O Volkswagen Golf GTI é um daqueles carros icônicos e cheios de admiradores. E os fãs agora tem uma nova versão extrema do hot hatch para babar: é a série especial Edition 50, mostrada nesta sexta-feira (20/6) pela marca alemã.
Feita para comemorar os 50 anos do Golf esportivo - que estreou em sua primeira geração em 1976 -, o Edition 50 é o GTI mais potente da história. Além do câmbio DSG de sete marchas e dupla embreagem, tem um motor 2.0 turbo de quatro cilindros envenenado para desenvolver 325 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. São 25 cv a mais que o - já insano - GTI Clubsport e 60 cv adicionais em relação ao GTI normal.
Além do motor tunado, o comprador poderá encomendar o pacote opcional GTI-Performance, que inclui suspensão com molas mais firmes e rebaixada em 20 mm - são 15 mm no Edition 50 padrão. O pacote também tem pneus semi-slick Bridgestone Potenza Race nas rodas forjadas Warmenau, de 19 polegadas. E para ouvir o quatro cilindros turbo roncar mais alto, inclui também um sistema de escape de titânio da Akrapovic.
Por dentro, a Volkswagen não cometeu a gafe de colocar bancos de couro no Edition 50. Além dos cintos de segurança em vermelho, os bancos esportivos são revestidos em tecido, com o tradicional padrão "xadrez GTI" adorado pelos fãs.
A produção do Golf GTI Edition 50 começa apenas no fim do ano, com entrega das primeiras unidades para os clientes europeus programada para o primeiro trimestre de 2026. Mesmo assim, essa versão extrema do hatch já tem um recorde para chamar de seu.
Com o piloto de testes da Volkswagen Benny Leuchter ao volante, este GTI de 325 cv de potência percorreu os quase 21 quilômetros do traçado do tradicional autódromo alemão Nürburgring Nordschleife em 7:46:13 minutos, superando o recorde de Golf de produção mais rápido da pista.
O tempo recorde anterior, de 7:49:21 minutos, foi cravado em 2016 pelo próprio Leuchter, no comando de um Golf GTI Clubsport S. Um hot hatch de "apenas" 310 cv.
E, antes tarde do que nunca, não custa nada lembrar que o Golf GTI da geração 8,5 - em sua variação normal - está entre os carros confirmados para chegar ao mercado brasileiro ainda em 2025.
A Webmotors é parceira oficial do "F1, o Filme" no Brasil. Então, se você, assim como nós do WM1, é fanático por velocidade e pela principal categoria do esporte a motor no mundo, não deixe de ir aos cinemas a partir do dia 26 de junho e acompanhar a obra cinematográfica mais aguardada dos últimos anos. O filme é uma produção da Apple Original Films, é distribuído pela Warner Bros. Pictures e tem como protagonista ninguém menos que Brad Pitt.



Email enviado com sucesso!