Dos 20 carros mais vendidos no Brasil, apenas

Só Corolla e Fit possuem Isofix, encosto e cinto de 3 pontos para passageiros
  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Dos 20 carros mais vendidos no Brasil, apenas
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Dos os 20 carros mais vendidos em janeiro deste ano, apenas Honda Fit e Toyota Corolla estão adequados à nova norma de segurança para veículos vendidos no Brasil. A Resolução 518 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) ampliou as exigências de segurança para carros comercializados no Brasil. A partir de 1º de janeiro de 2018 todos os veículos lançados no mercado brasileiro deverão sair de fábrica com ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis, além de encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os passageiros. A partir de 2020, todos os carros fabricados por aqui deverão oferecer estes itens de série.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

ISOFIX

O gancho para fixação de cadeirinhas só está disponível em seis dos 20 mais vendidos. Somente Ford Fiesta, Volkswagen Up e Hyundai HB20 e HB20S, além de Fit e Corolla, possuem o acessório. O Isofix garante mais segurança por evitar que a cadeirinha se desloque em caso de colisão. Para carros com apenas dois lugares o Isofix deverá ser colocado no banco do passageiro.

Cinto de três pontos

Quando falamos do cinto de três pontos para todos os passageiros a situação é ainda mais critica, já que apenas o Fiat Uno, além de Fit e Corolla, possuem o equipamento e ainda assim não é de série. No compacto o cinto está disponível como opcional do pacote Comfort que custa R$ 724 – e acompanha o encosto de cabeça central. Todos os outros possuem os cintos de três pontos para as laterais e no meio o clássico sub-abdominal de dois pontos

Encosto de cabeça

O encosto para todos os passageiros no banco traseiro já é um pouco mais fácil de encontrar. Mas na maioria dos casos, você precisará pagar um pouco mais por ele. Dos 20 modelos, Fit, Corolla, Palio, Fox, Gol, Voyage, Siena, Up, Sandero, Saveiro oferecem o equipamento, mas com algumas ressalvas: Fox e Gol, só a partir das versões Highline (topo de linha). Voyage, só a partir da Comfortline e Up!, a partir da Take (ambas, intermediárias). O Palio só vem equipado com o terceiro encosto no Novo Palio e no Sandero, apenas na versão Dynamique, mais completa. A Saveiro, curiosamente, tem o encosto em todas as suas versões – estamos falando da cabine dupla, é claro.

Escassos

Entre os 20 mais vendidos, seis deles não dispõem de nenhum dos equipamentos, seja de série ou opcional. São eles os Chevrolet Classic, Onix, Celta e Prisma, o Ford Ka e a Fiat Strada – cabine dupla.

Veja a relação completa:

 FIAT PALIO

Encosto de cabeça - só Novo Palio

CHEVROLET ONIX

Não possui nenhum item

 FIAT STRADA

Não possui nenhum item

 VW FOX

Encosto de cabeça – só na Highline

 HYUNDAI HB20

Isofix

 FIAT UNO

Cinto 3 pontos, encosto de cabeça - opcional

 FORD KA

Não possui nenhum item

 VW GOL

Encosto de cabeça –  só na Highline

CHEVROLET PRISMA

Não possui nenhum item

10º

 FIAT SIENA

Encosto de cabeça

11º

 VW UP

Isofix de série e encosto de cabeça a partir da move

12º

 RENAULT SANDERO

Encosto de cabeça – só na Dynamique

13º

 VW SAVEIRO

Encosto de cabeça

14º

 HONDA FIT

Isofix, cinto 3 pontos, encosto de cabeça

15º

 FORD FIESTA HATCH

Isofix

16º

CHEVROLET CELTA

Não possui nenhum item

17º

 VW VOYAGE

Encosto de cabeça – a partir da Comfortline

18º

 CHEVROLET CLASSIC

Não possui nenhum item

19º

 HYUNDAI HB20S

Isofix

20º

 TOYOTA COROLLA

Isofix, cinto 3 pontos, encosto de cabeça

 

Comentários