Curso de reciclagem pode zerar pontos na CNH

Medida do Detran de São Paulo é válida apenas para motoristas que exercem atividade remunerada nas categorias C, D e E

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Curso de reciclagem pode zerar pontos na CNH
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa pode se tornar uma grande dor de cabeça. Ainda mais para aqueles que dependem dela para trabalhar. A partir de agora, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) vai estender o curso opcional de reciclagem – oferecido até então somente aos condutores com a CNH caçada – para motoristas que exercem atividade remunerada.

A medida, no entanto, tem três pré-requisitos. O primeiro é que a pessoa tenha a inscrição “exerce atividade remunerada” no verso da CNH. O segundo é que estão aptos a fazer o curso somente motoristas profissionais que praticam atividade remunerada e tem a CNH nas categorias C (veículos de carga, como caminhões), D (veículos de transporte de passageiros, como ônibus e vans) e E (veículo conjugado, como carreta com reboque ou trailer). Condutores com CNH nas categorias A (motocicletas) ou B (veículos de passeio) não podem fazer o curso preventivo. O terceiro e último diz respeito à pontuação: é preciso ter de 14 a 19 pontos.

O curso está disponível apenas uma vez a cada 12 meses e, ao final, é preciso fazer uma prova de 30 questões e acertar pelo menos  70% – ou 21 – para ser aprovado. O resultado é a retirada da pontuação acumulada na carteira por infrações de trânsito. Desta forma, apenas se somar outros 20 pontos nos 12 meses seguintes terá a CNH suspensa.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

De acordo com o Detran, a medida tem aspecto educacional e visa levar o motorista a rever seus conhecimentos e mudar a postura no trânsito, analisando temas como legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros no trânsito e relacionamento interpessoal.

Comentários