram dois mock-ups externos e um interno. As fotos mostram ideias para a dianteira em uma possível renovação mais profunda da Kombi, bem antes de sua partida. Veiga trabalhou na Volkswagen por 40 anos e encerrou sua passagem na empresa em 2016. Então viu de perto toda a trajetória da perua, que permaneceu 57 anos em produção.

Em uma dessas projeções, os faróis dianteiros têm dupla parábola, com setas nas extremidades da grade superior. Já na segunda proposta, o visual é mais horizontal e exibe conjunto de iluminação retangular, com as setas nas extremidades da peça.
Nas duas projeções, o para-choque dianteiro seria de plástico, com acabamento na cor preta na parte inferior - ou sem o detalhe. O mock-up também previa uma possível renovação do interior da Kombi. Na proposta, o painel é semelhante ao do Gol e tem proteção na coluna de direção.
Veiga não explica quando a projeção foi feita, mas a placa com a inscrição "1997" sugere o ano. Foi nessa época que a Kombi passou por ajustes que elevaram seu teto em 10 cm e também adicionaram uma nova versão de luxo, a Carat, que tinha porta lateral corrediça e vidros laterais maiores e inteiriços.
Já a postagem sobre o Gol traz o modelo que serviu de base para a segunda geração do modelo - a que vemos nas ruas. A foto mostra o hatch de lado, onde chamam atenção as linhas das portas e da coluna "C", mais larga, como era no Golf importado de terceira geração. A Parati que aparece ao lado do Gol, segundo Veiga, era uma versão GTI, flagrada antes de chegar às ruas.
Na postagem da Kombi, o designer explicou que o projeto não andou por conta de exigências de segurança. "Fundo do baú: juro que nós tentamos. Durante toda minha carreira tentamos fazer um upgrade na velha senhora, mas, no fim, as novas exigências de segurança determinaram o encerramento da produção de um dos mais inteligentes automóveis de trabalho de todos os tempos", lamentou o designer.



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