Dos os 20 carros mais vendidos em janeiro deste ano, apenas Honda Fit e Toyota Corolla estão adequados à nova norma de segurança para veículos vendidos no Brasil. A Resolução 518 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) ampliou as exigências de segurança para carros comercializados no Brasil. A partir de 1º de janeiro de 2018 todos os veículos lançados no mercado brasileiro deverão sair de fábrica com ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis, além de encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os passageiros. A partir de 2020, todos os carros fabricados por aqui deverão oferecer estes itens de série.
ISOFIX
O gancho para fixação de cadeirinhas só está disponível em seis dos 20 mais vendidos. Somente Ford Fiesta, Volkswagen Up e Hyundai HB20 e HB20S, além de Fit e Corolla, possuem o acessório. O Isofix garante mais segurança por evitar que a cadeirinha se desloque em caso de colisão. Para carros com apenas dois lugares o Isofix deverá ser colocado no banco do passageiro.
Cinto de três pontos
Quando falamos do cinto de três pontos para todos os passageiros a situação é ainda mais critica, já que apenas o Fiat Uno, além de Fit e Corolla, possuem o equipamento e ainda assim não é de série. No compacto o cinto está disponível como opcional do pacote Comfort que custa R$ 724 – e acompanha o encosto de cabeça central. Todos os outros possuem os cintos de três pontos para as laterais e no meio o clássico sub-abdominal de dois pontos
Encosto de cabeça
O encosto para todos os passageiros no banco traseiro já é um pouco mais fácil de encontrar. Mas na maioria dos casos, você precisará pagar um pouco mais por ele. Dos 20 modelos, Fit, Corolla, Palio, Fox, Gol, Voyage, Siena, Up, Sandero, Saveiro oferecem o equipamento, mas com algumas ressalvas: Fox e Gol, só a partir das versões Highline (topo de linha). Voyage, só a partir da Comfortline e Up!, a partir da Take (ambas, intermediárias). O Palio só vem equipado com o terceiro encosto no Novo Palio e no Sandero, apenas na versão Dynamique, mais completa. A Saveiro, curiosamente, tem o encosto em todas as suas versões – estamos falando da cabine dupla, é claro.
Escassos
Entre os 20 mais vendidos, seis deles não dispõem de nenhum dos equipamentos, seja de série ou opcional. São eles os Chevrolet Classic, Onix, Celta e Prisma, o Ford Ka e a Fiat Strada – cabine dupla.
Veja a relação completa:
1º
FIAT PALIO
Encosto de cabeça - só Novo Palio
2º
CHEVROLET ONIX
Não possui nenhum item
3º
FIAT STRADA
Não possui nenhum item
4º
VW FOX
Encosto de cabeça – só na Highline
5º
HYUNDAI HB20
Isofix
6º
FIAT UNO
Cinto 3 pontos, encosto de cabeça - opcional
7º
FORD KA
Não possui nenhum item
8º
VW GOL
Encosto de cabeça – só na Highline
9º
CHEVROLET PRISMA
Não possui nenhum item
10º
FIAT SIENA
Encosto de cabeça
11º
VW UP
Isofix de série e encosto de cabeça a partir da move
12º
RENAULT SANDERO
Encosto de cabeça – só na Dynamique
13º
VW SAVEIRO
Encosto de cabeça
14º
HONDA FIT
Isofix, cinto 3 pontos, encosto de cabeça
15º
FORD FIESTA HATCH
Isofix
16º
CHEVROLET CELTA
Não possui nenhum item
17º
VW VOYAGE
Encosto de cabeça – a partir da Comfortline
18º
CHEVROLET CLASSIC
Não possui nenhum item
19º
HYUNDAI HB20S
Isofix
20º
TOYOTA COROLLA
Isofix, cinto 3 pontos, encosto de cabeça