De maneira bem resumida, para quem se pergunta o que é carro híbrido: são veículos movidos por dois motores: um a combustão e outro elétrico. Esta tecnologia é ideal para quem busca maior economia de combustível e/ou alternativas para uma melhor preservação ambiental.
Mas é só isso? Não! Esses modelos têm ficado, a cada ano, mais populares. E o principal motivo é a possibilidade de economizar o máximo possível de combustível. Para tirar essa e outras dúvidas sobre esses carros, respondemos às principais questões sobre carros híbridos. Confira!
Carro híbrido é, basicamente, um veículo que usa um motor a combustão interna associado a um ou mais motores elétricos para impulsionar o veículo. O objetivo é reduzir o consumo de combustível, aumentar a autonomia e, de quebra, reduzir as emissões de poluentes. Trata-se de uma estratégia das montadoras para se adequar às exigências de emissões e de eficiência energética, que estão cada vez mais rígidas.
Enquanto os carros elétricos ainda oferecem autonomia inferior e, especialmente em países como o Brasil, não dispõem de uma grande infraestrutura para recarga das suas baterias, os híbridos aparecem como um meio-termo. Oferecem os benefícios da eletrificação, como zero emissões de poluentes no modo totalmente elétrico, com a comodidade dos modelos a combustão, que dispõem de uma rede estruturada e consolidada para reabastecimento e manutenção.
Um carro híbrido é composto pelos seguintes componentes principais: motor a combustão, seu respectivo tanque de combustível, um ou mais motores elétricos, baterias para armazenar e fornecer energia para esses motores, transmissão e uma central eletrônica que gerencia a interação entre os propulsores.
Carros híbridos têm vantagens e desvantagens. Confira abaixo algumas delas e veja se este tipo de sistema de propulsão é uma boa para o seu dia a dia:
Vantagens de ter um carro híbrido
Desvantagens de ter um carro híbrido
Apesar de ambos serem eletrificados, carros híbridos e carros elétricos são diferentes. O híbrido, como explicado, usa um motor a combustão juntamente com um ou mais elétricos para tracionar as rodas. Alguns híbridos até usam apenas o motor elétrico para movimentar o carro e o motor a combustão tem papel de gerador para recarregar as baterias. E, dependendo do sistema utilizado, o veículo híbrido não necessita de uma fonte externa para recarregar a bateria, como é o caso dos chamados híbridos plug-ins.
Já os carros elétricos não têm nenhum propulsor a combustão conectado. Tudo funciona a partir de um ou mais motores elétricos, que funcionam a partir de uma bateria. Esta, necessariamente, precisa de uma fonte externa (tomada) para ser recarregada. A autonomia do carro elétrico é menor tanto na cidade quanto na estrada.
O carro híbrido funciona com dois propulsores e duas fontes de energia/força — diferentemente dos modelos convencionais. Por isso é equipado com um motor a combustão e outro elétrico. Mas qual a utilidade, e como eles funcionam juntos?
Cada motor tem a sua própria função. O elétrico atua sobre as rodas do veículo com o objetivo de movimentar o carro. Essa ação é perceptível ao ligar o carro , acelerar e o silêncio sob o capô se manter.
Já o motor a combustão tem como função manter o veículo em movimento e - às vezes - gerar energia para o propulsor elétrico. Além disso, quando o carro é extremamente exigido - em alta velocidade ou ladeiras muito íngremes, por exemplo - ele também entra em ação.
Para todo esse sistema com dois motores funcionar perfeitamente, além de toda a tecnologia presente, o gerador é fundamental. É ele que transforma a energia cinética do propulsor a combustão em energia elétrica para o outro motor. Essa conversão acontece nas frenagens do veículo.
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Sim. Em um país como o Brasil, em que abastecer não é barato, a necessidade de gastar o mínimo possível se tornou realidade para muitos motoristas. Dentro desse cenário, optar por modelos mais econômicos é a saída para quem usa o carro para trabalhar, por exemplo, ou até mesmo em momentos de lazer.
Além dos modelos de entrada com motores menos potentes e, consequentemente, mais econômicos, os carros híbridos aparecem como uma nova opção. Como falamos anteriormente, o motor elétrico do modelo contribui para um menor consumo do combustível utilizado no propulsor a combustão.
Essa economia é perceptível, principalmente, quando o carro híbrido circula na cidade - e faz até 35 km/l por litro. Em estradas, a necessidade de energia/força é maior, o que gera mais demanda pelo motor a combustão e, consequentemente, aumento no consumo de combustível. Mas, ainda assim, os híbridos são econômicos.
Sim, os carros híbridos podem ser divididos em três tipos: em série, paralelo ou misto (combinado). Cada um tem suas próprias especificações e vamos explicar como cada uma delas atua.
Tipo mais comum no mercado nacional, o híbrido misto ou combinado atua da seguinte maneira: os dois motores (a combustão e elétrico) trabalham de forma separada ou simultaneamente. Além disso, ambos podem tracionar as rodas do veículo.
Quando atuam juntos, um fica responsável por fazer o carro andar enquanto o outro tem a função de recarregar a energia elétrica. Tudo isso acontece de maneira robotizada, por sistemas tecnológicos.
O tipo de híbrido em série é aquele em que os motores atuam conectados em sequência (em série). Ou seja, a saída de um alimenta a entrada do outro. O mais comum é o motor a combustão alimentar o elétrico. Nesses casos, a função do elétrico é apenas tracionar as rodas, enquanto o outro gera eletricidade.
O terceiro tipo de híbrido é o paralelo. Nele, o funcionamento dos dois motores ocorre da seguinte forma: ambos são utilizados para gerar a força necessária para o veículo, porém apenas um deles atua sobre as rodas - e ao outro cabe melhorar o desempenho do primeiro.
O mercado de carros híbridos no Brasil ainda não é tão popular, mas os números de vendas e de opções crescem gradativamente a cada ano. No início da década não havia nenhuma opção, e hoje já existem mais de 10 modelos à venda no país.
Veja quais os carros híbridos à venda no país:
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