O canal de notícias da Webmotors

Corolla segue como o carro mais vendido do mundo

Veja a lista dos dez veículos líderes na preferência do público, quase toda formada por modelos vendidos no Brasil

por Redação WM1

Segundo dados da consultoria “Focus2Move”, o Toyota Corolla se mantém como o automóvel mais vendido do mundo nos primeiros quatro meses deste ano, com 297.471 unidades comercializadas. Reestilizado no Brasil em março passado, o modelo ocupa a sexta posição no ranking geral no país, com 17.905 emplacamentos no mesmo período e disparado na liderança isolada dos sedãs médios.


O “top ten” é quase todo formado quase totalmente por carros disponíveis no mercado brasileiro: Série F, da Ford, em segundo lugar, Volkswagen Golf, que aparece na terceira posição, Honda CR-V, em quarto lugar, Honda Civic, em quinto, Toyota RAV4, em sexto lugar, Ford Focus, em sétimo, Volkswagen Tiguan, em nono, e Toyota Hilux, na décima posição.


Considerando o mercado automotivo mundial, a “Focus2Move” aferiu um crescimento próximo de 4% no quadrimestre na comparação com os quatro peimeiros meses de 2016, com os SUVs representando 30% de todas as vendas de veículos no planeta – na China, quase 75% dos lançamentos no período foram de utilitários esportivos no quadrimestre.


Já no Brasil, de acordo com a Anfavea, a associação das montadoras, houve uma queda de 2,4% nas vendas de automóveis novos nos primeiros quatro meses de 2017, na comparação com igual período no ano passado.


Veja a lista completa dos dez carros mais vendidos do planeta este ano:


1 – Toyota Corolla



Com 297.471 unidades, o Corolla manteve a liderança, apesar da queda de 0,9% nas vendas do sedã, especialmente nos mercados do Oriente Médio e do norte da África. No Brasil, o modelo segue forte entre os dez mais vendidos do ranking geral, ajudado pela recente renovação, que deu ao Corolla nova frente e controles de tração e estabilidade de série.


2 – Ford Série F



O utilitário da Ford subiu do terceiro lugar para a segunda posição, somando 244.709 unidades vendidas, a grande maioria nos Estados Unidos, registrando uma alta de 9,8%. Com isso, a linha de modelos é séria candidata a ser o quarto modelo na história com mais de 1 milhão de veículos comercializados em um ano fiscal, ao lado de Corolla, Focus e Golf. No Brasil, a Série F é vendida apenas em versões chassi-cabine. A configuração F350 vendeu no primeiro quadrimestre 281 exemplares, ocupando a segunda posição no segmento de caminhões semileves.


3 – Volkswagen Golf



O hatch médio da Volkswagen caiu do segundo para o terceiro posto no ranking, com 220.140 emplacamentos (-10,1%) e tem o lugar ameaçado pelo crescimento do Honda CR-V. No Brasil, o Golf somou 1.771 unidades no período, figurando em 46º lugar no ranking geral e na segunda posição entre os hatches médios.


4 – Honda CR-V



Se no Brasil o SUV da Honda mais vendido é o compacto HR-V, com 14.753 emplacamentos, aparecendo em oitavo no ranking geral e em primeiro no segmento de utilitários esportivos, no mundo ele é o quarto automóvel mais comercializado no quadrimestre, com 214.144 unidades, encostando no Golf - e o utilitário esportivo líder em vendas no mundo. Com alta de 14,4%, subiu uma posição. Aqui, o CR-V teve apenas 477 veículos vendidos de janeiro a abril de 2017, ocupando o 29º lugar na lista de SUVs. Em breve, a quinta geração desembarca no mercado local.


5 – Honda Civic



A quinta posição pertence ao sedã da Honda (179.225), com alta de 29%, responsável pela subida de 11 posições na lista. Essa alta expressiva é explicada pelo sucesso da décima geração do Civic, recentemente lançada no mercado europeu e que estreou no Brasil há cerca de um ano. Aqui, o modelo da Honda somou 9.830 unidades vendidas, figurando em 19º no ranking geral e na segunda posição entre os sedãs médios, perdendo justamente para o Corolla.


6 – Toyota RAV4



Na sequência aparece o RAV4, modelo da Toyota que concorre com o Honda CR-V, com 175.049 exemplares comercializados, o que lhe garantiu uma alta de 6% e o ganho de três colocações na lista global. Aqui, o SUV recebeu uma reestilização no mês passado, mas as vendas são tímidas: o modelo nem aparece na lista de 40 utilitários esportivos mais comercializados nos quatro primeiros meses de 2017, cujo último integrante, o BMW X4, teve apenas 146 emplacamentos no período.


7 – Ford Focus



A sétima posição é do Focus, com 172.927 unidades e uma queda de 9,1% na comparação com os primeiros quatro meses de 2016, período no qual foi o quarto automóvel mais vendido do mundo. No mercado brasileiro, o modelo da Ford acumulou 1.343 emplacamentos este ano, aparecendo em terceiro lugar no ranking de hatches médios mais comercializados do país. Nos mercados europeu e norte-americano, o Focus está prestes a ganhar uma nova geração, que não está confirmada para o Brasil.


8 – Volkswagen Polo



O Polo é o único veículo do ranking que hoje não está disponível no mercado brasileiro, mas isso está bem perto de mudar, com o início da produção no Brasil da nova geração do hatch compacto marcado para julho, com vendas começando no fim do ano, quase simultaneamente com o mercado europeu. No mundo, o modelo da Volkswagen somou 170.984 vendas, com uma queda de 4,1% e duas posições – em parte, o desempenho mais fraco pode ser explicado justamente pela iminência da chegada do novo modelo, que costuma levar os clientes a adiarem a compra.


9 – Volkswagen Tiguan



O terceiro modelo da Volkswagen na lista deste ano aparece pela primeira vez no “top ten” da “Focus2Move”, com 170.736 unidades comercializadas, com elevação de 44,7% e ganho de 13 posições. O Tiguan recentemente teve a segunda geração lançada na Europa, que chega aos Estados Unidos em breve e ao Brasil nos próximos meses, com importação do México e com a nova versão Allspace, com sete lugares. A primeira geração, ainda à venda no mercado brasileiro, teve 277 exemplares vendidos aqui de janeiro a abril de 2017, em 34º na lista de SUVs.


10 – Toyota Hilux



O segundo veículo utilitário do ranking e terceiro da Toyota a figurar na lista é a picape Hilux, que soma 168.370 veículos vendidos, representando uma alta de 1,8%, apesar da queda de duas posições na lista dos dez mais vendidos do planeta. Aqui, ela teve 9.921 unidades emplacadas, ocupando a segunda posição do segmento de picapes médias e grandes.


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas