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Elétrico Rimac C_Two tem 400 cv a mais que Chiron

Supercarro movido a baterias ganha segunda geração com 1.914 cv de potência, 4 motores e aceleração insana

por Redação WM1

No ano passado, Richard Hammond, um dos apresentadores do programa "The Grand Tour", da Amazon, deu perda total em uma das dez unidades do superesportivo Rimac Concept_One. O acidente aconteceu durante gravação do programa na Suíça, onde Hammond participava de uma subida de colina - modalidade automobilística bastante popular na Europa e nos Estados Unidos.


Na ocasião, o carro se incendiou após capotar com o apresentador dentro - Richard Hammond escapou com ferimentos em uma das pernas. A Rimac, empresa croata de supercarros, colocou uma "lembrança" do episódio no C_Two, segunda geração do cupê elétrico que levou para o Salão de Genebra, na Suíça.


 


O novo carro traz um extintor de incêndio preso ao chassi por uma tira de couro com a inscrição "em caso de subida de colina, extinga o fogo", uma piada em relação ao acidente.


Quanto ao C_Two, o elétrico quer ser levado a sério, ao menos no que se refere às especificações recém anunciadas: 1.914 cv de potência e 234,5 kgf.m de torque, números impressionantes que, de acordo com a Rimac, fazem o supercarro acelerar de zero a 96 km/h em apenas 1,85 segundo - número que, se for confirmado na pista, faz dele o carro produzido em série mais rápido do planeta e até mais capaz que a anunciada segunda geração do Tesla Roadster.


A velocidade máxima anunciada é de 412 km/h, com autonomia de 605 km com uma carga completa das baterias.


Para se ter uma ideia, o Rimac é mais de 400 cv mais potente que o Bugatti Chiron, que traz motor W16 com quatro turbos. E bem mais potente que seu antecessor, que rendia 1.087 cv.


O elétrico, por sua vez, conta com quatro motores movidos a bateroa, um para cada roda, com tração integral.


O desenho da segunda geração do Concept não traz grandes mudanças, além da dianteira mais baixa e esguia e dos novos apêndices aerodinâmicos e entradas de ar. Para redução de peso, chassi monocoque e carroceria são de fibra de carbono.


A grande novidade anunciada para o supercarro elétrico é, por incrível que pareça, a não necessidade de um piloto ao volante. De acordo com a fabricante, o cupê é equipado com tecnologia de condução autônoma de nível 4, que pede a intervenção de um condutor de carne e osso apenas em determinadas situações. Com isso, diz a Rimac, o C_Two pode, por exemplo, apontar os pontos de frenagem e a melhor tangência de curva em um autódromo, auxiliando o piloto como se ele estivesse em um videogame.


Apenas 150 unidades do novo carro serão construídas e o preço, que deve ser estratosférico, ainda não foi anunciado.


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