O canal de notícias da Webmotors

Dia do Automóvel traz alento à segurança viária

Nova regra para CNH e novo plano de segurança viária em SP estrearam em 13 de maio, que também é o Dia do automóvel

por Fernando Calmon

A data é uma referência ao dia 13 de maio de 1886. Neste dia, o alemão Karl Benz patenteou o que é considerado o primeiro automóvel "útil" do mundo. Era um triciclo apresentado em janeiro daquele ano e patenteado em maio.
Por coincidência, em 13 de maio também se celebra o Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem, instituído pelo presidente Getúlio Vargas, em 1934. A data marca a inauguração da primeira autoestrada do Brasil: a rodovia Rio-Petrópolis.

Por outra coincidência, o Diário Oficial publica no mesmo 13 de maio a lei aprovada na véspera pelo Congresso que instituiu a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Aplica-se aos motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos 12 meses anteriores.

Saiba mais:
Entretanto, aqueles com mais de 50 anos e menos de 70 só se beneficiam uma única vez. A regra não alcança quem tem mais de 70 anos. Manteve-se corretamente a obrigatoriedade de exames médicos de aptidão física e mental, além de avalição psicológica, para a renovação da CNH com preço público a ser fixado pela Senatran (antes conhecida por Denatran).

Também neste mês de maio o governo de São Paulo anunciou um plano de segurança viária com o objetivo de reduzir pela metade o número de mortos (19 mil vidas salvas) no trânsito até 2030. As medidas incluem, entre outras, identificação de locais críticos para direcionar investimentos, maior uso de tecnologia na fiscalização (mais radares) e aperto sobre comportamentos de risco (celular ao volante e, se beber, não dirija). A taxa de óbitos tem diminuído no Estado: em 2025, foi de 13,24 por 100 mil habitantes, contra 14,24 em 2015.


Veja também

Curte os nossos conteúdos? Então você tem encontro marcado com a Webmotors TV: todos os domingos, às 8h30 da manhã, no SBT

Webmotors TV é do Brasil inteiro! Agora, todos os domingos, às 8h30 da manhã, você assiste o melhor do conteúdo automotivo direto da sua casa, no SBT.
Testes, comparativos, dicas, serviços, lançamentos e tudo mais que envolve o universo dos carros e das motos no Brasil e no mundo estarão na tela da sua TV! Com apresentação de Letícia Datena, nos encontramos aos domingos, às 8h30, no SBT!


Oferta Relacionada: Marca:FIAT Modelo:MOBI

Comentários

Carregar mais