A sigla SUV vem assumindo, há pelo menos 10 anos, um papel de relevância no mercado automotivo. Preferência no gosto dos compradores mundo afora e também no Brasil, o segmento tomou lugar de minivan, peruas e outros tipos em uma subida vertiginosa. Mas nem todos sabem, de fato, o que define um carro para que possa ser classificado como "SUV".

Na prática, a sigla vem de "Sport Utility Vehicle", ou, em tradução livre, "Veículo Utilitário Esportivo". O nome significava, inicialmente, que esses modelos tinham como proposta serem carros com proposta similar a das picapes - ou seja, ter boa capacidade de "carga" e, ao mesmo tempo, um certo temperamento esportivo.
Tanto era assim que, no início, os SUVs tinham chassi, assim como acontece com a maioria das picapes médias e grandes - as compactas e as intermediárias, como a Toro, são montadas sobre monobloco. Outra característica comum entre os segmentos era que quase todos os modelos tinham tração 4x4.
Mas essas características não eram regras escritas em lugar nenhum, então mudaram com o passar dos anos. O objetivo era sempre agradar o público ao entregar um carro mais alto, capaz de superar alguns obstáculos, e com um porte maior. A robustez também deixou de ser a principal exigência, e muitos modelos tiveram que se sofisticar para realmente serem competitivos.
De certa forma, o segmento dos SUVs foi se modificando e tomando mais formas. Vieram os crossovers, como o Nivus, que tem formas de SUV, mas mescladas com linhas de cupê, entre outros.
Mas então, como descobrir que um carro é mesmo um SUV? A resposta está nas dimensões do carro. A primeira delas é que a distância da parte inferior do veículo em relação ao solo (o chamado vão livre) precisa ser de 20 cm ou mais. Além disso, o tal vão livre na área imediatamente abaixo dos eixos precisa ser de 18 cm.
A lista inclui ainda números mínimos para os ângulos de ataque e de saída - que devem ser de 23° e 20°, respectivamente. Há ainda a diferenciação entre um SUV compacto e um grande. Segundo o Inmetro, no primeiro caso o veículo deve ter no máximo 8 metros quadrados de área.
Já para ser um utilitário esportivo grande, basta estar acima dessa medida. É bem parecido com o que é feito na medida de área de imóveis. É basicamente isso. Se estiver dentro de todas essas regras, o carro pode ser considerado um SUV. Simples, não é?



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