Conheça o Gol e a Kombi que não saíram do papel

Designer aposentado da VW revela propostas visuais para segunda geração do hatch e para perua que nunca chegaram às ruas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Conheça o Gol e a Kombi que não saíram do papel
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Até chegar na etapa de produção, um carro passa por muitos processos dentro de uma montadora. O design é um deles. É nessa fase que os carros são "lapidados" até chegar ao modelo vemos nas ruas. Mas nem todos chegam lá.

O designer aposentado da Volkswagen Luiz Alberto Veiga, que assina projetos icônicos como os do Gol "bolinha" e do Fox, compartilhou recentemente fotos de projetos que chegaram perto de sair do papel, mas foram para a gaveta: uma Kombi atualizada e um Gol com um quê de Golf.

No caso da Kombi, foram dois mock-ups externos e um interno. As fotos mostram ideias para a dianteira em uma possível renovação mais profunda da Kombi, bem antes de sua partida. Veiga trabalhou na Volkswagen por 40 anos e encerrou sua passagem na empresa em 2016.  Então viu de perto toda a trajetória da perua, que permaneceu 57 anos em produção.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

 

Nova Kombi Destaque
As projeções para as mudanças na Kombi: opção por faróis com dupla parábola ou retangulares
Crédito: Reprodução / Luiz Alberto Veiga
toggle button

Em uma dessas projeções, os faróis dianteiros têm dupla parábola, com setas nas extremidades da grade superior. Já na segunda proposta, o visual é mais horizontal e exibe conjunto de iluminação retangular, com as setas nas extremidades da peça.

Nas duas projeções, o para-choque dianteiro seria de plástico, com acabamento na cor preta na parte inferior - ou sem o detalhe. O mock-up também previa uma possível renovação do interior da Kombi. Na proposta, o painel é semelhante ao do Gol e tem proteção na coluna de direção.

A imagem também mostra ajustes que deixariam o interior da Kombi mais moderno. Repare no contorno do painel
Crédito: Reprodução / Luiz Alberto Veiga
toggle button

Veiga não explica quando a projeção foi feita, mas a placa com a inscrição "1997" sugere o ano. Foi nessa época que a Kombi passou por ajustes que elevaram seu teto em 10 cm e também adicionaram uma nova versão de luxo, a Carat, que tinha porta lateral corrediça e vidros laterais maiores e inteiriços.

As projeções podem ter sido feitas em 1997, quando a Volkswagen lançou a versão luxo Carat
Crédito: Reprodução / Luiz Alberto Veiga
toggle button

Já a postagem sobre o Gol traz o modelo que serviu de base para a segunda geração do modelo - a que vemos nas ruas. A foto mostra o hatch de lado, onde chamam atenção as linhas das portas e da coluna "C", mais larga, como era no Golf importado de terceira geração. A Parati que aparece ao lado do Gol, segundo Veiga, era uma versão GTI, flagrada antes de chegar às ruas.

O Gol "bolinha" dentro do centro de design da Volkswagen: colunas "C" (traseiras) largas, com no Golf da época
Crédito: Reprodução / Luiz Alberto Veiga
toggle button

Na postagem da Kombi, o designer explicou que o projeto não andou por conta de exigências de segurança. "Fundo do baú: juro que nós tentamos. Durante toda minha carreira tentamos fazer um upgrade na velha senhora, mas, no fim, as novas exigências de segurança determinaram o encerramento da produção de um dos mais inteligentes automóveis de trabalho de todos os tempos", lamentou o designer.

Comentários
Wid badge