Carro híbrido: o que é e como funciona

Carro híbrido: o que é? Descubra tudo sobre os híbridos: o que são, como funcionam e quais são suas vantagens

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Redação WM1
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De maneira bem resumida, para quem se pergunta o que é carro híbrido: são veículos movidos por dois motores: um a combustão e outro elétrico. Esta tecnologia é ideal para quem busca maior economia de combustível e/ou alternativas para uma melhor preservação ambiental.

Mas é só isso? Não! Esses modelos têm ficado, a cada ano, mais populares. E o principal motivo é a possibilidade de economizar o máximo possível de combustível. Para tirar essa e outras dúvidas sobre esses carros, respondemos às principais questões sobre carros híbridos. Confira!

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O que é um carro híbrido?

Carro híbrido é, basicamente, um veículo que usa um motor a combustão interna associado a um ou mais motores elétricos para impulsionar o veículo. O objetivo é reduzir o consumo de combustível, aumentar a autonomia e, de quebra, reduzir as emissões de poluentes. Trata-se de uma estratégia das montadoras para se adequar às exigências de emissões e de eficiência energética, que estão cada vez mais rígidas.

Enquanto os carros elétricos ainda oferecem autonomia inferior e, especialmente em países como o Brasil, não dispõem de uma grande infraestrutura para recarga das suas baterias, os híbridos aparecem como um meio-termo. Oferecem os benefícios da eletrificação, como zero emissões de poluentes no modo totalmente elétrico, com a comodidade dos modelos a combustão, que dispõem de uma rede estruturada e consolidada para reabastecimento e manutenção.

Um carro híbrido é composto pelos seguintes componentes principais: motor a combustão, seu respectivo tanque de combustível, um ou mais motores elétricos, baterias para armazenar e fornecer energia para esses motores, transmissão e uma central eletrônica que gerencia a interação entre os propulsores.

O Honda Civic é vendido no Brasil apenas em sua versão híbrida
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Vantagens e desvantagens de um carro híbrido

Carros híbridos têm vantagens e desvantagens. Confira abaixo algumas delas e veja se este tipo de sistema de propulsão é uma boa para o seu dia a dia:

Vantagens de ter um carro híbrido

  • Menor emissão de gases poluentes em comparação com carros 100% elétricos
  • Menor consumo de combustível no perímetro urbano
  • Maior autonomia em comparação aos carros totalmente elétricos ou totalmente a combustão
  • Incentivos fiscais em alguns Estados
  • Benefícios do dia a dia, como ficar fora do rodízio (cidade de São Paulo)
  • Desvantagens de ter um carro híbrido

    • Maior consumo de combustível nas estradas por ser mais pesado e usar, predominantemente, o motor a combustão
    • Custo mais elevado por utilizar dois sistemas de propulsão e tecnologias mais modernas
    • Diferenças entre carro híbrido e elétrico

      Apesar de ambos serem eletrificados, carros híbridos e carros elétricos são diferentes. O híbrido, como explicado, usa um motor a combustão juntamente com um ou mais elétricos para tracionar as rodas. Alguns híbridos até usam apenas o motor elétrico para movimentar o carro e o motor a combustão tem papel de gerador para recarregar as baterias. E, dependendo do sistema utilizado, o veículo híbrido não necessita de uma fonte externa para recarregar a bateria, como é o caso dos chamados híbridos plug-ins.

      Já os carros elétricos não têm nenhum propulsor a combustão conectado. Tudo funciona a partir de um ou mais motores elétricos, que funcionam a partir de uma bateria. Esta, necessariamente, precisa de uma fonte externa (tomada) para ser recarregada. A autonomia do carro elétrico é menor tanto na cidade quanto na estrada.

      Como funcionam os motores do carro híbrido?

      O carro híbrido funciona com dois propulsores e duas fontes de energia/força — diferentemente dos modelos convencionais. Por isso é equipado com um motor a combustão e outro elétrico. Mas qual a utilidade, e como eles funcionam juntos?

      Cada motor tem a sua própria função. O elétrico atua sobre as rodas do veículo com o objetivo de movimentar o carro. Essa ação é perceptível ao ligar o carro , acelerar e o silêncio sob o capô se manter.

      Já o motor a combustão tem como função manter o veículo em movimento e - às vezes - gerar energia para o propulsor elétrico. Além disso, quando o carro é extremamente exigido - em alta velocidade ou ladeiras muito íngremes, por exemplo - ele também entra em ação.

      Para todo esse sistema com dois motores funcionar perfeitamente, além de toda a tecnologia presente, o gerador é fundamental. É ele que transforma a energia cinética do propulsor a combustão em energia elétrica para o outro motor. Essa conversão acontece nas frenagens do veículo.

      Veja também:

        Carro híbrido é econômico?

        Sim. Em um país como o Brasil, em que abastecer não é barato, a necessidade de gastar o mínimo possível se tornou realidade para muitos motoristas. Dentro desse cenário, optar por modelos mais econômicos é a saída para quem usa o carro para trabalhar, por exemplo, ou até mesmo em momentos de lazer.

        Além dos modelos de entrada com motores menos potentes e, consequentemente, mais econômicos, os carros híbridos aparecem como uma nova opção. Como falamos anteriormente, o motor elétrico do modelo contribui para um menor consumo do combustível utilizado no propulsor a combustão.

        Essa economia é perceptível, principalmente, quando o carro híbrido circula na cidade - e faz até 35 km/l por litro. Em estradas, a necessidade de energia/força é maior, o que gera mais demanda pelo motor a combustão e, consequentemente, aumento no consumo de combustível. Mas, ainda assim, os híbridos são econômicos.

        O BYD King é um sedã híbrido plug-in com mais de 1.000 quilômetros de autonomia
        Crédito: Divulgação
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        Existem diferentes tipos de híbridos?

        Sim, os carros híbridos podem ser divididos em três tipos: em série, paralelo ou misto (combinado). Cada um tem suas próprias especificações e vamos explicar como cada uma delas atua.

        Híbrido misto ou combinado

        Tipo mais comum no mercado nacional, o híbrido misto ou combinado atua da seguinte maneira: os dois motores (a combustão e elétrico) trabalham de forma separada ou simultaneamente. Além disso, ambos podem tracionar as rodas do veículo.

        Quando atuam juntos, um fica responsável por fazer o carro andar enquanto o outro tem a função de recarregar a energia elétrica. Tudo isso acontece de maneira robotizada, por sistemas tecnológicos.

        Híbrido em série

        O tipo de híbrido em série é aquele em que os motores atuam conectados em sequência (em série). Ou seja, a saída de um alimenta a entrada do outro. O mais comum é o motor a combustão alimentar o elétrico. Nesses casos, a função do elétrico é apenas tracionar as rodas, enquanto o outro gera eletricidade.

        Híbrido em paralelo

        O terceiro tipo de híbrido é o paralelo. Nele, o funcionamento dos dois motores ocorre da seguinte forma: ambos são utilizados para gerar a força necessária para o veículo, porém apenas um deles atua sobre as rodas - e ao outro cabe melhorar o desempenho do primeiro.

        Quais são os híbridos vendidos no Brasil?

        O mercado de carros híbridos no Brasil ainda não é tão popular, mas os números de vendas e de opções crescem gradativamente a cada ano. No início da década não havia nenhuma opção, e hoje já existem mais de 10 modelos à venda no país.

        Veja quais os carros híbridos à venda no país:

        • Toyota Corolla Altis Hybrid
        • Toyota Corolla Cross Hybrid
        • Toyota RAV4 Hybrid
        • Honda Civic e:HEV
        • Honda CR-V e:HEV
        • BYD Song Plus DM-i
        • BYD Song Pro DM-i
        • BYD King DM-i
        • BYD Seal U DM-i
        • BYD Yuan Plus (versão híbrida em breve)
        • GWM Haval H6 HEV
        • GWM Haval H6 PHEV
        • GWM Haval H6 GT PHEV
        • GWM Tank 300 PHEV
        • Volvo XC60 Recharge
        • Volvo XC90 Recharge
        • Volvo S60 Recharge
        • BMW X5 xDrive45e
        • BMW X3 xDrive30e
        • BMW 330e M Sport
        • BMW 530e
        • Mercedes-Benz GLC 300e
        • Mercedes-Benz C 300e
        • Mini Countryman SE ALL4
        • Land Rover Range Rover Evoque PHEV
        • Land Rover Discovery Sport PHEV
        • Porsche Cayenne E-Hybrid
        • Porsche Panamera E-Hybrid
        • Jeep Compass 4xe (versão híbrida plug-in em mercados selecionados)
        • Fiat Fastback Hybrid (MHEV)
        • Fiat Pulse Hybrid (MHEV)
        • Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid
        • Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid
        • Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid (PHEV)
        • Kia Niro
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