Higienizar o veículo é fundamental para evitar que resíduos se acumulem nas partes interna e externa. Por isso, dicas de como lavar o carro podem ajudar a evitar que detritos penetrem nos materiais e prejudiquem não só a durabilidade e a aparência do carro, mas também a saúde dos usuários.
Se o seu carro está parado há muito tempo, ligue o motor e dê uma volta por pelo menos meia-hora para lubrificar as peças móveis e manter a bateria carregada. Além disso, dê preferência a limpezas frequentes, para preservar a pintura externa e a higiene da cabine.
O primeiro passo é usar uma escova para fazer a limpeza das rodas e dos pneus. Esses componentes acumulam muita sujeira, cuja retirada pode ser difícil. No interior do carro, use um aspirador de pó para tirar o excesso de resíduos e certifique-se de que os tapetes estão bem limpos e secos antes de botá-los de volta no carro.
O painel do veículo costuma acumular muita sujeira. Com vários botões, pode até ser difícil retirar os excessos depositados ali. Por isso, as dicas são primeiro passar uma flanela ou pano para tira o excesso e, depois, um pincel para remover a poeira das quinas e dos relevos.
Muita gente se esquece dessa parte, mas a limpeza ali é fácil. Primeiro, remova o excesso de poeira com uma escova e um pano seco. Depois, faça uma mistura de água com detergente neutro dentro de um borrifador e espalhe na área. Em seguida, passe um pano seco.
Os bancos de tecido e as portas do carro devem ser higienizados com produtos para lavar carros, como o limpador de carpetes, pois eles são criados para essa finalidade e não estragam os materiais. Ao fazer essa lavagem, aplique a mistura com um pano liso e com pouco atrito, deixe o produto descansar por um curto período de tempo no estofado e depois remova o excesso com um pano úmido. Em caso de manchas você também pode usar esse produto.
Materiais de couro são mais fáceis de limpar, mas é preciso atenção ao produto que será usado. Primeiro, tire a poeira com uma escova macia. Borrife uma mistura de água e sabão de coco nas superfícies e depois remova o excesso com um pano seco e macio. O sabão de coco é um grande aliado para a higienização de bancos de couro, mas existem outros produtos que podem ser usados e são facilmente encontrados. Lembre-se de hidratar os bancos de couro de seis em seis meses, pois essa prática evita rachaduras e descascados. Se a cor do estofado for clara, tenha mais atenção e cuidado. No caso de couros sintéticos, também conhecidos como P.U., os procedimentos são semelhantes.
Por último, faça a manutenção do ar-condicionado, cujos dutos acumulam ácaros e resíduos que podem causar alergias e outros problemas respiratórios. Também é preciso substituir o filtro da cabine uma ou duas vezes no ano.
Se o dia estiver ensolarado, faça a limpeza externa na sombra para evitar manchas na lataria e feche bem todas as janelas para evitar que a água caia no estofado;. Além disso, tire todos os tapetes antes de iniciar a lavagem do veículo e comece por eles - assim, quando terminar, eles já estarão secos e prontos para para voltar para o carro. Também antes de começar separe todos os materiais que serão usados: escovas, esponjas, panos, produtos e detergente neutro. O pano ideal para lavar carros é de microfibra ou algodão. Por fim, não esqueça de jogar a água no carro com uma mangueira ou balde, para facilitar o processo. Para terminar, use toalhas ou panos para limpar o interior - e não esqueça dos cantinhos.