Corolla recupera a coroa e Onix Plus leva rasteira

Enquanto o Chevrolet Onix perde fôlego na disputa, o Toyota Corolla recupera a coroa e outro rival aparece na disputa

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Corolla recupera a coroa e Onix Plus leva rasteira
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os sedãs já viveram dias de glória no Brasil, mas a invasão dos SUVs compactos e médios tomou grande parte do mercado. Ainda assim, alguns modelos seguem firmes na disputa, e fevereiro trouxe uma reviravolta inesperada no ranking dos mais vendidos.

Se no ano passado o Chevrolet Onix Plus dominou a categoria com folga, agora o modelo tem levado rasteira atrás de rasteira dos concorrentes.

De acordo com os números preliminares da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Toyota Corolla foi o sedã mais vendido em fevereiro, com 2.761 unidades emplacadas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Já a segunda posição trouxe uma surpresa: o Volkswagen Virtus, que passou o Onix Plus ao vender 2.132 unidades. O modelo da Chevrolet, que já reinou absoluto, caiu para o terceiro lugar, com 2.057 unidades.

O Volkswagen Virtus volta a figurar entre os sedãs mais vendidos: foi o segundo em fevereiro
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

O cenário fica ainda mais preocupante para o Fiat Cronos, que foi o líder entre os sedãs em janeiro, mas desapareceu do Top 20 carros mais vendidos em fevereiro. Vale lembrar que em janeiro o modelo registrou 3.313 unidades vendidas, o suficiente para superar o Onix Plus e o Corolla naquela ocasião.

A dança das cadeiras entre os sedãs

Se olharmos o histórico recente, a disputa entre os sedãs tem sido bastante dinâmica. Em 2024, o Onix Plus foi o campeão absoluto: anotou 59.560 unidades vendidas ao longo do ano.

O Cronos veio na sequência, com 44.392 unidades, e o Corolla fechou o pódio, com 37.668. Mas 2025 começou diferente: em janeiro, o Cronos surpreendeu ao liderar o segmento, seguido pelo Onix Plus e pelo Corolla.

Agora, com o balanço parcial de fevereiro, o jogo virou novamente. O Corolla, um veterano que sempre teve uma clientela fiel, recuperou o posto de mais vendido. O Virtus, por sua vez, deu um salto importante e ultrapassou o Onix Plus, que parece estar sentindo o golpe da concorrência.

Vale lembrar que a fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS), que produz o Onix e o Onix Plus, está com as atividades suspensas desde o dia 17 de fevereiro - e permanecerá assim até o dia 7 de março. O motivo é o alto estoque de veículos e, também, a adequação da linha de montagem ao novo ano/modelo, que será lançado em breve.

Como ficará o futuro da categoria no Brasil?

Apesar das mudanças no ranking, uma coisa é certa: o segmento dos sedãs está cada vez mais encolhido. Com os SUVs dominando as vendas, os modelos tradicionais de três volumes perderam espaço. O consumidor brasileiro tem priorizado veículos mais altos, que proporcionam maior sensação de segurança e têm espaço interno mais versátil.

O Fiat Cronos perdeu força e não está entre os 20 carros mais vendidos de fevereiro, até o momento
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

Ainda assim, o Toyota Corolla continua como referência no segmento, enquanto Virtus e Onix Plus brigam pela atenção dos consumidores. Já o Cronos, que começou o ano brilhando, precisa recuperar o fôlego para voltar a disputar as primeiras posições.

Será que essa tendência vai se manter nos próximos meses, ou teremos mais reviravoltas na categoria? A única certeza é que a briga pelos últimos espaços no mercado de sedãs continua acirrada.

Comentários