Couro ou sintético?

Veja a diferença entre os dois materiais mais usados
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Geraldo Simões
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Desde os primórdios da civilização o Homem usa a pele animal para se proteger e vestir. As características naturais da pele favorecem tanto a resistência, quanto a versatilidade e equilíbrio térmico.

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Mas foi só na Primeira Guerra Mundial que os aviadores adotaram o casaco de couro como uniforme, tanto na versão jaqueta, curta, quando na parca, mais comprida. E o couro bovino naturalmente ocupou a preferência.

 

Com a popularização da motocicleta como meio de transporte nada mais elementar do que buscar no couro a proteção aos ferimentos causados pelas quedas. Afinal, o boi já cedeu sua pele para que a do motociclista ficasse intacta.

 

Até o hoje o couro animal é insuperável em alguns aspectos para a proteção de motociclistas. Mas não impede que produtos sintéticos como náilon e poliéster tenham se popularizado em função de algumas qualidades. Veja as principais características dos dois materiais.

 

Couro - Por ser um material orgânico tem prazo de validade. Que depende basicamente dos cuidados e armazenamento. O melhor produto para conservar couro é o mesmo que usamos em nossa pele: creme hidratante! E nunca deixe secar no sol, sempre na sombra.


O couro tem uma amplitude térmica muito grande e permite a utilização tanto no calor quanto no frio. Porém não é impermeável e quando molhado absorve bastante umidade, chegando a aumentar bem o peso. Por isso ele só deve ser usado na chuva se for coberto por uma capa impermeável.

 

A grande vantagem do couro é o alto ponto de fusão. Quando o motociclista cai e rola no asfalto esse atrito gera calor que passa fácil dos 100ºC. O couro resiste às altas temperaturas da abrasão e dificilmente o tecido se rompe. Ninguém nunca viu uma vaca derretendo sob o mais tórrido sol tropical.

 

Poliéster - Conhecido genericamente como Cordura, na verdade esse nome é marca registrada da DuPont. Trata-se de um tecido sintético que pode ter seus fios mais ou menos grossos, conforme a especificação técnica. É mais versátil do que o couro porque oferece maior impermeabilidade e até repele a água. Alguns casos pode receber forro 100% impermeável. No entanto tem pior troca de calor e seu uso em dias quentes provoca muito suor e desconforto.

 

Alguns modelos ventilados conseguem um bom compromisso entre resistência e troca de calor. Mas evidentemente exigem uma capa ou forro impermeável. O que joga contra o tecido sintético é seu ponto de fusão mais baixo. Um caso de queda o calor gerado pelo atrito praticamente derrete o poliéster, abrindo em vários pontos. Por isso é muito importante que as peças tenham reforços internos de espuma EVA. São esses reforços que garantem a pele do motociclistas nos pontos mais vulneráveis como cotovelos, ombros e costas.

 

Outra vantagem do material sintético é a versatilidade. Um conjunto de couro, dependendo no nível de sofisticação, é muito específico para uso nas motos. Dificilmente alguém sai andando pela rua vestindo uma calça de couro, cheia de proteções externas. Já o conjunto de poliéster pode ser usado sem deixar a pessoa com a aparência de um astro do rock.

 

Uma das perguntas mais frequentes é sobre as vantagens e desvantagens dos macacões de couro integral ou de duas peças. Basicamente a regra é simples: se for usar em pistas de corrida, em competição, o macacão deve obrigatoriamente ser integral, porque em caso de queda em alta velocidade o zíper da cintura pode se abrir e expor a pele. Já para o uso na estrada, o macacão de duas peças é mais versátil e confortável porque permite que o motociclista retire o casaco nas paradas para almoço, descanso etc.

Uma dica esperta para quem usa motos de alto desempenho na estrada é o protetor de coluna, uma peça que funciona como se fosse o exoesqueleto de um inseto e impede que a coluna vire no sentido anti-natural, assim como em caso de impacto. Em competições já é obrigatório.