Já imaginou poder rodar com um automóvel elétrico sem precisar plugá-lo na tomada com frequência? Essa é a proposta do Lightyear 0, modelo projetado pela startup holandesa Lightyear. O carro foi equipado com painéis solares para permitir a recarga automática da bateria.
O Lightyear 0 é um cupê de quatro portas equipado com 5 m² de placas solares instaladas no teto e capô. De acordo com o fabricante, esses painéis podem permitir que um usuário que rode cerca de 70 quilômetros por dia fique até sete meses sem ligar o automóvel na tomada.
É claro que esse resultado impressionante não seria possível apenas com o uso das placas solares. Foi necessário tornar o modelo mais leve e eficiente no aspecto aerodinâmico. Para isso, o "0" ganhou um uma carroceria projetada para cortar o vento com mais facilidade , cujo coeficiente aerodinâmico (Cx) é de 0,19. Vale lembrar que quanto menor esse número, melhor é a aerodinâmica do veículo - normalmente os carros de passeio comuns têm Cx em torno dos 0,24. E mais: como a carroceria é feita em fibra de carbono reciclada, o carro de 5,08 m de comprimento pesa apenas 1.575 quilos. Ou seja, 240 quilos a menos do que um híbrido BMW 330e, que tem quase 40 cm a menos.
O Lightyear 0 está equipado com quatro motores elétricos (um em cada roda), que desenvolvem a potência combinada de 177 cv. Com uma bateria de 60 kWh, o elétrico solar pode rodar até 625 quilômetros apenas com a energia da tomada. O carro ainda acelera de zero a 100 km/h em 10 segundos e chega à velocidade máxima de 160 km/h.
A lista de equipamentos desse elétrico solar inclui bancos aquecidos e interior com revestimentos veganos, sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas e Android OS, controlador automático de velocidade de cruzeiro e "app" que transforma o smartphone em chave.